resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros, leitura, desenvolvimento

2005. Ano 2 . Edição 6 - 1/1/2005

"O livro é um importante fator de desenvolvimento econômico e social de uma nação, uma verdade nem sempre lembrada"

Raul Wassermann

Muito se disse da pesquisa sobre o livro no Brasil que os economistas George Kornis e Fabio de Sá Earp, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizaram para o BNDES. Na apresentação dos resultados, os pesquisadores observaram que não entendem por que o setor não está berrando por mais apoio e fica escondendo a verdade.

E eles têm toda a razão. Há poucas décadas havia um estranho hábito no setor editorial de sempre divulgar que estava tudo ótimo, estando ou não. Quando uma nova geração, mais exigente e mais profissionalizada, chegou ao mercado, os números foram ficando mais claros. A partir de 1990 obteve-se um histórico de dados importantes sobre o mercado editorial, e quem lia as pesquisas com a devida atenção via uma realidade preocupante.

Aliás, a pesquisa dos economistas da UFRJ não mostra nada que já não fora obtido no Diagnóstico do Setor Editorial (de 1990 a 2002) ou na pesquisa Retrato da Leitura no Brasil (2001), a primeira feita diretamente com a produção e as vendas das editoras e a segunda pesquisando a opinião de pessoas maiores de 14 anos de todo o país por meio de uma amostragem de cerca de seis mil entrevistas. O grande valor desse novo trabalho é confirmar os problemas e fazer um alerta consistente sobre as conseqüências que a falta de uma política de governo organizada podem trazer para o futuro da nação.

Infelizmente, as entidades de classe que patrocinavam o chamado Diagnóstico do Setor Editorial - e cuja metodologia foi adotada em toda a América Latina com apoio do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe - substituíram as pesquisadoras por uma instituição sem experiência na área. Além disso, após a pesquisa referente ao ano de 2002, foi feita uma verificação do desempenho do mercado nos últimos cinco anos abstraindo-se as compras governamentais, e o resultado mostrou uma queda livre e contínua. Esse "pequeno" detalhe não foi divulgado e os pesquisadores da UFRJ se preocuparam em fazer umas poucas contas descobrindo o problema. Para ter uma idéia, as compras de governo significam em média 50% do valor anual faturado pelo mercado. Mas isso está longe de atender à necessidade de dar acesso à leitura a todos, pois se trata de programas dirigidos a escolas públicas, muito importantes, mas que só atendem crianças matriculadas; já as que saem da escola...

Felizmente, ainda há alguma esperança quando, depois de engasgar nos planos, o ministro da Cultura tirou a coordenação do Programa Fome do Livro/ Plano Nacional do Livro e da Leitura de sob as asas da Fundação Biblioteca Nacional. Realmente, como já alertava um memorial entregue pela Câmara Brasileira do Livro aos presidenciáveis em 2002, a missão da Biblioteca Nacional deveria ser focar o importante trabalho de preservação de seu valioso acervo e deixar a política do livro e da leitura para um órgão independente, capaz de dialogar com várias instâncias do governo para que o assunto deixasse de ser tratado como "perfumaria cultural".

Essa missão está nas mãos de Galeno Amorim, ex-secretário de Cultura de Ribeirão Preto e profissional do livro, e os primeiros resultados foram a discussão de regulamentação da Lei do Livro e de um Plano Nacional do Livro e da Leitura, além do decreto que substitui PIS e Cofins por uma pequena taxa recolhida a um fundo destinado a executar o plano. Agora é necessário que todos os envolvidos façam suas contas e descubram que a cascata de taxas pode mudar de direção e levar a uma baixa no preço dos livros.

Falta, também, a volta da Secretaria do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura, ou algo assemelhado, mas com poderes de dialogar com os órgãos de educação, indústria, desenvolvimento, economia e até saúde. Um órgão que atue com respeito pela aura romântica que envolve o livro, mas consciente de que o livro é muito mais importante como fator de desenvolvimento econômico e social de uma nação, uma verdade nem sempre lembrada.


Raul Wassermann, editor e ex-presidente da Câmara Brasileira do Livro (1999 a 2003)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334