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Publicações: artigo-cultura-aprendizagem-continua.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte, Lucas Martins Turano, Valter de Assis Moreno Jr.

Este artigo investiga a relação entre cultura de aprendizagem contínua, percepção de oportunidades de crescimento e desempenho individual, comparando empresas do setor público e privado. O trabalho se baseia em teorias que propõem que crenças compartilhadas sobre o apoio à aprendizagem no contexto organizacional são um importante fator situacional que pode influenciar as atitudes de funcionários e seu desempenho no trabalho. Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, por meio de questionários respondidos por funcionários da força de vendas de três organizações distintas, principais competidoras em um mesmo mercado, sendo duas delas empresas privadas e uma pública. Os resultados sugerem que a aprendizagem contínua está mais presente na cultura das empresas privadas, e está significativamente relacionada com a percepção de oportunidades de crescimento e com o desempenho.

Publicações: reismari.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Cláudia Antico, Elisabete Ferrarezi, Maria Stela Reis

O presente artigo tem por objetivo analisar os resultados da implantação de estratégias de aprendizagem voltadas à análise in loco de programas de governo nos cursos de formação para a carreira de EPPGG. Considerando a crescente complexidade da administração pública, a necessidade de desenvolver competências e firmar valores para o exercício profissional, o texto explora as metodologias de ensino e aprendizagem usadas nas últimas edições da formação dos EPPGG que consideram as especificidades da formação profissional e a mobilização de competências.

Publicações: A_experiencia_de_desenvolvimento_de_competencias_para_gestores_publicos.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Maria Stela Reis

A implantação de uma gestão por competências efetiva depende de um ambiente organizacional em que preexista uma dinâmica em que a valorização e o desenvolvimento profissional sejam recursos estratégicos da organização, em especial se esta for uma organização pública em que valores e objetivos estão associados ao ideário socialmente desejável de sociedade e do papel do Estado. A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) vem atuando em duas frentes: na contribuição a órgãos de governo na implantação dessa política, pela realização de oficinas de planejamento estratégico e mapeamento de competências; e, na capacitação de profissionais das carreiras do ciclo de gestão, por meio do mapeamento e desenvolvimento de competências associados a cada tipo do cargo. Este artigo se propõe a refletir sobre essas experiências da ENAP, suas possibilidades e limites para a implantação de uma política de desenvolvimento de pessoal associadas ao referencial de competências, no governo federal.

Publicações: montagner-incorporacao-competencias.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Clarice Gomes de Oliveira, Paula Montagner

Este artigo tem por objetivo expor o percurso da metodologia de mesa-redonda de pesquisa-ação para mostrar como o referencial de competências, um tema tratado em nível bastante abstrato, pode ser apoiado pela construção de conhecimento coletivo, no sentido de garantir que as decisões a serem tomadas em cada escola estejam referenciadas no melhor conjunto de informações existentes.

Publicações: construtos-modelagem-2008.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Ethel Airton Capuano

O artigo apresenta um estudo preliminar, com base na literatura e na experiência profissional dos autores, sobre as principais características da estrutura secular de organizações no setor público brasileiro, suas conexões epistemológicas com os conceitos de democracia e cidadania e uma proposta de modelo genérico de Organização Fundamentada na Informação e no Conhecimento (Ofic) para o provimento efetivo de serviços públicos no país. O conceito de Ofic deriva de construtos extraídos da ciência política, da administração pública, da gestão de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e de abordagens pragmáticas de projetos de modernização dos serviços públicos para melhoria da qualidade e da eficiência no atendimento aos usuários. O modelo genérico de Ofic proposto busca uma síntese de teses burocráticas e gerencialistas para moldar um novo paradigma de gestão, baseado no uso intensivo da informação, no incentivo ao aprendizado e na gestão do capital intelectual nas organizações do setor público. Em termos estruturais, a metáfora do "lego" é utilizada para evidenciar os blocos de informações e as unidades de operações e decisões nos ambientes das organizações públicas, suas interfaces conversacionais internas e externas e sua dinâmica num contexto de transparência de gestão.



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Sobre o Observatório de  
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O Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento (GC)
e Inovação na Administração Pública - OIGC disponibiliza
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Ótima leitura!