resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Bons ventos?

2005. Ano 2 . Edição 9 - 1/4/2005

"Mesmo que os avanços quantitativos, queda da taxa de desemprego e aumento da ocupação total, não sejam expressivos em 2005 quanto foram em 2004, os ganhos qualitativos com a redução do emprego precário e o aumento da renda média quase que certamente acontecerão"

Lauro Ramos

"Oxalá possamos, por muito tempo, olhar para trás e afirmar: 2003 foi o pior ano para o mercado de trabalho na história estatisticamente documentada da economia brasileira!"

A frase acima, dita por um trabalhador anônimo numa conversa de bar, expressa um misto de esperança e confiança, e reflete bem o grau de debilidade a que chegou, de forma paulatina, o mercado laboral em tempos recentes. De fato, após a fase áurea do período imediatamente pós-Real, uma série de adversidades nos planos doméstico e externo, aliadas aos ditames da nova ordem econômica internacional que acarretaram mudanças estruturais na esfera produtiva, o mercado de trabalho entrou numa trajetória de estagnação ou declínio (com a exceção digna de nota do ano 2000). Que a saúde do paciente não ia bem era fato notório. Não obstante, mesmo em meio a uma aguda recessão econômica, causou alguma comoção a falência quase generalizada de 2003, com desemprego recorde, mesmo considerando o ruído causado pela mudança metodológica em sua mensuração, e com a queda brutal nos rendimentos reais.

Em meio a esse quadro desalentador, o enigma ficou por conta do nível de ocupação: que cresceu 4,7% dentro uma economia com crescimento virtualmente nulo! Assim como a natureza não dá saltos, na economia não existe mágica. Um exame mais minucioso nos dados da (nova) Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que a variação absoluta do nível de ocupação no segundo semestre de 2003 comparada a 2002 é, para efeitos práticos, igual à variação absoluta do subemprego por sub-remuneração (inferior ao salário mínimo/hora): 730,2 mil ante 725,1 mil. Ou seja, em vez de crescimento da ocupação, o que aconteceu foi um inchaço, ao melhor estilo "pastel de vento".

Parece razoável especular que o crescimento do subemprego deveu-se ao fato de que a queda da renda familiar restringiu o atendimento das necessidades básicas de consumo das famílias. Com os provedores perdendo o emprego ou renda real, fez-se necessário o deslocamento de membros "secundários" das famílias de suas ocupações tradicionais - escola, afazeres domésticos, lazer... - para atividades de mercado, de modo a recompor, mesmo que de forma minguante, o orçamento familiar. Esses trabalhadores, por falta de experiência, tradição e opção acabam aceitando postos de trabalho sub-remunerados.

Com a retomada da atividade econômica e o aquecimento do mercado de trabalho, esse processo tende a chegar ao fim. A comparação do nível médio da ocupação no segundo semestre de 2004 com o mesmo período de 2003, na nova PME, respalda essa tese: a variação na ocupação total foi de 733,7 mil empregos, enquanto o crescimento do subemprego ficou em 506,3 mil. Pode não ser ainda um resultado brilhante, mas aponta o início de uma reversão do processo, que parece também ser confirmada pela expressiva geração de empregos formais captada pelo Ministério do Trabalho. Se o movimento se confirmar ao longo de 2005, o que parece perfeitamente plausível, haverá um efeito-composição que elevará a renda média.

Assim, mesmo na eventualidade de que os avanços quantitativos - queda da taxa de desemprego e aumento da ocupação total, entre outros - não sejam tão expressivos em 2005 quanto foram em 2004, os ganhos qualitativos com a redução do emprego precário e o aumento da renda média quase que certamente acontecerão. É mesmo possível imaginar um crescimento bastante significativo da massa real de salários, o que ajudaria a impulsionar fortemente o consumo das famílias. Seu crescimento pode, nesse cenário, vir a ser o fator "surpresa" a sustentar um expansão da economia acima do previsto.

Caso os ventos realmente soprem a favor, haverá uma formidável oportunidade para enfunar as velas das reformas - sindical, trabalhista e da Justiça do Trabalho -, tão necessárias para dotar o mercado de maior flexibilidade e capacidade de acomodação aos choques econômicos, de modo a tornar verossímil a frase do início do artigo.


Lauro Ramos é coordenador de Estudos de Mercado de Trabalho do Ipea

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334