resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Na criação do Ipea, uma visão e seus desafios

2004. Ano 1 . Edição 2 - 1/9/2004

"Foi o Ipea quem teve a idéia de colocar no planejamento de Governo a visão do 'crescimento com redistribuição', no início dos anos 70, para evitar falsas dicotomias entre crescimento e distribuição de renda."

João Paulo dos Reis Velloso

Quando Roberto Campos, então Ministro do Planejamento, me chamou para colocar o desafio da criação do Ipea, lá nos idos de 64, fez questão de acentuar: Tem de ser uma instituição fora do dia-a-dia do Ministério e do Governo, voltada para pensar o Brasil principalmente no médio e longo prazo. E a idéia de pesquisa aplicada significa que não vai ser uma instituição acadêmica, tudo que fizer deverá ser policy oriented, voltado para a definição de Políticas Públicas e para o planejamento".

Considerando a experiência vivida por uma entidade como o Ipea, diria que tem de funcionar em clima de pluralismo e de liberdade de criação. E que está sempre diante de dois desafios.

O primeiro é pensar o desenvolvimento como fenômeno global: econômico, social, político e até cultural. Claro, a ênfase deve ser no econômico e no social. Foi o Ipea quem teve a idéia de colocar no planejamento de Governo a visão do "crescimento com redistribuição", no início dos anos 70, para evitar falsas dicotomias entre crescimento e distribuição de renda.

O segundo desafio é a relevância. O Ipea tem de cuidar de coisas importantes, para que lhe sejam dadas as condições, inclusive materiais, de funcionar bem.

E relevância implica várias coisas. Para começo de conversa, implica criatividade. Foi no IPEA que se fez, no fim dos anos 60 e começo dos 70, o primeiro estudo sobre o aproveitamento dos "Cerrados". E os "Cerrados", como sabemos, mudaram a fronteira e mudaram a face do agronegócio brasileiro. Do Ipea nasceu a Finep, ainda na idéia de financiar estudos e projetos, e lá também se fez a reestruturação do IBGE, e a sua transformação em fundação.

Relevância implica, igualmente, visão estratégica do desenvolvimento brasileiro, para servir de base a qualquer esforço de planejamento estratégico. Planejamento para a economia de mercado, planejamento com liberdade, planejamento como forma de racionalizar a política de desenvolvimento e liberar as forças criativas da economia e da sociedade. Essa, a concepção de grandes humanistas, como James Tobin e Salvador de Madariaga.


João Paulo dos Reis Velloso, ex-ministro do Planejamento, é presidente do Instituto Nacional de Altos Estudos.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334