Casoteca

O papel da inteligência competitiva para organizações no Brasil

Assunto principal: Assunto 1


A especialista em inteligência competitiva, Elaine Coutinho Marcial, apresenta a área de produção de informação estratégica nas organizações, relatando sua experiência na área de inteligência.

Bloco 1 – Neste primeiro bloco do depoimento de Elaine Marcial relata a nova abordagem que o tema “Inteligência” passou a ter nos últimos anos – voltado para o âmbito interno das organizações -, além de esclarecer o conceito de Inteligência Competitiva, entendido como processo de construção de conhecimentos estratégicos, de modo a evitar imprevistos que comprometam sensivelmente os trabalhos da organização. Acesse o vídeo (YouTube).

Bloco 2 – Nesta segunda parte da entrevista, Elaine Marcial relata o contexto de surgimento e institucionalização da Inteligência Competitiva, datado na Segunda Guerra Mundial, em meio à necessidade de reconstrução dos países afetados com o evento. Com isso, ela conta o desenvolvimento científico do tema, bem como a importância que ele tomou ao longo dos anos para as organizações, tanto na Europa, quanto na Ásia, cuja representação maior é a China. Acesse o vídeo (YouTube).

Bloco 3 – Por fim, Elaine Marcial comenta da adoção, pelas empresas brasileiras, da Inteligência Competitiva como estratégia organizacional e como a área tem contribuído para a tomada de decisões dentro das empresas, como também para a própria sociedade. Acesse o vídeo (YouTube).