Últimas notícias

Foram atualizadas as estimativas da dimensão da ocupação formal no setor turismo com dados da RAIS 2016, no contexto turismo com coeficientes e no contexto municípios sem coeficientes. A dimensão da ocupação informal ainda conta com dados da PNAD 2015, porém já foram incorporadas as estimativas com os dados da RAIS 2016, tão logo seja divulgada a PNAD 2016 as estimativas serão retificadas. Também, foram atualizadas as regiões turísticas com base no Mapa de regionalização do turismo de 2017.


O Extrator de Dados do Ipea também apresenta, agora, dados referentes ao Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSC), o portal de dados sobre as aproximadamente 400 mil OSCs em atuação no país. Um dos principais objetivos do Mapa é, por meio deste Extrator, informar mais e melhor sobre o universo das OSCs, fomentar pesquisas neste tema e qualificar as políticas públicas implementadas em parceria com as organizações.

Os dados disponibilizados pelo Extrator referem-se ao perfil das OSCs (para os anos de 2013 e 2014), às parcerias celebradas com a administração pública federal desde 2009 e às organizações civis atuantes na área da Saúde (2005). O usuário poderá montar consultas personalizadas utilizando diferentes informações, entre as quais: o número de vínculos de trabalho formais, atividade econômica, natureza jurídica, localização, certificados e titulações, valores previstos e pagos em projetos realizados em parceria com o governo federal.

Você está convidado a explorar também o Mapa das OSCs, que detalha o perfil institucional de cada OSC, incluindo os projetos executados, e que permite analisar de diferentes modos a atuação dessas organizações pelo país.

O Extrator está sendo ampliado e novas versões do Mapa das OSCs disponibilizarão as novidades. Mais informações sobre os dados disponibilizados no Mapa e nos contextos referentes às OSCs no Extrator podem ser consultadas na metodologia do Mapa.


Dando sequência à cooperação técnica entre o Ipea, o Ministério do Turismo e a Codeplan/DF, voltada à realização de estudos e pesquisas sobre o setor turismo, a nova ferramenta de divulgação dos dados do Sistema de Informação sobre o Mercado de Trabalho do Setor Turismo – SIMT foi apresentada no dia 4 de dezembro, na sede do Ipea. Na ocasião, o sistema foi disponibilizado na internet, com vistas à homologação da ferramenta e seu conteúdo.

Trata-se do extrator de dados, sistema desenvolvido pela Assessoria Técnica do Ipea – ASTEC, que terá um módulo voltado à divulgação dos dados do SIMT, desenvolvido em conjunto com a Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais - DIRUR.

Para acessar esses dados é necessário entrar na aba "Bases" e escolher "Turismo", onde estão as informações sobre o projeto, dados, metodologia, glossário/variáveis disponíveis e os passos para utilizar a ferramenta.

Para minimizar problemas na utilização das informações e assegurar a compreensão dos dados apresentados, é muito importante que o usuário leia previamente as informações referentes à base de dados Turismo, disponível neste site.

As estimativas referem-se a oito Atividades Características do Turismo – ACTs, que contemplam a maior parte dos gastos dos turistas: alojamento, alimentação, transporte terrestre, transporte aéreo, transporte aquaviário, aluguel de transporte, agência de viagem e cultura e lazer. Trazem dados sobre a dimensão do emprego no turismo para os anos de 2006 a 2012 e sobre a caracterização da mão de obra formal do turismo, com dados de dezembro de 2012.