resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Edição 88 - Seção de Ciência e Inovação

2016 . Ano 13 . Edição 88 - 23/11/2016

 

rd88circuito01img001

 

SUSTENTABILIDADE

Uso de palma na alimentação de animais

A criação de caprinos, como bodes e cabras, pode ficar mais barata e sustentável graças a uma descoberta do Instituto Nacional do Semiárido (Insa). A equipe percebeu que a ingestão da palma forrageira pelos animais reduz significativamente o consumo de água por parte deles. Isso se dá pelo fato de o alimento possuir aproximadamente 90% da sua composição de H2O. Assim, o consumo de água diminuiu em 61%. Durante a análise, os pesquisadores usaram três tipos de palma – orelha de elefante mexicana, doce miúda e baiana – misturadas a outros alimentos, como milho, farelo de soja e feno. O resultado apontou que a ingestão desse complemento ajudou também no ganho de peso dos animais.

 

___________________________________________________________________________________

 

rd88circuito01img002

 

TECNOLOGIA

Brasil partilha monitoramento de florestas

Representantes do Peru, do Suriname e da Guiana participaram do curso internacional de Monitoramento de Florestas Tropicais oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no Centro Regional da Amazônia, em Belém (PA). O Brasil é o único país da região tropical que possui um programa de monitoramento de florestas. Pode, assim, partilhar com outros países a expertise para que eles consigam acompanhar e fiscalizar suas florestas. Alguns dos pontos fortes do monitoramento brasileiro são: a geração de imagens das florestas via satélite, o levantamento de informações sobre áreas desmatadas na Amazônia Legal e a qualificação do desflorestamento. Além disso, há o projeto Queimadas, que mapeia e monitora cicatrizes de áreas de incêndios florestais.

 

___________________________________________________________________________________

rd88circuito01img003

 

DOCUMENTAÇÃO

Brasil possui acervo de 30 mil amostras de solo

A soloteca brasileira, pertencente à Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, possui uma extensa  documentação do solo brasileiro e africano. Com aproximadamente 30 mil amostras, o objetivo de guardar todo esse material é a possibilidade de realizar avaliações de mudanças temporais nos atributos do solo, estudos retrospectivos de balanço de nutrientes e poluentes, calibrar novos métodos de medida em relação aos tradicionais e possibilitar uma redução de custos. Criada em 1973, a soloteca passará por revitalização até 2018, quando ganhará um inventário digital para controle das amostras arquivadas, um banco de dados com trabalhos publicados, dados analíticos e morfológicos completos de perfis de solos estocados e um manual que estabelecerá regras de gestão, de seleção de amostras para estocagem e descarte, catalogação e política de uso.

 

___________________________________________________________________________________

 

rd88circuito01img004

 

AGRICULTURA

Carnes poderão receber selo de certificação

Um dos principais fatores responsáveis pelo efeito estufa pode estar com os dias contados. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um conceito batizado de Carne Carbono Neutro (CCN) e que passará a ter selo de certificação. O CCN consiste em introduzir árvores na criação de rebanhos bovinos. Sua presença neutraliza o metano entérico – exalado pelos animais –, que é um dos principais responsáveis pelos problemas do aquecimento global. A carne que for produzida levando em conta esse sistema poderá receber o selo mediante adoção ao protocolo CCN. Assim, espera-se um aumento na exportação de carnes, em especial para o mercado europeu.

 

 

___________________________________________________________________________________

rd88circuito01img005

 

ALIMENTAÇÃO

Hambúrgueres com menos gordura

A ingestão de alimentos balanceados e com menos gordura tem sido a cada dia mais incentivada por
médicos e nutricionistas. Dessa forma, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um hambúrguer feito com fibra de abacaxi e óleo de canola como substitutos parciais de gordura. O produto, além de ter uma melhor qualidade nutricional, colabora para a redução de desperdício de alimentos, já que utiliza material que seria descartado pela indústria e, ainda, pode ser considerado um ingrediente promissor para a indústria, uma vez que está disponível e é de baixo
custo. Quanto a benefícios nutricionais, o alimento com subprodutos de abacaxi e óleo de canola tem menos calorias, teor de gordura e de colesterol.

 

___________________________________________________________________________________

 

rd88circuito01img006

INOVAÇÃO

Clareamento dental com luz violeta

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP desenvolveram um estudo utilizando apenas luz violeta para o clareamento dentário e descobriram que esse recurso é tão eficaz quanto outros tratamentos. No entanto, uma vantagem é que sua utilização dispensa outros materiais, como o gel de peróxido aplicado junto com a luz ultravioleta, atualmente utilizado no tratamento de clareamento dentário. Os pesquisadores destacaram que há também uma redução no tempo do tratamento – atualmente de três sessões, com duração de aproximadamente quarenta minutos cada. Com a luz violeta, esse tempo cai para três sessões de trinta minutos, divididas em três semanas.

 

 



 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334