resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Os falsos cosmopolitas

2008 . Ano 5 . Edição 41 - 16/03/2008

Ricardo Luiz Chagas Amorim e Alexandre de Freitas Barbosa

As ideologias sempre foram imprescindíveis. Aqueles que advogam sua morte são os remanescentes do pensamento único e temem um franco e democrático embate sobre as alternativas de desenvolvimento. É neste sentido que o sociólogo Pierre Bourdieu sugere que a manutenção da atual ordem simbólica, construída e difundida pelos economistas liberais, é vital para o funcionamento da ordem econômica contemporânea.

Por isso mesmo, o combate ao reducionismo econômico da complexidade social deve-se dar também no plano ideológico. De fato, o cenário atual revela-se pouco auspicioso a uma perspectiva de desenvolvimento nacionalista (sem cacoete xenófobo), especialmente se proveniente da periferia, e a culpa não é tanto da chamada globalização. Sucede que o atual regime econômico internacional - com agências multilaterais associadas à finança desregulada e à defesa da "liberdade" irrestrita para a ação das empresas transnacionais - tende a constranger estratégias alternativas, embora as primeiras rachaduras neste edifício já se façam sentir.

Muito longe estaríamos da verdade se jogássemos a culpa apenas no inimigo externo.Seria desconsiderar que o Brasil conta hoje com uma invejável tropa de choque liberal. Esta confraria, que ainda encontra respaldo em segmentos do governo, estabelece a sua artilharia verbal a partir de importantes pontos da academia, da mídia e do setor financeiro.Uma verdadeira comunidade de espírito, onde todos os meios são dispostos para se assegurar o fim idílico do investment grade.

Mas, tal como os maçons do passado, seu vínculo primordial está no exterior. Recebem seus canudos nas universidades norte-americanas, enriquecem no mercado financeiro sem fronteiras e escrevem seus libelos colonizados sob aplausos dos editores nacionais. O vínculo forte com o exterior faz com que se pensem cosmopolitas. Mas não o são.Seu cosmopolitismo se resume a copiar estilos, padrões de consumo e a desprezar o popular e nacional. Ainda não compreenderam que o que se vende como cosmopolita é apenas a cultura do país dominante no cenário internacional. Assim, não pensam em desenvolver o Brasil a partir da sua realidade. Apenas defendem um tipo de inserção externa e de capitalismo, cujos fins únicos são a inflação baixa, a segurança jurídica e a enxurrada de capitais sem distinção.

Importa ressaltar, porém, que nem sempre prevaleceu na história do país este saber com horror à evidência empírica e profundo desprezo pela realidade nacional. Como lembra Lourdes Sola, até o golpe de 1964, os economistas brasileiros podiam ser considerados técnicos em fins e travaram uma batalha fervorosa, no governo e na opinião pública, acerca dos melhores caminhos para se industrializar o país. Eram todos de uma ou outra forma desenvolvimentistas.

Mas, a partir dos anos 1990, desembarcou no país a UDN econômica, segundo Paulo Nogueira Batista Jr. Praticamente proscritos da vida pública por cerca de 60 anos - não coincidentemente, o período em que vivemos crescimento econômico e diversificação produtiva -, eles voltaram à carga com um ativo, a baixa inflação, que pouco compensa o imenso passivo deixado: estouro das contas externas, dívida pública estratosférica, crescimento pífio, explosão do desemprego e da exclusão social. Hoje, quando o Brasil volta a crescer, o Estado recupera o seu papel de coordenação e planejamento dos investimentos e os indicadores sociais melhoram,os mesmos exterminadores do futuro vêm a público dizer que o crescimento econômico atual é simplesmente resultado das políticas dos anos 1990. Trata-se do último suspiro daqueles que vão ficando para trás.

Por outro lado, o que o Brasil precisa,daqui em diante, é de mais ousadia. Este salto só se faz possível a partir de uma revisão dos termos do debate atual: desenvolvimento não é expansão do Produto Interno Bruto (PIB); pobreza não é apenas medida; emprego é mais que fator trabalho; inserção externa não quer dizer atração de investimentos; e conhecimento vai muito além de tecnologia importada. Em síntese, a mera aceitação da idéia de projeto nacional é uma das condições para prosseguirmos, de forma original, a nossa construção interrompida.


Ricardo Luiz Chagas Amorim (foto) é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto de Economia da Unicamp e professor licenciado da Universidade Mackenzie
Alexandre de Freitas Barbosa é pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334