resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Investimento e crescimento

2004. Ano 1 . Edição 3 - 1/10/2004

"Incentivos econômicos adequados são fundamentais para determinar a eficiência na alocação dos fatores de produção"

Paulo Levy

Em seu último Boletim Conjuntural, o Ipea afirma que para sustentar taxas de crescimento do PIB de 5% ao ano a taxa de investimento teria de ser da ordem de 25% do Produto Interno Bruto (PIB), valor que se compara a uma taxa de 18% do PIB em 2003. A análise que conduz a tal resultado enfatiza que a economia brasileira investiu muito pouco nos últimos anos, em média 19,5% do PIB entre 1995 e 2002, e que isso tende a criar desequilíbrios diante de uma aceleração forte do crescimento como a que se observa na atual recuperação.

A relação entre investimento e crescimento, no entanto, é mais complexa do que o mecanismo automático subjacente àquela análise. De fato, no contexto do ressurgimento do interesse sobre os determinantes de longo prazo do crescimento econômico a partir da segunda metade dos anos 80, boa parte das novas abordagens procura exatamente questionar o automatismo dessa relação, e destacar em seu lugar outras variáveis ou características do sistema econômico cujo papel no crescimento de longo prazo seria mais importante que o do simples investimento em capital fixo.

Um livro recentemente traduzido no Brasil1 traça um histórico da evolução da teoria do crescimento econômico a partir dos anos 40, e mostra que a percepção de uma relação automática entre investimento e crescimento é uma herança de circunstâncias específicas que prevaleceram no período imediato pós-II Guerra Mundial. A principal crítica a análises do tipo "dada uma meta de crescimento do PIB per capita, qual a taxa de investimento necessária para atingi-la" é que elas ignoram o papel dos incentivos econômicos nas decisões de produção e de investimento. Por exemplo, nessas análises as decisões relativas à técnica de produção não são influenciadas pela disponibilidade relativa de fatores de produção, ou seja, não são influenciadas pelos seus preços relativos. Essa questão dos incentivos apropriados - dos quais os preços relativos em geral são uma dimensão fundamental - é crucial para entender por que o crescimento não pode ser pensado apenas como decorrência da acumulação do capital físico.

Incentivos econômicos adequados são fundamentais para determinar a eficiência na alocação dos fatores de produção. Isso significa que taxas de investimento elevadas são perfeitamente consistentes com baixas taxas de crescimento do PIB, e vice-versa. O Brasil já teve períodos em que se investiu muito, porém mal - seja porque o investimento era determinado na esfera estatal, sem maiores considerações quanto à sua eficiência econômica, seja porque os preços relativos encontravam-se distorcidos por excesso de proteção tarifária ou, no sentido contrário, por um câmbio sobrevalorizado. Em qualquer caso, os resultados foram investimentos com baixo impacto sobre o crescimento a longo prazo. Durante a crise de energia, mais recentemente, investiu-se muito apenas para substituir equipamento movido a energia elétrica por geradores e caldeiras a óleo combustível ou gás.

O atual arcabouço da política econômica tem se mostrado capaz de prover sinais adequados de preços relativos que levem a um maior eficiência econômica do investimento. As reformas estruturais dos anos 90, especialmente a abertura comercial e as privatizações também aumentaram a eficiência da economia, o mesmo acontecendo com a estabilidade macroeoconômica. Para frente, a aprovação das reformas - especialmente as relacionadas à regulação de setores de infra-estrutura e aquelas voltadas para a remoção dos obstáculos que hoje dificultam o funcionamento do sistema de crédito e que impedem uma distribuição mais eficaz do risco - também deve contribuir para esse aumento de eficiência. Assim, pode-se esperar que mesmo que o investimento cresça apenas gradualmente, o crescimento do PIB poderia se manter em patamares sustentados, com aceleração também gradual ao longo do tempo.


Paulo Levy é diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no RJ

William Easterly, "O Espetáculo do Crescimento - Aventuras e desventuras dos economistas na incessante busca pela prosperidade nos trópicos", Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. O título é uma tradução algo infeliz de "The Elusive Quest for Growth". O autor passou boa parte de sua vida profissional no Banco Mundial e o livro propõe-se também a fazer uma crítica das práticas e abordagens dessa instituição aos problemas do desenvolvimento econômico.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334