resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carga tributária bruta e investimento

2008 . Ano 5 . Edição 42 - 15/04/2008

Cláudio Hamilton dos Santos e Manoel Carlos de Castro Pires

Nos últimos 12 anos, a Carga Tributária Bruta Brasileira (CTBB) subiu cerca de 9% do Produto Interno Bruto (PIB), fenômeno identificado por muitos economistas como uma das causas dos baixos níveis de investimento e de crescimento verificados nesse período. O raciocínio dessas pessoas é simples: o excesso de tributos diminui a lucratividade das firmas, o que desincentiva o investimento, e, por essa via, atrapalha o crescimento. Daí a visão - aparentemente dominante entre os formadores de opinião - de que a redução concomitante do gasto público corrente e da CTBB seria desejável. A popularidade desse argumento contrasta, entretanto, com a virtual inexistência de estudos empíricos sérios sobre o assunto no Brasil.

Recentemente, investigamos o impacto da CTBB sobre o investimento privado no Brasil no período 1995-2007. Os resultados que obtivemos (publicados no texto para discussão nº 1.314, do Ipea) indicam que é difícil sustentar a sabedoria convencional (SC) mencionada acima. A análise de vários modelos econométricos mostra que o investimento privado responde forte e positivamente ao PIB e negativamente ao preço relativo dos bens de capital, mas não responde diretamente a variações na CTBB. O efeito da CTBB sobre o investimento parece ser apenas indireto, ao afetar positivamente o preço dos bens de capital e, por essa via, negativamente o investimento privado.

Quais são, então, os problemas com a SC? Citaremos quatro. Em primeiro lugar, a CTBB é um agregado complexo de muitas dezenas de tributos diferentes, com impactos diferentes sobre a economia. Em segundo lugar, a teoria econômica tem muito mais a dizer sobre a composição do que sobre o tamanho da carga tributária, além de deixar claro que a incidência efetiva de um imposto tem pouco a ver com a sua incidência legal - em muitos casos as firmas podem repassar o ônus dos impostos aos consumidores.

Em terceiro lugar, a SC desconsidera o lado da demanda por serviços públicos. Tanto a extensão como a qualidade dos serviços (e.g. de educação, saúde, segurança, controle de desmatamentos, etc.) ofertados à população estão diretamente ligadas ao tamanho do gasto público corrente. Esse gasto terá que ser reduzido caso se queira baixar a CTBB sem prejudicar a trajetória de queda da dívida pública brasileira. É óbvio que o governo deve buscar maior produtividade da máquina pública, mas dificilmente os ganhos de produtividade possíveis bastariam para contra-restar o impacto negativo do corte no gasto corrente sobre a já insuficiente oferta de bens públicos para os mais pobres.

Por fim, a SC parece desconhecer a forte correlação negativa entre os níveis de desigualdade de renda e crescimento econômico observada na experiência internacional, e a forte correlação positiva esperada - à luz da teoria econômica (notadamente dos modelos de eleitor mediano) - entre desigualdade de renda e carga tributária em democracias. Parece-nos, pois, que a CTBB não somente é estruturalmente mais alta do que a carga tributária de países menos desiguais que o Brasil, como é bom que assim o seja, dado que o nível presente de desigualdade nos parece incompatível com uma trajetória sustentável de crescimento.

Naturalmente, é possível que haja um trade-off de curto prazo entre tributação e crescimento. Isto nos motivou a instituir uma linha de pesquisa em caráter permanente sobre o assunto, visando obter respostas mais claras. Por enquanto, cumpre reafirmar: não há evidência contundente de que o efeito da CTBB sobre o investimento privado seja tão relevante quanto se apregoa.


Cláudio Hamilton dos Santos (foto) e Manoel Carlos de Castro Pires são pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334