Palavra de Especialista

Gestão do Conhecimento: desafios de um novo paradigma

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Vivemos numa nova era, num novo paradigma organizacional, em que o conhecimento se tornou a maior vantagem competitiva. O conhecimento surge assim como um recurso estratégico determinante, no processo de criação de riqueza, não só a nível empresarial, mas também a nível global. No entanto, as organizações sempre procuraram e valorizaram o conhecimento. Deste modo, a novidade está no reconhecimento de que o conhecimento é um ativo que é necessário gerir com a mesma atenção dedicada aos demais ativos.

É preciso, por isso, cultivar um clima de inovação e criatividade, que permita a formação de conhecimento, o qual deve poder ser incutido na cultura organizacional, nos valores e nas crenças, levando à disseminação do conhecimento e à inovação. Embora a importância dos ativos do conhecimento seja reconhecida, constata-se que esta perceção está muito limitada aos conceitos teóricos porque, na prática, as organizações e as nações não têm estratégias a médio e longo prazo apoiadas na evolução destes ativos.

Como parte integrante dos programas de gestão do conhecimento, estão surgindo os Observatórios do Conhecimento, que ajudam as organizações a conectar as pessoas com a informação e o conhecimento, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento das capacidades inovadoras destas organizações. E, portanto, à semelhança do que se passa com os ativos financeiros, as organizações que melhor souberem gerir estes recursos serão aquelas que se encontram melhor preparadas e as mais competitivas.

O Observatório do IPEA é disto um bom exemplo, que certamente trará proveitosos frutos, dando à economia brasileira ferramentas de tomada de decisão estratégica que permitirão ao Brasil continuar a sua ascensão como uma das economias mais promissoras a nível mundial.