resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Tecnologia - É só abrir a torneira

2006. Ano 3 . Edição 19 - 7/2/2006

Os fundos setoriais, criados a partir de 1999 para incrementar as aplicações em pesquisa e tecnologia, conseguiram arrecadar valores signif icativos, mas o contingenciamento das receitas acabou barrando o aumento do investimento

 

Por Lia Vasconcelos, de Brasília

tecnologia1_62

Fundada em 1991,na cidade mineira de Lagoa Santa, a Clamper, empresa que atua na área de acessórios elétricos, enfrentou um sério problema quando decidiu aumentar as exportações. Para vender no exterior o VCL Slim, um dispositivo de proteção contra surtos elétricos, seria necessário conseguir uma certificação norte-americana que garantisse a qualidade do produto e sua adequação às normas internacionais. Mas os custos desse processo são altos e a pequena empresa não tinha como arcar sozinha com os gastos.A solução encontrada foi recorrer ao Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), que conta com o apoio financeiro do fundo setorial Verde-Amarelo um dos 14 fundos criados a partir de 1999 com o objetivo de financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no país.Os fundos constituem hoje mecanismos fundamentais de fomento e respondem, anualmente,por cerca de 30% das receitas destinadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Os primeiros fundos setoriais implantados foram o de petróleo e gás natural (1999),o de informática (2001),o de recursos minerais (2001), o de energia elétrica (2001), o de recursos hídricos (2001) e o espacial (2001).Eles foram concebidos com um recorte setorial. São alimentados com recursos que tiveram origem no próprio setor em que deveriam ser aplicados, por isso são considerados fundos verticais. Paralelamente, foram implantados  o fundo de infra-estrutura (CT Infra, 2001) e o Verde-Amarelo (FVA, 2002),mas sem compromisso com o apoio ao desenvolvimento de setores específicos. São horizontais e sua fonte de receita é desvinculada do setor de aplicação. O CT Infra tem como missão modernizar e ampliar a infra-estrutura e os serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior. Já o Verde-Amarelo deve incentivar a implementação de projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativa entre universidades, centros de pesquisa e o setor produtivo, estimular a ampliação dos gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) realizados por empresas e apoiar ações que reforcem e consolidem uma cultura empreendedora e de investimento de risco no país.

 

Os investimentos feitos pelos fundos setoriais ficaram bem abaixo das expectativas.
  
  

ExpectativasA implementação dos fundos foi cercada de expectativa por causa do montante de recursos que seria adicionado ao investimento normalmente feito pelo governo em ciência e tecnologia. Em 2000, a estimativa era que a arrecadação representaria recursos extras anuais da ordem de 1,1 bilhão de reais entre 2001 e 2005.Historicamente, a capacidade de investimento em ciência, tecnologia e inovação por parte do MCT vinha apresentando tendência de queda desde 1996, quando foram investidos no setor 1,9 bilhão de reais.Os fundos representariam,assim,não só a retomada desse investimento,mas uma esperança de que o patamar histórico fosse superado. O que se viu,no entanto,foi que os investimentos feitos pelos fundos setoriais ficaram bem abaixo das expectativas anunciadas,já que alcançaram em 2005 o valor máximo de 864 milhões de reais, sendo o FVA e o CT Infra responsáveis por 41% dos desembolsos totais dos fundos. Tudo o que se conseguiu foi que os fundos recolocassem os investimentos em seus patamares históricos, sem aumentar os investimentos.

Essa é a constatação feita por Newton Müller Pereira, professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (DPCT/Unicamp) e autor do estudo "Fundos setoriais: avaliação das estratégias de implementação e gestão", publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, ele detectou outros problemas.Um deles é a baixa participação da iniciativa privada, principalmente das pequenas e médias empresas.O outro é a reestruturação do modelo de gestão a partir de 2003,quando as tomadas de decisão foram concentradas na recém-criada Comissão de Coordenação dos Fundos Setoriais (CCFS), cuja estratégia é apoiar projetos de natureza transversal,abrangendo diversas áreas, o que enfraquece a demarcação setorial dos fundos.

A diferença entre os valores esperados e os efetivamente investidos pode ser explicada pela restrição fiscal imposta pelo governo federal a partir de 2000, que se traduziu no contingenciamento de cerca de 3,1 bilhões de reais até 2005. Esse é, aliás, um dos alvos preferidos dos críticos.Apesar de os especialistas,de modo geral,reconhecerem a importância dos fundos setoriais como um mecanismo fundamental de financiamento à ciência,tecnologia e inovação no país por parte do governo, eles são os primeiros a apontar a reserva de contingência como uma anomalia que deve ser rapidamente corrigida.De acordo com o estudo de Pereira, se nenhum contingenciamento de recursos tivesse sido praticado ao longo desses anos, a capacidade de investimento do MCT teria aumentado 31% em relação aos níveis de 1996.

"A reserva de contingência não poderia acontecer.Existem até alguns pareceres jurídicos que indicam sua inconstitucionalidade, já que os recursos não estão indo para onde originalmente teriam de ser direcionados. Ela inviabiliza justamente a questão principal de manter iniciativas de P&D sustentadas: como não é possível estimar o orçamento dos próximos anos, as iniciativas acabam tendo caráter de curto prazo",avalia Hugo Borelli Resende, vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa,Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei). Entretanto, o contigenciamento em si não condena o modelo dos fundos setoriais."A credibilidade dos fundos não é abalada por causa do contingenciamento. A reserva, na verdade, levanta dúvidas em relação à prioridade da política científica frente à política macroeconômica", avalia Luís Fernando Tironi, pesquisador da diretoria de estudos regionais e urbanos do Ipea.

tecnologia2_62Fonte: elaboração de Newton Müller Pereira, com base em dados do MCT

 

Resgate Porém, o problema pode estar em vias de ser solucionado ou, pelo menos, amenizado.Luis Fernandes, secretário executivo do MCT, esclarece que a regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), em tramitação no Congresso, prevê um teto de reserva de 40% do total dos recursos dos fundos para o contingenciamento. A idéia é que essa porcentagem diminua gradativamente até 2008,quando a totalidade dos recursos arrecadados pelos fundos seria liberada para seu propósito original."É bom lembrar que esse dinheiro que foi para a reserva de contingência poderá e deverá ser resgatado, então podemos começar a pensar em como utilizar esses recursos,uma vez que um dia serão devolvidos ao sistema de ciência e tecnologia", diz Ennio Candotti,presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).Algumas vezes, entretanto, imprevistos obrigam o governo a mudar o calendário e a antecipar a abertura dos cofres."Em 2005,tivemos uma grande vitória, que criou um precedente importante. Foram liberados cerca de 34 milhões de reais da reserva de contingência quando eclodiu a crise da febre aftosa.Os recursos foram direcionados para projetos de melhoria dos testes para a doença",afirma Fernandes,do MCT.

Se os fundos sofrem com o contingenciamento, pelo menos os recursos autorizados estão sendo aplicados."Nos últimos anos, a execução orçamentária dos fundos setoriais tem aumentado muito", lembra Mário Salerno, diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Segundo o diagnóstico feito por Pereira, autor do estudo sobre os fundos, em 1999 os fundos conseguiram executar apenas 34% de seu orçamento, mas em 2003 esse número já havia subido para 97% e, em 2005, a execução foi de 99,9%.No ano passado, foram avaliadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) 3,7 mil propostas de financiamento por meio de 26 editais.No total, 2,1 mil projetos foram aprovados.

 

Os investimentos feitos pelos fundos setoriais f icaram bem abaixo das expectativas. Alcançaram em 2005 o valor de 864 milhões de reais e o esperado era 1,1 bilhão
 

 

tecnologia4_62

 

De abelhas a surtos elétricos

Com o objetivo de gerar novas empresas exportadoras ou ampliar a capacidade das que já atuam em outros países por meio da adequação tecnológica de seus produtos às exigências de mercados específicos, o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), um dos projetos apoiados financeiramente pelo Fundo Verde-Amarelo (FVA), já beneficiou, desde 1999, cerca de 400 empresas, tendo adequado por volta de 700 produtos. O alvo do programa, que teve o total de recursos disponíveis de 40 milhões de reais em 2005 - 30 milhões do FVA e o restante de outras fontes -, são micro, pequenas e médias empresas, associações e consórcios de produtores e arranjos produtivos locais ou temáticos. Levantamento realizado com 270 empresas atendidas pelo programa em 2004 mostrou que, em 2003 e 2004, suas exportações tiveram um aumento de 66,32%.

Para chegar a esse resultado, o Progex credenciou 11 institutos de pesquisa científica para prestar o atendimento às empresas de forma a estabelecer uma parceria. Um deles é a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), que em dois anos já auxiliou 70 empresas. Maria Cezarina Vitor de Sousa, coordenadora técnica do Progex dentro da Cetec, conta que há uma metodologia padrão a ser seguida, dividida em duas fases: diagnóstico técnico e adequação tecnológica dos produtos para exportação. O prazo médio de duração de cada projeto gira em torno de seis meses, durante os quais o Progex desembolsa cerca de 15 mil reais, sempre com alguma contrapartida da empresa."O Progex é importante porque colabora com as micro e pequenas empresas. Não basta dar suporte ao negócio.Além do apoio financeiro, o tecnológico é fundamental", afirma Vitor de Sousa.

Duas empresas mineiras - Clamper e Natucentro - recorreram ao Progex e viram suas vendas melhorar."Em 2004, exportamos 15 mil dólares e vendemos 40% a mais no mercado interno. Já no ano passado exportamos 150 mil dólares. Esse aumento nas vendas aconteceu porque conseguimos uma certificação internacional que garante a qualidade de nosso produto e sua adequação às normas", diz Wagner Almeida Barbosa, diretor técnico e industrial da Clamper. À Cetec coube realizar os ensaios necessários para comprovar tecnicamente que o produto tinha chance de conseguir a certificação. Segundo ele, a empresa, que tem 130 funcionários, é a única hoje no Brasil que fabrica dispositivos certificados de proteção contra surtos elétricos.A maior fatia desses produtos é exportada para os países do Mercosul, mas também são clientes da Clamper os Estados Unidos, o Chile, a Colômbia e o México.

Já a Natucentro, empresa de 20 funcionários localizada em Bambuí, Minas Gerais, buscou o apoio do Progex porque precisava de uma metodologia de produção mais moderna para obter um própolis com sabor mais suave, livre de ceras e com alto teor de flavonóides - compostos presentes nas folhas, nos frutos e nas flores que têm ações comprovadas contra o câncer e o envelhecimento precoce.A parceria com a Cetec, que prestou assistência técnica nesse processo e aprimorou o laboratório da empresa, resultou no lançamento do própolis VerdeAlecrim, cujo extrato tem funções cicatrizantes e antibióticas."Com nosso laboratório reformulado, agora conseguimos identificar a origem polínica do mel", afirma César Ramos Júnior, sócio-diretor da Natucentro, que exporta mel e própolis.

 

 

Diferença Mesmo assim, o dinheiro que chega às empresas por meio dos fundos setoriais ainda deixa a desejar."Os fundos, como instrumento de financiamento, são importantes, mas é preciso calibrar seu funcionamento para que, de fato, seus recursos façam diferença para o setor produtivo", avalia Maurício Mendonça, coordenador de competitividade industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O impacto dos fundos no setor empresarial é, aliás, um dos temas abordados por Pereira.Após sua instituição, as empresas e os arranjos cooperativos foram eleitos como foco da atividade de inovação. Foi uma clara tentativa de mudar o cenário do desenvolvimento científico e tecnológico nacional que priorizava a pesquisa acadêmica em detrimento da participação do setor produtivo. O resultado é que entre 2001 e 2003 o Fundo Verde- Amarelo, o fundo setorial de energia (CT Energ) e o de petróleo (CT Petro) mobilizaram,em média, 210 empresas por ano. Entre 1999 e 2003, 45,8% dos recursos desses três fundos se destinaram a projetos envolvendo empresas. Se olharmos para os fundos como um todo, essa proporção cai. Do 1,53 bilhão de reais aplicados por todos os fundos até 2003, as empresas se envolveram,no máximo,com 573 milhões de reais.Apesar desses números, Pereira acredita que ainda exista a necessidade de reforçar o foco no setor produtivo." Nesses seis anos de funcionamento dos fundos,o objetivo de fazer com que a iniciativa privada investisse em pesquisa, desenvolvimento e inovação não foi alcançado por completo", acredita o pesquisador. Uma das causas pode ser a baixa presença de empresários nos órgãos decisórios. Na média,os representantes empresariais ocupam 20% das cadeiras dos comitês gestores, o que é considerado pouco na opinião de Resende, da Anpei. "A capacidade de influência do setor produtivo nos comitês é bastante reduzida e insuficiente", acredita ele.

Outro aspecto abordado pelo estudo foi a própria gestão dos fundos setoriais. O modelo original se apóia na existência dos comitês gestores e pressupõe a articulação de importantes atores, entre eles o MCT e suas agências de financiamento de ciência, tecnologia e inovação; o setor produtivo; as associações de classe; as agências e as secretarias de Ciência e Tecnologia estaduais; as instituições de ensino e as que atuam na promoção de pequenas e médias empresas. Os comitês gestores tinham a prerrogativa legal de estabelecer as diretrizes, ações e planos de investimento dos fundos.

Projeto em tramitação no Congresso prevê que o contingenciamento dos fundos não possa ultrapassar os 40% e até 2008 esse percentual deve ser zerado

Estratégia Nesse cenário, também tinha função importante o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma organização social criada em 2001, para, entre outras missões, desempenhar o papel de estrategista e articulador dos fundos setoriais. Cabia à instituição abrigar a inteligência e as articulações supra-setoriais, fazer estudos prospectivos e pensar nas diretrizes e estratégias que deveriam ser seguidas pelos fundos.Em 2003,no entanto, houve um esvaziamento do CGEE."O novo governo não entendeu a importância de uma instituição que subsidiasse as ações dos fundos. A decisão começou a ficar muito centralizada,o que é um retrocesso em termos de gestão", afirma Carlos Américo Pacheco, professor do Instituto de Economia da Unicamp e um dos idealizadores dos fundos setoriais na época em que era secretário executivo do MCT.A partir de 2004, a gestão dos fundos entrou no que poderia ser entendido como uma segunda fase.Naquele ano foi instituído o Comitê de Coordenação dos Fundos Setoriais (CCFS), formado pelos presidentes dos comitês gestores de todos os fundos, por representantes da Finep e do ConselhoNacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a presidência do secretário executivo do MCT.

 

Perfil dos fundos setoriais

Fundo
Data de regulamentação
Tipo
Fonte dos recursos
CTPetro
1998
Vertical
Parte dos royalties da produção de petróleo e gás natural
CIInfo
2001
Vertical
Parte do faturamento das empresas beneficiadas pela Lei da Informática
CIInfra
2001
Horizontal
20% dos recursos de cada fundo setorial
CTEnerg
2001
Vertical
Parte do faturamento das concessionárias de energia
CTMineral
2001
Vertical
Parte da compensação financeira (Cfem) paga pelas empresas mineradoras
CTHidro
2001
Vertical
Parte da compensação financeira (Cfem) paga pelas geradoras de energia elétrica
CTEspacial
2001
Vertical
Parte das receitas da Agência Espacial Brasileira
CTSaúde
2002
Vertical
17,5% da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide)
Bio
2002
Vertical
7,5% da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide)
CTAgro
2002
Vertical
17,5% da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide)
Aero
2002
Vertical
7,5% da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide)
Verde-Amarelo
2002
Horizontal
50% da Cide + parte da receita do IPI sobre produtos beneficiados pela Lei da Informática
CTTranspo
2002
Vertical
Parte da receita do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes
Amazônia
2002
Horizontal
Parte do faturamento das empresas de informática da Zona Franca de Manaus
 
Fonte: elaboração de Newton Müller Pereira
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334