Perguntas frequentes

O que são e como são realizados os Cafés do Conhecimento?

Assunto principal: Assunto 1

O café do conhecimento é uma forma de debate em grupos para refletir, criar e compartilhar conhecimentos e ideias que surgem em um ambiente colaborativo e sem confrontação. Os participantes não devem criticar a opinião dos seus colegas. Com frequência, a criação de ideias e o compartilhamento de conhecimentos durante o café são acima do que normalmente se vê no dia-a-dia das organizações.

É preciso um processo para que o Café do Conhecimento funcione de forma eficaz. Um dos pioneiros do café do conhecimento é David Gurteen (www.gurteen.com). Ele propõe o seguinte processo: 1) O café do conhecimento começa com participantes sentados em um círculo de cadeiras. O facilitador do café começa explicando o propósito dos cafés de conhecimento e a função da conversa no ambiente organizacional; 2) O facilitador apresenta o assunto a ser tratado e levanta uma ou duas perguntas abertas. Se o assunto for compartilhamento do conhecimento, o facilitador pode, por exemplo, perguntar: “Quais são as barreiras para o compartilhamento do conhecimento na organização e como superá-las?”; 3) após a introdução, o grupo se divide em pequenos grupos com cerca de cinco pessoas em cada grupo. Cada pequeno grupo discute as questões por cerca de 45 minutos. Não há facilitadores nos pequenos grupos e não é necessário redigir um resumo da discussão; 4) Os participantes de todos os pequenos grupos retornam para o grande círculo e o facilitador conduz a sessão final que deve durar 45 minutos. Nessa parte do Café do Conhecimento, as pessoas refletem sobre o que aconteceu nos pequenos grupos e compartilham ideias e conhecimentos que surgiram durante o debate. O café do conhecimento é mais eficaz quando o número de participantes fica entre 15 e 50 pessoas. Para valer a pena, o café deve durar entre uma e duas horas. A regra mais importante é que a maior parte do tempo deve ser dedicado à conversação.

O Ipea realizou uma série de cafés do conhecimento em 2016 e 2018 sobre os seguintes temas:

  1. Bases de conhecimento: A experiência de Furnas Centrais Elétricas com a participação de Cláudia Pocho. Data: 16/03/2016;
  2. Gestão do Conhecimento com foco em resultados com a participação de Cleide Gomes (ANAC). Data: 12/04/2016;
  3. Abordagens de avaliação de políticas públicas. Abordagem quantitativa quase-experimental com a participação de Daniel da Mata (Ipea). Data: 11/05/2016;
  4. Práticas de Gestão do Conhecimento. Programa de Mentoria da Petrobras com a participação de Paulo da Luz (Petrobras). Data: 14/06/2016;
  5. Abordagens de avaliação de políticas públicas. Análise de sequências e avaliação, monitoramento e formulação de políticas públicas com a participação de Bruno Cesar Pino Oliveira de Araújo. Data: 27/07/2016;
  6. Gestão estratégica do conhecimento com a participação de Rose Mary Juliano Longo (TransK); Data: 04/08/2016;
  7. Abordagem qualitativa de políticas públicas com a participação de Alexandre de Ávila Gomide. Data: 09/08/2016;
  8. O Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública. Perspectivas de curto, médio e longo prazos. Data: 18/04/2018; e
  9. A Norma ISO 30.401 – Sistemas de Gestão do Conhecimento. Data: 03/10/2018.

Os novos cafés do conhecimento realizados pelo ipea são sempre divulgados neste observatório. Os cafés de 2019 serão divulgados em breve.