resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Democracia e Orçamento

2006. Ano 3 . Edição 23 - 6/6/2006

Renato Vilella

Nos países de democracia madura, a atividade mais importante do Parlamento é a discussão, emenda e aprovação do Orçamento. No Brasil, não.

Há mais de uma década - exceto neste ano, no caso da União - o processo vem ocorrendo de forma rápida e discreta, praticamente sem chegar às páginas dos jornais. Recorde-se que isso vem se dando em ambiente parlamentar que contou sempre com uma oposição aguerrida e vocal.

Esse aparente paradoxo é explicado basicamente por dois fatores. O primeiro deles é o engessamento orçamentário. Desde a promulgação da Constituição de 1988, verifica-se uma tendência a vincular a receita tributária a outros níveis de governo e a alguns setores. Da mesma forma, busca- se proteger áreas tidas como meritórias, com a definição de regras de crescimento das dotações anuais a elas destinadas ou vinculando-as a parâmetros como o salário mínimo, politicamente muito sensível. Outra causa de enrijecimento é o peso elevado que despesas de natureza obrigatória, como os salários do funcionalismo, os benefícios previdenciários e o serviço da dívida pública, têm no total do gasto. Disso resultou a redução acelerada da flexibilidade do Executivo e do Legislativo em alocar recursos públicos: hoje apenas 15% do Orçamento pode ser livremente direcionado e, desse valor, quase metade é dirigida a programas de combate à fome (os quais, em pouco tempo, também se tornarão virtualmente obrigatórios). Se esse quadro de engessamento não for revertido, não será exagero dizer que, no longo prazo, o Orçamento público de cada ano no Brasil terá sido elaborado por burocratas mortos.

"Se esse quadro de engessamento não for revertido, não será exagero dizer que, no longo prazo, o orçamento público de cada ano no Brasil terá sido elaborado por burocratas mortos"


O segundo fator refere-se às chamadas emendas parlamentares. Quando o executivo envia o projeto de lei orçamentário ao Legislativo, há um valor "reservado"para as emendas. É um montante - que nos últimos anos tem ficado em torno de 10 bilhões de reais - geralmente dirigido a pequenas obras e intervenções localizadas. Há o entendimento tácito de que, desde que não toquem no restante do Orçamento ou o façam apenas marginalmente, os parlamentares podem alterar as emendas a seu bel-prazer.

Não admira, portanto, que tradicionalmente haja pouco "barulho"na tramitação legislativa do Orçamento. A margem de manobra da autoridade executiva e do legislador é muito pequena e, como já há um valor reservado para que os parlamentares atendam a seus municípios e estados de origem, acaba não havendo espaço nem motivação para o debate democrático das prioridades.

Outro fato que compromete o processo orçamentário brasileiro se relaciona à receita a ser arrecadada. Tradicionalmente, o Legislativo aumenta o valor estimado pelo Executivo, de forma a criar, artificialmente, espaço para aumento de despesa, principalmente com as emendas parlamentares. Por seu turno, no início de cada ano o Executivo "contingencia"parte do Orçamento, para que seu valor total retorne a um nível próximo ao do projeto original, e só relaxa essa restrição se e quando a receita exceder sua previsão.

Esse contingenciamento é um procedimento plenamente justificável do ponto de vista da gestão macroeconômica prudente e responsável, pois é a forma de garantir o cumprimento das metas fiscais. Na prática, o Executivo subestima a receita, o Legislativo a eleva, e o Executivo segura a execução do Orçamento, para adequá-lo às necessidades da política de estabilização. Seria melhor, no entanto, que, em nome dos mesmos princípios, o Executivo e o Parlamento atuassem de maneira mais madura e racional, e evitassem o minueto. O resultado dessa dança é a perda de utilidade do Orçamento como guia confiável da ação governamental. A falta de aderência entre o que foi aprovado pelo Congresso e o que termina por ser efetivamente realizado reduz a transparência da ação pública e a efetividade de escolhas feitas democraticamente.

A triste conclusão é que o processo orçamentário é uma dimensão em que a democracia brasileira ainda precisa amadurecer muito.


Renato Villela é diretor adjunto da Diretoria de Estudos Macroeconômicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334