LEITURAS RECOMENDADAS/ APRESENTAÇÕES

Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira

AUTOR:

Fábio Ferreira Batista

EDITORA:

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2012, 132 p.

POR QUE LER:

O propósito deste livro é descrever um modelo de GC para a administração pública brasileira formado por seis componentes: i) direcionadores estratégicos: visão, missão, objetivos estratégicos, estratégias e metas; ii) viabilizadores: liderança, tecnologia, pessoas e processos; iii) processo de GC: identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar; iv) ciclo KDCA; v) resultados de GC; e vi) partes interessadas: cidadão-usuário e sociedade.

O modelo é destinado às entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos níveis federal, estadual e municipal, da administração direta e indireta, e visa facilitar o planejamento e implementação da GC na administração pública brasileira com o intuito de produzir resultados em benefício do cidadão.

Do ponto de vista teórico, é um trabalho pioneiro, pois é o primeiro que descreve um modelo genérico (concebido para todas as organizações públicas), holístico, com foco em resultados e específico para a administração pública brasileira. Quanto à implementação prática da GC nas organizações públicas brasileiras, este livro cobre uma lacuna, pois é acompanhado de um manual inédito para a implementação da GC.