resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Condições para o crescimento

2004. Ano 1 . Edição 5 - 1/12/2004

"Nos últimos 50 anos um bom número de países foi capaz de sair da pobreza, e outros estão em vias de fazê-lo. A Agenda de Desenvolvimento de Barcelona indica que não existe um modelo único para todos"

Paulo Mansur Levy

Um grupo de renomados economistas, de perfil diversificado, reuniu-se em setembro no contexto do Fórum Universal das Culturas, em Barcelona, para refletir sobre os desafios econômicos dos países em desenvolvimento. Entre os participantes estavam o Prêmio Nobel Joseph Stiglitz, e os economistas Paul Krugman e Jeffrey Sachs. Desse encontro resultou um manifesto, a Agenda de Desenvolvimento de Barcelona, que procura traduzir pontos de convergência e apresentar alternativas a uma visão ortodoxa do receituário de política econômica normalmente associado ao Consenso de Washington.

O documento reconhece avanços na disseminação da democracia e no cumprimento dos direitos humanos nos países em desenvolvimento, destaca que o forte crescimento de países populosos, como China e Índia, tem o potencial de retirar um número expressivo de pessoas da miséria, e enfatiza a importância da estabilidade macroeconômica - em particular, a redução da inflação na América Latina - para o crescimento sustentado. Por outro lado, aponta para o crescimento medíocre e para a vulnerabilidade de alguns países às crises financeiras internacionais. Por fim, destaca a manutenção da desigualdade ou a piora na distribuição da renda em países em desenvolvimento.

A avaliação é de que há razoável convergência quanto aos princípios que orientam estratégias bem-sucedidas de desenvolvimento: o respeito à lei e aos direitos de propriedade, o funcionamento livre do mercado - sem abrir mão da intervenção do Estado - e a necessidade de atenção especial à distribuição de renda. Além disso, enfatiza a necessidade da criação instituições que traduzam esses princípios em realidade.

A percepção da importância do arcabouço institucional na construção das bases do crescimento sustentado aumentou nos últimos anos. As reformas institucionais passaram a compor o que se convencionou chamar de "a segunda rodada de reformas do Consenso de Washington" - e, não por acaso, John Williamson, um dos articuladores do Consenso de Washington, assina também a Agenda de Barcelona. Num ponto o manifesto de Barcelona avança em relação ao Consenso de Washington: reconhece que a natureza das instituições depende de fatores históricos e culturais específicos a cada país.

Não há, segundo o documento, um modelo único de política econômica para garantir o crescimento sustentado. Políticas microeconômicas devem ter por objetivo corrigir falhas de mercado. Níveis elevados de endividamento, sistemas bancários pouco ou mal regulados e políticas monetárias frouxas são vistos como obstáculos sérios ao desenvolvimento. Eles implicam que as políticas financeira, monetária e fiscal devam ser prudentes - o que não exclui a possibilidade de se praticar políticas anticíclicas. Estas, por seu turno, demandam instituições adequadas, bem como o apoio dos organismos financeiros internacionais, com critérios de avaliação flexibilizados para permitir, por exemplo, que os investimentos em infra-estrutura e em P&D sejam contabilizados como aquisição de ativos e não como gasto corrente.

No plano internacional, a ênfase recai sobre a necessidade de se incorporar o objetivo do desenvolvimento econômico às negociações multilaterais, destacando-se o combate ao protecionismo agrícola e têxtil. Defende-se também a necessidade de avançar na reforma da arquitetura financeira internacional para reduzir a volatilidade excessiva dos fluxos de capital. Por fim, sugere-se um tratamento mais simétrico aos fluxos de capital e de trabalho, como forma de ampliar o papel das remessas de emigrantes como fonte adicional de financiamento.

Nos últimos 50 anos um bom número de países foi capaz de sair da pobreza, e outros estão em vias de fazê-lo. São as lições desses países que se procurou traduzir na Agenda resumida acima. A principal delas é que não parece haver um modelo único, mas princípios pétreos a serem aplicados à realidade de cada país.


Paulo Mansur Levy é Diretor de Estudos Macroeconômicos do Ipea

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334