LEITURAS RECOMENDADAS/ APRESENTAÇÕES

Powerful public sector Knowledge management: a school district example

AUTORA:

Karen Edge

EDITORA:

Journal of Knowledge Management, vol. 9, No. 6, 2005, pp. 42 – 52.

POR QUE LER:

Karen Edge, professora e consultora na área de gestão do conhecimento (GC) na educação, examina neste artigo como o Distrito Educacional de Toronto, Canadá, utiliza a GC para iniciar e melhorar a instrução e resultados do programa de alfabetização de crianças.

Do ponto de vista metodológico, o estudo utiliza o conceito de conhecimento tácito descrito por Nonaka e Takeuchi para analisar como as estratégicas de compartilhamento conhecimento tácito para tácito influenciam o compartilhamento do conhecimento sobre alfabetização entre as escolas daquele distrito. Na primeira fase, a autora coletou e analisou documentos utilizados pelo Projeto: Alfabetização de Crianças (“Early Years Literacy Project” – EYLP). Na segunda fase, a pesquisadora realizou entrevistas individuais e semiestruturadas com 34 professores e administradores do projeto e superintendentes seniores da Diretoria do Distrito Educacional de Toronto (“Toronto District School Board – TDSB”) e membros da equipe gerencial do Projeto EYLP. O objetivo das entrevistas foi captar a experiência desses profissionais de educação com as várias estratégias de GC usadas como apoio à implementação do projeto. Os resultados das entrevistas foram consolidados e analisados e um resumo foi compartilhado com os participantes.

O Distrito de Toronto utilizou estratégias amplas para aumentar a capacidade da liderança e de ensino por meio da atuação dos chamados “advogados” (“champions”) do conhecimento nas escolas e mediante redes informais de profissionais. O artigo descreve o impacto dessas estratégias sobre a aprendizagem dos professores e dirigentes e sobre a cultura organizacional tanto nas escolas como no distrito com um todo.

A principal contribuição do trabalho é mostrar o impacto geral das estratégias de GC sobre a aprendizagem individual e organizacional. Além disso, a autora apresenta os desafios da implementação da gestão do conhecimento na educação e no setor público em geral.