resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Fome e desnutrição em debate

2005. Ano 2 . Edição 7 - 1/2/2005

"A experiência tem demonstrado que o equacionamento de problemas sociais, dentre os quais se destaca a questão da fome, não se dá por meio de programas isolados e setoriais. É preciso integrar ações assistenciais com medidas capazes de gerar mudanças estruturais, como as de educação, saúde e geração de renda”.

Anna Peliano

Afinal, temos ou não temos fome no Brasil? Eis a questão levantada após o lançamento de pesquisa do IBGE que confirmou a queda da desnutrição no país. Diversos estudos vêm apontando para a melhoria dos indicadores sociais brasileiros, entre eles, a desnutrição. O Relatório Brasileiro de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio, apresentado pelo presidente Lula nas Nações Unidas, destaca que a desnutrição infantil caiu cerca de 70% entre os anos de 1975 e 1996. A depender da medida utilizada, a desnutrição atingia, naquele último ano, 10,5% das crianças menores de 5 anos (com déficit de altura para idade), 5,7% (com déficit de peso para idade), ou 2,3% (com déficit de peso para altura).

É sabido que o país não tem problemas de fome semelhantes a países africanos ou asiáticos. Nunca se explorou por aqui imagens de famintos esquálidos. Elevados percentuais de desnutridos são encontrados em países em que parte dos habitantes é submetida a episódios agudos de insuficiência alimentar. Ainda que no Brasil o problema não se apresente com tal gravidade, ele não deve ser menosprezado. Cerca de 49 milhões de brasileiros vivem, segundo o IBGE, com renda mensal equivalente a meio salário mínimo, 130 reais, inferior ao custo da cesta básica calculada pelo Dieese (de 146 reais em novembro de 2004). Essas pessoas enfrentam dificuldades para se alimentar: sacrificam outros gastos básicos, recorrem a programas como a merenda escolar e a alimentação do trabalhador ou dependem da caridade. Tais dificuldades foram, também, captadas pelo IBGE: cerca de 47% das famílias declararam que têm restrições para comprar alimentos e, dentre essas, 14% afirmaram que o alimento disponível é insuficiente.

Apesar dessas informações e do baixo nível de renda de grande parcela da população, de repente parece que não se sabe bem se a fome existe no Brasil e até mesmo qual é o significado do termo. Em dicionários a palavra fome é sinônimo de penúria, miséria, míngua de víveres. Josué de Castro um dos maiores estudiosos sobre o tema no Brasil, já definia há décadas a fome como um complexo fenômeno de manifestações biológicas, econômicas e sociais. Em sua avaliação, ela devia ser entendida e tratada como sinônimo de subdesenvolvimento.

Qual a surpresa do momento? O debate é semântico, teórico, ideológico ou político? Poderia ser teórico: analisada sob o aspecto biológico, a fome se tornaria uma questão de políticas públicas quando chegasse a seu extremo, com desnutrição de grandes contingentes da população. Poderia ser ideológico: no período da ditadura não se podia sequer mencionar o termo fome nos programas oficiais. Ela era associada a questões econômicas, sociais e, portanto, políticas. Já se reconhecia que a solução do problema demandaria mudanças estruturais na organização da sociedade.

Por outras razões, no momento o debate se encaminha para o campo político. Isso se deve à prioridade atribuída pelo atual governo à fome. Ótimo. Ela requer soluções políticas. Assim, o que importa é identificar qual o problema que se quer atacar e que opções são pertinentes. Se a opção for enfrentar a má nutrição, a prioridade poderia ser uma política focalizada nos desnutridos. Se a opção for pelo campo da segurança alimentar, o enfoque tem de ser múltiplo e abrangente. A experiência tem demonstrado que o equacionamento de problemas sociais não se dá por meio de programas isolados e setoriais. É preciso integrar ações assistenciais com medidas capazes de gerar mudanças estruturais, como as de educação, saúde e geração de renda. Esse foi o entendimento que conduziu ao desenho do Programa Bolsa Família e à estratégia do Fome Zero.

Entendida como sinônimo de miséria, penúria, míngua de víveres, a fome só pode ser combatida por meio de programas intersetoriais e integrados, que são difíceis de ser entendidos e implementados, demoram para dar resultados e requerem persistência. Questionar a existência da fome é negar a condição de miséria em que vive boa parte dos brasileiros.


Anna Peliano é diretora de Estudos Sociais do Ipea

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334