resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Em busca de um grande salto

2005. Ano 2 . Edição 12 - 1/7/2005

"O grande equívoco da política econômica do governo não é apenas a perspectiva de curto prazo, mas o fato de não contemplar o desenvolvimento econômico"

Mauro Borges Lemos

Representantes da área econômica do governo insistem que a atual política macroeconômica é a única via para o crescimento sustentado da economia brasileira, mas ela é suficiente apenas para garantir uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da ordem de 3% para este ano e não superior a 4% em 2006 e 2007. E só será possível atingir essas taxas se não houver nenhum choque externo na economia brasileira, como os que aconteceram após o Plano Real de 1994. O cenário aponta, portanto, para uma reduzida taxa de crescimento sustentado, inferior ao produto potencial. O PIB brasileiro cresceu à taxa média anual de 7%, desde 1945 até o início dos anos 80, e pode ser considerada como o nível de crescimento potencial do país. O aumento do PIB projetado pelas autoridades econômicas para os próximos anos, entre 3% e 4%, pode servir para romper o ciclo de estagnação, mas será insuficiente para reduzir o desemprego e os fatores estruturais crônicos de subdesenvolvimento do país. A adequação da atual política econômica deve ser questionada, pois existe um hiato entre o crescimento potencial da economia, determinado pelos recursos físicos e humanos disponíveis, e a taxa prevista de expansão do PIB. A supressão desse hiato é uma condição necessária para transformar a agenda de crescimento em agenda de desenvolvimento.

O grande equívoco da política econômica do governo não é a perspectiva de curto prazo em detrimento da visão de longo prazo, mas o fato de não contemplar o desenvolvimento econômico que deveria supor, entre outras coisas, a eliminação do desemprego involuntário e a redução da desigualdade. Desde os anos 90 essa questão voltou a ocupar papel de destaque na literatura econômica e o que está em jogo é a opção da política econômica do governo aferrada à visão tradicional, ao "paradigma da convergência", em contraposição ao "paradigma do grande salto".

O paradigma da convergência tem como pressuposto a lei dos retornos marginais decrescentes, segundo a qual os países pobres, com baixa dotação de capital relativa ao trabalho, garantem uma taxa mais elevada de retorno do capital e assim, no longo prazo, seus níveis de renda per capita tendem a convergir para aqueles dos países mais ricos. No entanto, a convergência pode não ocorrer se alguma variável afetar negativamente a renda per capita, a taxa de retorno do capital, por exemplo, a política macroeconômica e a corrupção, bem como a produtividade do trabalho, que sofre a influência da baixa escolaridade.

Tais variáveis possuem sérias limitações para explicar os problemas do desenvolvimento e a maioria delas encontra-se no chamado problema da "galinha e do ovo". Imagine as gangues de Nova York no século XIX, Al Capone na Chicago dos anos 20 do século passado e o sucesso econômico do "capitalismo estatal" da China contemporânea. É fácil perceber que desenvolvimento, população e instituições interagem e não são processos de causa e efeito.

A proposta da política econômica do governo é "arrumar a casa" para depois trilhar o caminho do desenvolvimento, seguindo a cartilha do paradigma da convergência. O suposto falacioso nessa teoria é que é possível eliminar os obstáculos do crescimento sem mirar diretamente nos desafios do desenvolvimento, desconhecendo que o problema do subdesenvolvimento decorre de uma ampla falha de coordenação e, portanto, de expectativas. Não existe determinismo para o funcionamento do mercado e a própria estratégia de desenvolvimento é o melhor meio de perseguir o crescimento sustentado, que exige um esforço concentrado de investimentos complementares, dentro de uma política de "um grande salto à frente". Para isso, a política econômica deve mudar na direção de uma estratégia do desenvolvimento.


Mauro Borges Lemos é professor da Universidade Federal de Minas Gerais e Secretário Executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334