Publicações: Um_estudo_teorico_sobre_o_papel_de_lideranca_na_implementacao_da_gestao_do_conhecimento_nas_organizacoes.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Helga C. Hedler (examinadora), Maria Angela Alves

Este presente estudo pretende demonstrar qual a importância da liderança na implementação da gestão do conhecimento nas organizações. Procura apresentar o papel do líder e os comportamentos adequados para influenciar a liderança e modelos para implementação da gestão do conhecimento. Para tanto, busca-se na literatura sobre liderança a contribuição dos especialistas tais como Drucker, Bennis, Senge, Covey entre outros e na literatura sobre gestão do conhecimento, especialistas como Nonaka, Takeuchi, Ichijo, Santos, Alvarenga e outros, para fundamentar os conceitos de liderança e gestão do conhecimento. Com base na literatura analisada é possível perceber que para a implementação da gestão do conhecimento eficaz é necessário o apoio total da alta direção, a formação de uma equipe multidisciplinar e um líder que apresente algumas características peculiares dos líderes citadas neste estudo por alguns dos autores pesquisados. O papel do líder é fundamental, visto que os líderes são os principais elos entre todas as esferas da organização. Portanto, estes líderes precisam ser profissionais capacitados, com múltiplas competências e características peculiares. Uma das características mais citadas por quase todos os autores é “confiança” o líder tem que ser confiável, obter a confiança dos colaboradores e com base nesta confiança fortalecer o elo que conduzirá ao sucesso da implementação da gestão do conhecimento na organização.