Publicações: Gestao-do-conhecimento-na-administracao-pubica.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Alderleia Marinho Milhomens Coelho, Fábio Ferreira Batista (orientador)

Este estudo se propõe a analisar os critérios necessários para avaliar o papel da alta administração na implantação da gestão do conhecimento, no âmbito da administração pública, de forma a promover a otimização dos resultados e o alcance dos objetivos da organização. A pesquisa foi realizada em nível teórico a partir de levantamento bibliográfico na literatura da área de gestão do conhecimento, com o objetivo de identificar os critérios necessários para uma avaliação mais precisa do papel da alta administração, a partir do estudo dos principais instrumentos de verificação do grau de maturidade em GC, identificados na literatura da área, são eles: i) Metodologia APQC (American Productivity & Quality Center); ii) Organizational Knowledge Management (OKA) do Banco Mundial; iii) Prêmio MAKE – Most Admired Knowledge Enterprise; iv) Modelo de Avaliação do Fórum Europeu de GC; v) Instrumento para a avaliação da gestão pública (GesPública); e vi) Metodologia MGCAPB (Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública). O resultado do levantamento demonstra, entre outras coisas, que critérios relevantes na atuação da alta administração ainda não são abordados nos principais instrumentos de avaliação de GC, tais como a promoção de incentivos à interação nos ambientes interno e externo da organização, a promoção de condições internas (mecanismos, ferramentas) para o compartilhamento de conhecimento, e ainda a orientação a cada indivíduo ou grupo sobre o seu papel na GC da organização.