Últimas notícias

Foram disponibilizados os dados sobre o número de estabelecimentos turísticos, com base nos dados da RAIS, para os anos de 2012 a 2016

É possível extrair o número de estabelecimentos ativos por: Atividades Características do Turismo para o Brasil; Região Geográfica; Unidades da Federação e municípios; Regiões Turísticas - conforme classificação do Mapa do Turismo Brasileiro do MTUR; por tamanho dos municípios – de acordo com classificação do IBGE; por tamanho dos estabelecimentos - segundo classificação da RAIS do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os dados referentes à RAIS negativa estão sendo considerados nos estabelecimentos classificados como “Sem Empregados” na dimensão 05 – Tamanho dos Estabelecimentos.

Com base na RAIS de 2016 foram atualizadas as seguintes estimativas:

Contexto: Turismo Com Coeficientes:

  1. Dimensão da ocupação no turismo, meses de janeiro a dezembro de 2016. A série completa vai de janeiro de 2006 a dezembro de 2016.
    Para os dados referentes a ocupação informal formal foram mantidos os multiplicadores da ocupação formal da PNAD anual 2015 dado que ainda não houve divulgação da PNAD anual de 2016 pelo IBGE. Nesse caso, a proporção formal/informal é mantida e o número de ocupações é recalculado com base nos dados da RAIS.
  2. Caracterização da ocupação formal do turismo, ano de 2016. A serie vai de 2012 a 2016, os dados são referentes a dezembro de cada ano.
  3. Caracterização da ocupação informal do turismo, os dados de 2016 não foram atualizados devido à falta de divulgação da PNAD anual de 2016 pelo IBGE. Diferentemente da dimensão da ocupação informal, não é possível usar as relações encontradas na PNAD de 2015 na caracterização de 2016 dados que não haveria alterações nas proporções de um ano para o outro em nenhuma das dimensões o que é inverossímil.
  4. Ocupação na economia, meses de janeiro a dezembro de 2016. A série completa vai de janeiro de 2006 a dezembro de 2016.

Contexto: Turismo Sem Coeficientes:

  1. Dimensão da ocupação nas ACTS, meses de janeiro a dezembro de 2016. A série completa vai de janeiro de 2012 a dezembro de 2016.
  2. Caracterização da ocupação formal nas ACTS, ano de 2016. A serie vai de 2013 a 2016, os dados são referentes a dezembro de cada ano.

Para acessar esses dados é necessário entrar na aba "Bases" e escolher "Turismo", onde estão as informações sobre o projeto, dados, metodologia, glossário/variáveis disponíveis e os passos para utilizar a ferramenta.


Para minimizar problemas na utilização das informações e assegurar a compreensão dos dados apresentados, é muito importante que o usuário leia previamente as informações referentes à base de dados Turismo, disponível neste site.

As estimativas referem-se a oito Atividades Características do Turismo – ACTs, que contemplam a maior parte dos gastos dos turistas: alojamento, alimentação, transporte terrestre, transporte aéreo, transporte aquaviário, aluguel de transporte, agência de viagem e cultura e lazer. Trazem dados sobre a dimensão do emprego no turismo para os anos de 2006 a 2012 e sobre a caracterização da mão de obra formal do turismo, com dados de dezembro de 2012.


O Extrator de Dados do Ipea também apresenta informações referentes ao Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSC), um portal de dados sobre as, aproximadamente, 400 mil OSCs em atuação no país. Um dos principais objetivos do Mapa é, por meio deste Extrator, gerar informações de melhor qualidade sobre o universo das OSCs, fomentar pesquisas neste tema e qualificar as políticas públicas implementadas em parceria com as organizações.

Os dados disponibilizados pelo Extrator referem-se ao perfil das OSCs (para os anos de 2013 e 2014), às parcerias celebradas com a administração pública federal desde 2009 e às organizações civis atuantes na área da Saúde (2005). O usuário poderá montar consultas personalizadas utilizando diferentes informações, entre as quais: o número de vínculos de trabalho formais, atividade econômica, natureza jurídica, localização, certificados e titulações, valores previstos e pagos em projetos realizados em parceria com o governo federal.

Você está convidado a explorar também o Mapa das OSCs, que detalha o perfil institucional de cada OSC, incluindo os projetos executados, e que permite analisar de diferentes modos a atuação dessas organizações pelo país.

O Extrator está sendo ampliado e novas versões do Mapa das OSCs disponibilizarão as novidades. Mais informações sobre os dados disponibilizados no Mapa e nos contextos referentes às OSCs no Extrator podem ser consultadas na metodologia do Mapa.