resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor - Edição 85

2015 . Ano 12 . Edição 85 - 20/01/2016

Vinculado novamente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Ipea se prepara para exercer uma de suas grandes vocações dentro do Estado brasileiro: o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. Uma função da maior relevância, uma vez que, nas últimas duas décadas, o país vem fazendo um grande esforço para atender à maioria de sua população com programas sociais. É preciso, portanto, qualificar essas ações de Estado para que elas se tornem mais efetivas.

O primeiro passo foi dado com a realização do seminário Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas: instrumentos e experiências, organizado pelo Ipea, de 23 a 25 de novembro de 2015, em sua sede, em Brasília. Durante o evento, foram discutidas as capacidades de avaliação, tendo em vista as diferenciadas políticas públicas, e criada uma coordenação para essas capacidades.

O Mestrado Profissional em parceria com a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) garantirá a formação de quadros para colaborar nesse trabalho, que será feito com instituições parceiras, como o próprio Ministério do Planejamento, a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), com um intercâmbio frequente de dados. Este é o tema principal desta edição de nossa revista.

Em entrevista para a Desafios, o presidente do Ipea, Jessé Souza, desfaz o mito da existência de uma nova classe média brasileira. O que há, afirma o sociólogo, é a velha classe trabalhadora, que teve acesso maior ao consumo. Jessé fala também de seu objetivo de consolidar o Ipea como celeiro de pesquisas variadas e plurais e gerador de projetos interdisciplinares que ajudem na compreensão global da sociedade brasileira.

Outra reportagem mostra o grave desafio que a crise econômica trouxe para o país: repensar o modelo de desenvolvimento predatório e excludente, que já dá fortes sinais de esgotamento. O Brasil precisa de novos rumos para superar as dificuldades na área econômica sem comprometer os avanços sociais conquistados nas últimas duas décadas. Esse foi o recado deixado por economistas, pesquisadores e autoridades do governo que participaram do Seminário Agenda Estratégica para o Brasil. Em oito mesas temáticas, eles debateram os principais problemas nacionais e fizeram um leque de propostas para tirar o país da crise.

Nossos leitores vão conhecer também o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), instrumento criado pelo Ipea, em parceria com algumas entidades, cujos indicadores estão ajudando os gestores estaduais e municipais a detectarem com precisão os problemas sociais de seus territórios. Com isso, eles podem implantar políticas públicas com mais foco e eficiência. No Maranhão, um dos entes federativos com maior vulnerabilidade social, o IVS se tornou importante ferramenta de planejamento, pois permite detectar os municípios do estado com maior incidência de pobreza, de falta de cobertura de serviços públicos e da informalidade, entre outros baixos indicadores sociais.

Outro estudo desfaz a imagem cultivada por alguns segmentos da sociedade de que o serviço público se tornou um cabide de emprego, reduto de apadrinhados políticos. Ao contrário do que muita gente pensa, os cargos de confiança, tecnicamente chamados de funções de Direção e Assessoramento Superior (DAS), têm sido cada vez mais ocupados por servidores de carreira. São servidores comissionados com excelente nível de formação, o que tem gerado um processo de ampliação da profissionalização da gestão.

Boa leitura!

 

João Cláudio Garcia,
diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334