Publicações: Lais_de_Santana_Araujo_-_TCC_-_EGP_11_-_GEP.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Laís de Santana Araujo, Maria Júlia Pantoja Britto (orientadora)

A percepção de que o alcance de resultados pelas empresas depende do adequado gerenciamento de certos recursos, entre eles os conhecimentos e as habilidades de seus indivíduos e equipes, vem conduzindo as organizações à implantação da gestão por competências. A despeito da ausência de um modelo de gestão por competências no Senado Federal até o presente momento, por meio desta pesquisa descritiva se propôs o mapeamento de competências técnicas e comportamentais da unidade de auditoria daquela Casa Legislativa. Para coleta de dados foi selecionada uma amostra não aleatória por conveniência de 8 servidores, sendo 4 auditores e 4 coordenadores de auditoria, os quais participaram de entrevista semi-estruturada com preenchimento de 2 formulários, um para levantamento de competências técnicas e o outro para levantamento de competências comportamentais. Os dados coletados foram submetidos a análise de conteúdo e geraram a Matriz de Competências Técnicas, vinculadas a 17 atribuições afetas à atividade de auditoria, organizadas em 4 categorias, e o Inventário Comportamental, com 30 indicadores de comportamento agrupados em 9 categorias. Percebeu-se que as competências técnicas e as competências comportamentais são complementares e que a avaliação delas poderá proporcionar clareza quanto a necessidades de treinamento e estimular a criação de cultura de feedback.