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Coisas que você precisa saber sobre a Pesquisa da APQC sobre Gestão do Conhecimento (GC) em 2019 – Parte I

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A American Productivity and Quality Center (APQC) - considerada a mais importante organização nas áreas de benchmarking, melhores práticas, melhoria de processo e de desempenho e gestão do conhecimento em todo o mundo - publicou recentemente os resultados da pesquisa “Gestão do Conhecimento em 2019”. Profissionais da área de GC de organizações de diversos tamanhos e setores, assim como de vários países do mundo responderam o questionário. Neste texto, destacaremos alguns dos resultados da pesquisa.

1. Visão. Quase metade dos profissionais está otimista ou muito otimista sobre a estratégia e o direcionamento da GC nas suas organizações. Resultados: Muito otimista = 16%. Otimista = 33%. Moderadamente otimista = 30%. Pouco otimista = 16%. Nem um pouco otimista = 6%. Comentário da APQC: A APQC perguntou aos profissionais de GC a mesma pergunta na Pesquisa sobre as Prioridade da GC de 2015. Embora tenha havido uma queda no otimismo em relação a quatro anos atrás (63 por centos dos respondentes estavam otimistas e muito otimistas em 2015), os resultados gerais mostram uma estabilidade crescente da GC.

2. Orçamento. A maioria dos profissionais de GC esperam que o orçamento destinado à GC aumentará ou permanecerá o mesmo do ano passado. Resultados: Aumentará significativamente = 9%. Aumentará um pouco = 26%. Permanecerá o mesmo = 32%. Reduzirá um pouco = 5%. Reduzirá significativamente = 4%. Minha organização não tem orçamento de GC. Comentário da APQC: Apesar da estabilidade da GC, os profissionais não devem se acomodar. Continua sendo necessário medir e demonstrar a importância da GC para que a organização veja GC como algo estratégico e continue a custear as iniciativas.

3. Prioridades dos Programas de GC. A maioria dos programas de GC enfatizará uma mistura de estratégia, processo/prática e participação. Resultados: As cinco prioridades dos programas de GC em 2019 serão: Definir ou melhorar a estratégia de GC = 37%. Identificar, mapear e priorizar o conhecimento essencial da organização = 37%. Viabilizar o compartilhamento e colaboração nas e entre as equipes e unidades gerenciais = 28%. Aumentar a participação dos colaboradores na GC = 25%. Capturar o conhecimento explícito e produzir conteúdo = 20%. Comentário da APQC: A APQC ficou satisfeita ao ver que as organizações estão cada vez mais focadas na definição da estratégia de GC. Quando a APQC fez esta pergunta nos anos anteriores, “viabilizar a colaboração” e “aumentar a participação” foram as duas prioridades principais. Elas continuam sendo objetivos importantes, mas as organizações começam a reconhecer que esses resultados dependem da estratégia. Acima de tudo, não se trata apenas de pedir as pessoas que colaborem. É preciso identificar um problema que os usuários enfrentam no seu trabalho e disponibilizar a eles um conjunto de ferramentas e métodos para ajuda-los a resolver aquele problema. As duas principais prioridades apontadas para 2019: Definir ou melhorar a estratégia de GC e identificar, mapear e priorizar o conhecimento essencial mostram um aumento no foco em resultados. As equipes de GC estão mais preocupadas, em 2019, em alinhar os planos de GC como os objetivos organizacionais. Além disso, viabilizar a colaboração e aumentar a participação continuam sendo prioridades para os profissionais de GC. Com o aumento da atenção em relação à estratégia e ao conhecimento essencial, as equipes de GC serão capazes de adotar métodos voltados para a colaboração e compartilhamento do conhecimento.

4. Métodos de GC. A APQC perguntou aos profissionais de GC que métodos de GC suas organizações pretendem adotar ou atualizar em 2019. Resultados: Captura e transferência do conhecimento de especialistas = 53%. Identificação e transferência de melhores práticas = 48%. Comunidades de prática = 42%. Lições aprendidas e análises pós-ação = 38%. Reuniões, webinar ou conferência para compartilhamento do conhecimento = 35%. Colaboração interna e estabelecimento de redes sociais = 29%. Gestão de conteúdo = 29%. Localização de especialistas = 13%. Comentário da APQC: Sempre que a APQC pergunta às organizações sobre os métodos de GC que elas planejam implementar ou aperfeiçoar, a captura e transferência do conhecimento aparece no topo da lista. A necessidade de disseminar conhecimento e melhores práticas ocupa posição central na missão da GC nos últimos 25 anos e a urgência parece crescer ano após ano na medida em que as organizações se tornam mais complexas e dispersas geograficamente. Quais são as causas da necessidade de transferir conhecimento? São três as principais causas: 1) a aposentadoria e as mudanças demográficas; b) o rápido ritmo das mudanças; e 3) a globalização.

No próximo texto, mostraremos os resultados da pesquisa APQC referentes a:
1) as prioridades das organizações que buscam capturar e transferir o conhecimento;
2) as prioridades das organizações que pretendem implementar comunidades e incentivar colaboração;
3) as prioridades das organizações que planejam gerenciar o conhecimento;
4) as tecnologias que serão adotadas ou aperfeiçoadas; e
5) as iniciativas de GC que terão o maior impacto nas organizações em 2019.