Entenda GC

O que é Gestão do Conhecimento na Administração Pública?

Assunto principal: Assunto 1


Para responder esta pergunta adequadamente, é importante saber o que é gerenciar, qual é a diferença entre dados, informação e conhecimento, qual a relação entre conhecimento e desempenho e o que é administração pública. Vamos começar pela palavra gestão. Segundo Vicente Falconi, gerenciar é mais do que planejar, executar, verificar e agir corretivamente (Ciclo PDCA). Gerenciar é atingir metas, isto é, o propósito final da atividade gerencial é alcançar resultados para a organização.

Em segundo lugar, precisamos entender a diferença entre dado, informação e conhecimento. De acordo com Davenport e Prusak (Davenport E Prusak, 1998), dado é um fato objetivo e distinto relativo a eventos. Assim, os índices de crescimento do Produto Interno Bruto (BID) dos países do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) apresentados na tabela abaixo são dados.


Quadro 1. Crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Países do Bloco BRICS em 2017
quadro crescimento pib

Já informação, segundo Davenport e Prusak, é uma mensagem com dados onde há um emissor e um receptor. O propósito do emissor é influenciar, por meio de uma mensagem, a maneira como o receptor vê alguma coisa. Assim, de posse dos dados do Quadro 1, o emissor pode apresentar a seguinte informação: o PIB do Brasil foi o pior entre os países do Bloco BRICS.

De acordo com Douglas Weidner, presidente do Knowledge Management Institute (KMI), “conhecimento é o entendimento obtido por meio da experiência, análise e compartilhamento.” Assim, podemos afirmar que o “entendimento” sobre como analisar o PIB dos países do Bloco BRICS é um conhecimento (know-how) essencial para avaliar de maneira adequada o desempenho da economia desses países. O conhecimento aumenta nossa capacidade de fazer coisas. Quanto mais conhecimento temos, maior será nossa capacidade de executar atividades. Assim, há uma relação estreita entre conhecimento e desempenho.

A Figura 1 mostra a ligação entre conhecimento e desempenho que é fundamental para o conceito de Gestão do Conhecimento. Quanto mais conhecimento temos, melhor será nosso desempenho, desde que possamos encontrar esse conhecimento. Quanto mais nós aprendemos com o desempenho das atividades dos processos, mais conhecimento teremos. Isso possibilita um reforço positivo permanente – um ciclo de melhoria contínua – aumentando continuamente o conhecimento, melhorando continuamente o desempenho. A Gestão do Conhecimento (GC) assegura que esse ciclo se complete.

Figura 1. Conhecimento e Desempenho

gc figura

Assim, a gestão do conhecimento na administração pública pode ser definida como:

“(...) um método integrado de criar, compartilhar e aplicar o conhecimento para aumentar a eficiência; melhorar a qualidade e a efetividade social; e contribuir para a legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade na administração pública e para o desenvolvimento brasileiro” (BATISTA, 20012, p. 49).

Já a Administração Pública, como se sabe é:

“(...) o conjunto de entidades que compõem o Estado, voltadas para a prestação de serviços públicos e o atendimento das necessidades do cidadão e da coletividade. É constituída da administração direta e da administração indireta, esta formada por autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sociais. É subdividida em poderes (executivo, legislativo e judiciário) e em esferas (federal, estadual e municipal) (GESPUBLICA, 2007)".

A GC é, portanto, um método eficaz para melhorar o desempenho nas organizações públicas. A GC serve para, entre outras coisas:

  1. inovar processos, produtos e serviços;
  2. melhorar a qualidade dos serviços públicos;
  3. promover a aprendizagem individual e organizacional;
  4. aumentar a capacidade de realização do indivíduo, da equipe, das instituições públicas e da sociedade;
  5. reter o conhecimento e preservar a memória organizacional;
  6. criar um ambiente organizacional propício à colaboração e à produção coletiva do conhecimento; e
  7. aumentar a efetividade do trabalho do conhecimento e do trabalhador do conhecimento, isto é, servidores e gestores públicos.

A Gerência Técnica de Registro Aeronáutico da Superintendência de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (GTRAB/SAR/ANAC) é um exemplo de organização que alcançou os resultados descritos no parágrafo anterior. Em 2014, aquela Gerência implementou o modelo Gestão do Conhecimento para a Administração Pública (GCAP) proposto no livro publicado pelo Ipea em 2012 (BATISTA, 2012) para resolver um problema bem específico: o tempo médio de emissão do certificado de aeronavegabilidade havia atingido 30 dias o que era inaceitável, pois trata-se de um certificado obrigatório para que uma aeronave possa ser utilizada pelas empresas aéreas.

Para resolver o problema, a GTRAB/SAR/ANAC elaborou uma estratégia e um plano de GC em seis passos com base no GCAP. O primeiro passo foi a identificação do problema relacionado ao conhecimento, isto é, a gerência percebeu que havia um número insuficiente de funcionários na unidade com o conhecimento necessário ao desempenho das atividades de emissão do certificado de aeronavegabilidade. O segundo passo foi a definição da visão de GC, isto é, a situação a ser encontrada após a implementação do plano de GC, a saber: novos funcionários da GTRAB com o conhecimento tácito e explícito sobre como analisar os processos de emissão do certificado de aeronavegabilidade. O terceiro passo foi a definição do objetivo de GC: transferir o conhecimento sobre atividades relacionadas à emissão do certificado dos funcionários mais experientes para um grupo de novos funcionários com a consequente redução do tempo médio de emissão daquele certificado. O quarto passo foi a definição da estratégia de GC para alcançar o objetivo proposto que consistiu em:

  1. identificar os profissionais capazes de analisar os processos;
  2. identificar o conhecimento tácito e explícito necessários para a analisar o processo de emissão do certificado de aeronavegabilidade;
  3. identificar funcionários com potencial para aprender rapidamente como executar essa tarefa;
  4. transferir conhecimento de pouco especialistas para esses profissionais; e
  5. armazenar o conhecimento necessário para poder disseminá-lo para outros profissionais.

Em seguida, um conjunto de indicadores foi elaborado para avaliar se a estratégia estava sendo eficaz (quinto passo). Foram os seguintes os indicadores construídos:

  1. número de profissionais capazes de desempenhar a tarefa;
  2. número de profissionais com potencial identificados;
  3. número de profissionais capazes de aprender como analisar os processos e desempenhar a tarefa;
  4. tempo médio de desempenho da atividade;
  5. número de registros sobre como analisar os processos para emissão do certificado de aeronavegabilidade armazenados na base de conhecimento da SAR/ANAC; e
  6. nível de satisfação dos clientes do certificado de aeronavegabilidade.

Finalmente, o sexto e último passo foi a elaboração e implementação do Plano de Gestão do Conhecimento. A GTRAB adotou as seguintes práticas de GC:

  1. implementação do programa de mentoria para viabilizar a transferência do conhecimento dos especialistas para os funcionários que passariam a executar a atividade;
  2. criação de uma base de conhecimento com o know-how (conhecimento prático sobre como emitir o certificado de aeronavegabilidade) e as lições aprendidas a serem disseminadas;
  3. o uso de narrativas para compartilhar conhecimento não explicitado ou difícil de documentar;
  4. a implementação do programa de coaching para desenvolver a competência da gerente da GTRAB; e
  5. o estabelecimento de uma base de interpretação a ser usada na Gerência (BATISTA e GOMES, 2016).

A implementação do Plano de Gestão do Conhecimento gerou os seguintes produtos:

  1. mapa dos conhecimentos essenciais para executar os processos relacionados à emissão do certificado de aeronavegabilidade;
  2. mapa dos especialistas;
  3. explicitação disseminação do conhecimentos essenciais; e
  4. identificação das fontes de conhecimento.

A análise desse caso mostra que a GTRAB/SAR/ANAC obteve todos os benefícios da GC destacados no segundo parágrafo desta proposta, a saber:

  1. práticas inovadoras de gestão foram introduzidas: mentoria, narrativas, coaching, base de conhecimento e base de interpretação;
  2. houve a melhoria de um serviço prestado à sociedade. O tempo médio de emissão do certificado de aeronavegabilidade caiu de 30 para 2,4 dias;
  3. houve aprendizagem individual e organizacional. Novos servidores aprenderam a como analisar os processos relacionados à emissão do certificado de aeronavegabilidade e conhecimento que estava na cabeça de pouco especialistas foi transformado em um conhecimento organizacional;
  4. a capacidade de realização de indivíduos (funcionários), equipe e organização aumentou. Hoje a GTRAB/SAR/ANAC é mais capaz do que antes, graças à aprendizagem individual e organizacional, de executar o processo de emissão do certificado de aeronavegabilidade;
  5. a GTRAB conseguiu reter o conhecimento sobre como analisar os processos com visas a emissão do certificado, preservando assim a memória organizacional;
  6. criou-se um ambiente organizacional propício à colaboração e à produção coletiva do conhecimento em virtude da introdução das práticas de GC (mentoria, coaching, narrativas, base de conhecimento, etc.); e
  7. aumentou a efetividade do trabalho do conhecimento (emissão do certificado de aeronavegabilidade) e do trabalhador do conhecimento (funcionários da GTRAB/SAR/ANAC responsáveis pelo processo).

Referências:
BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira. Como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2012, 130p.
DAVENPORT, T. H. e PRUSAK, L. Working Knowledge. How organizations manage what they know. Boston, Harvard Business School Press, 1998, 197p.
PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO – GESPÚBLICA. Glossário. Disponível em : https://pt.scribd.com/document/324580499/Gespublica-Glossario-2. Acessado em: 13 de setembro de 2018.