Publicações: PROJETO_DE_INTERVENCAO_-_Jully_Ane-Versao_final_-Agosto_2016.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Fábio Ferreira Batista (orientador), Jully Ane da Silva Pereira Batista

Em uma Instituição como o Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, importante pela atuação no reconhecimento de direitos de cidadãos e pelo impacto que a renda gerada pelos benefícios previdenciários possui na vida dos brasileiros, a gestão eficiente dos recursos, tanto humanos quanto orçamentários e tecnológicos, possui aspecto especialmente relevante, pois influencia diretamente o atendimento prestado aos usuários de seus serviços. O avanço na gestão da Autarquia Previdenciária observado nos últimos anos foi reflexo de vários esforços voltados para a melhoria do atendimento do usuário. Entretanto, o risco de colapso no atendimento em razão da aposentadoria iminente de parcela elevada de servidores (acima de 40%) já foi objeto de recomendação tanto da Auditoria Interna quanto do Tribunal de Contas da União-TCU. O presente trabalho pretende abordar como a gestão do conhecimento pode auxiliar o INSS a desenvolver técnicas de compartilhamento do saber, mediante a elaboração de um programa de transferência do conhecimento entre servidores, com base em modelos utilizados por outras instituições.