resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O iuane e a inserção externa da China

2005. Ano 2 . Edição 14 - 1/9/2005

"A estabilidade cambial obtida com a formação de reservas em dólar foi pedra angular da estratégia de atração de investimentos, além de reafirmar a liderança da China na Ásia"

Luciana Acioly

A pequena valorização da moeda chinesa, o iuane, em 2% em relação ao dólar norte-americano, ocorrida em julho último, levou muitos analistas a considerar que essa mudança foi mais um ato simbólico em resposta às pressões americanas, e que as autoridades chinesas permanecem interessadas em manter o iuane desvalorizado. Analisando o papel que o iuane vem exercendo no padrão de inserção internacional da China, particularmente nos fluxos de investimentos diretos externos, é possível entender a cautela chinesa.

A partir de meados dos anos 80, quando os Estados Unidos decidiram reverter a grande valorização do dólar, os japoneses, que haviam obtido elevados superávits comerciais com aquele país, viram sua moeda valorizar-se, afetando suas exportações e causando muitos prejuízos a seus bancos e corretoras. Esse período de valorização do iene ante o dólar deu início ao movimento de deslocamento da indústria japonesa para os países da região. Nessa mesma época, a China já contava com uma moeda desvalorizada, completava sua primeira década de crescimento acelerado e implementava com êxito seus programas de reforma econômica, combinando uma estratégia exportadora agressiva com uma política de atração de investimentos diretos externos para as Zonas Econômicas Especiais (Zees).

De 1985 a 1995, período em que a moeda japonesa permaneceu fortemente valorizada em relação ao dólar norte-americano, a China, assim como outros países asiáticos, beneficiou-se dos investimentos diretos japoneses, de Hong Kong e de Cingapura e também do comércio regional associado a esses investimentos. O Japão foi o grande fornecedor de bens de capital para a China e para os dez países da Associação dos Países do Sudeste Asiático (Asean, da sigla em inglês) e para a Coréia, com os Estados Unidos transformando-se nos maiores importadores líquidos da produção manufatureira regional. Em 1995, com a desvalorização do iene frente ao dólar, diminuíram os investimentos diretos japoneses vinculados às exportações asiáticas para terceiros mercados, particularmente para os Estados Unidos, com impacto negativo na dinâmica regional.

Como esses países tinham regimes cambiais vinculados ao dólar, a valorização da moeda norte-americana levou à valorização real das principais moedas asiáticas. Um ano antes o iuane havia sido desvalorizado e o governo chinês decidiu que manteria a taxa fixa nominal de câmbio do iuane/dólar. A partir de então, a China passou a deslocar os produtores do Asean, a receber elevados montantes de investimentos diretos americanos e a constituir-se num grande mercado asiático; a estabilidade do iuane passou a contrapor-se à instabilidade do iene ante o dólar e a política de sustentação de sua taxa nominal de câmbio a partir de 1997 ajudou na superação da crise asiática, evitando a corrida cambial, além de afirmar a estabilidade da moeda-chave para o comércio regional.
A estratégia de desenvolvimento da China tem sido baseada, de um lado, na expansão de seu mercado doméstico e no crédito interno. A indústria doméstica tem papel relevante no crescimento global da economia. A exportação de produtos industrializados garante a geração de divisas, o que mantém o ritmo da modernização. Nesse sentido, a política de abertura do país, mediante a atração de investimentos diretos estrangeiros, resultou num padrão de inserção internacional bastante diferenciado em relação à maioria dos países em desenvolvimento. A estabilidade cambial obtida com a formação de reservas em dólar foi pedra angular dessa estratégia, além de reafirmar a liderança da China na Ásia.

Talvez por isso o porta-voz do Banco Central da China, quando perguntado se o governo chinês continuaria a valorizar o iuane, tenha respondido que o gradualismo é um dos princípios mais importantes da reforma nos mecanismos de estabelecimento da taxa de câmbio na China. Ele também afirmou que impactos negativos de uma grande valorização sobre a economia, especialmente sobre bancos e exportadores, não atenderiam aos interesses fundamentais do país.


Luciana Acioly é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334