resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
A economia e o emprego formal

2006. Ano 3 . Edição 18 - 1/01/2006

"Cerca de 531 mil novos empregos foram gerados em empresas com mais de 1.000 empregados, que são as que mais investem em novas tecnologias e métodos poupadores de insumos"

Paula Montagner

Os anos 90 foram marcados pela contínua redução do emprego formal, o que foi considerado, por alguns analistas, como um dos efeitos decorrentes da globalização. Os resultados apresentados pelas pesquisas nos últimos três anos, no entanto, mostraram que isso não é uma verdade imutável, uma vez que foi constatado crescimento do emprego com vínculo formal simultaneamente ao crescimento econômico, ao aumento da produtividade setorial e até mesmo de rendimentos do trabalho menos qualificado, além de maior exposição da economia ao mercado externo por meio do aumento de exportações e importações.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) registrou que cerca de 70% das ocupações criadas em 2003 e 2004 envolveram vínculo formal. O maior detalhamento dessa importante inversão de tendência pode ser feito por meio da análise dos resultados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgada anualmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, uma vez que o universo das empresas geradoras de emprego declara informações sobre suas atividades e a situação ocupacional de seus empregados. Os resultados da Rais para 2003 e 2004 - similares àqueles revelados pela Pnad e que confirmaram informações parciais apresentadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), uma vez que registra apenas admissões e desligamentos dos trabalhadores celetistas a cada mês - revelaram aumento de 2,7 milhões de empregos com vínculo formal. Houve crescimento em todas as regiões do país, em especial naquelas em que esse tipo de vínculo é menos freqüente, como nas regiões Norte (9%), Centro-Oeste (5,8%) e Nordeste (5,5%), embora em números absolutos as regiões Sudeste e Sul sejam as que tiveram maiores aumentos em seus contingentes (1,1 milhão e 0,6 milhão, respectivamente). Outro aspecto que não pode ser desprezado é a característica desses vínculos: 85% desses postos eram contratos regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) por tempo indeterminado, 10% eram contratos de servidores públicos estatutários, e os restantes 5% representavam outros tipos de vínculo, como os temporários.

Em 2004, foram gerados 1,86 milhão de postos, correspondendo a crescimento de 6,3% dos empregos formais, o maior desde 1987, e registrando-se aumento de 4,6% nos estabelecimentos geradores de emprego.

As atividades que mais ampliaram postos de trabalho foram o agronegócio (com destaque para as cadeias de açúcar e álcool e de carnes); de calçados e de vestuário (mesmo estando ambos os segmentos bastante pressionados pela concorrência externa); e a cadeia metal-mecânica (com a produção de veículos, autopeças e também a produção e reparação de máquinas). É importante frisar que o crescimento da produção de bens induziu expressivo aumento do emprego no comércio e nos serviços, em especial nos segmentos de apoio às atividades produtivas, como as das empresas que transportam carga, despacham mercadorias, recrutam e selecionam mão-de-obra, além de outras que prestam serviços administrativos, jurídicos e contábeis para empresas.

Esse crescimento teve uma característica pouco esperada: 531 mil novos empregos foram gerados em empresas com mais de 1.000 empregados. Essas empresas são as que mais investem em novas tecnologias e métodos poupadores de insumos. O aumento do emprego nesse segmento expressa a importância do crescimento econômico para a geração de novos empregos em nosso país.

A pesquisa reafirmou ainda a ampliação do crescimento das contratações de homens e mulheres com maior escolaridade; 65% dos novos contratados haviam concluído o nível médio, embora, devido à escassez de mão-de-obra qualificada em algumas ocupações, tenha se verificado a readmissão de trabalhadores com mais idade e menos escolaridade. Além disso, há que mencionar que, em 2004, a geração expressiva de empregos elevou a massa de rendimentos desses assalariados em 7,6%, o maior aumento desde 1995, quando se observou os efeitos da estabilização da moeda.


Paula Montagner é economista e coordenadora do Observatório do Trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334