resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro Nº 85

2015 . Ano 12 . Edição 85 - 20/01/2016

COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Cultura e cidadania na mesma frequência

O município pernambucano de Serra Talhada foi contemplado pelo edital Comunica Brasil para receber o Canal da Cidadania. A capital do xaxado vai entrar, a partir do próximo ano, para o cenário do audiovisual e ganhar um canal público de televisão que funcionará por meio da junção de canais mantidos pela administração pública direta e indireta, em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais. Os responsáveis pela manutenção do canal devem prezar pelo exercício da cidadania e da democracia, pela diversidade social, pelo diálogo entre as diversas identidades culturais do Brasil e a universalização do direito à informação, comunicação, educação e cultura. Com investimento inicial de R$ 400 mil, subsidiados pelo Ministério da Cultura, agentes locais participarão de oficinas e receberão treinamentos para criarem a TV e fomentarem a cultura audiovisual independente em âmbito local e regional, além de prestarem serviços de utilidade pública.

_____________________________________________________________________________________________

 

ENSINO SUPERIOR

BRICS anunciam

Universidade em Rede Os cinco ministros da Educação dos países que formam o grupo dos BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – assinaram um acordo que institui a Universidade em Rede. O acordo pretende ofertar dez bolsas de mestrado e dez de doutorado nas áreas de economia; energia; tecnologia e segurança da informação; mudanças climáticas e efeito estufa; recursos hídricos e poluição, e estudos sobre o BRICS. Os estudantes selecionados para participar do programa poderão cursar as disciplinas nos cinco países e ter seus diplomas reconhecidos no país de origem. A previsão é que o edital seja publicado ainda em 2015, com seleção no segundo semestre de 2016 e início das aulas em 2017.

_____________________________________________________________________________________________


MERCOSUL

Emprego decente nos países do bloco

O Plano Estratégico Mercosul de Emprego e Trabalho Decente foi aprovado no Paraguai durante reunião do Grupo de Alto Nível de Emprego (GanEmple). A proposta, lançada por líderes brasileiros, irá ajudar países do Mercosul a elaborarem políticas regionais de trabalho, emprego e renda com o objetivo de preservar e gerar empregos decentes, criar oportunidades em micro e pequenas empresas, além das cooperativas, e incentivar a agricultura familiar e a economia solidária. O plano tem como base a Estratégia Mercosul de Crescimento do Emprego de 2006 aliada aos consensos obtidos na 2ª Conferência Mercosul de Emprego e Trabalho Decente, realizada no Brasil em 2010. Será realizado em três etapas, sendo a primeira ainda neste ano de 2015, que consiste na definição das metas, resultados e indicadores do Plano. O Brasil já apresentou uma proposta de matriz que norteará a elaboração das Políticas e Planos Nacionais de Emprego a serem utilizados pelos demais países para apresentarem o panorama do mercado de trabalho em seus territórios com a descrição das principais políticas de trabalho, emprego e renda relacionadas com as prioridades definidas no Plano Estratégico Mercosul de Emprego e Trabalho Decente. A segunda etapa consiste na elaboração das políticas e planos a serem pensados até o primeiro semestre de 2016, e a terceira etapa, de avaliação, será realizada entre 2017 e 2019.

_____________________________________________________________________________________________


ESPORTE E INCLUSÃO

Olimpede entra para o calendário esportivo

Em sua 20ª edição, realizada no mês de novembro, a Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede) passou a fazer parte, oficialmente, do calendário esportivo do Ministério do Esporte, que irá preparar um conjunto de diretrizes para a normatização da competição, além de definir as responsabilidades e atribuições de cada entidade envolvida com o esporte. Realizada no Rio de Janeiro, a edição de 2015 teve a participação de 2.870 atletas de cinco estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Pará) em diversos esportes, como provas de caminhada de 25m; corrida de 100m; salto em distância sem corrida; arremesso de peso; lançamento de pelota; tênis de mesa; arremesso à cesta; futsal; dama; xadrez; dominó; vôlei; judô e cabo de guerra.


_____________________________________________________________________________________________


HIV/AIDS

Brasil registra menos mortes em decorrência de Aids

Desde a década de 1980, as políticas de enfrentamento e prevenção ajudaram o país a diminuir a incidência de mortes por Aids. De 2003 até hoje, a redução de óbitos foi de 15,6%. A queda foi de 6,4 mortes por 100 mil habitantes em 2003 para 5,7 em 2013. Essa redução ajuda o país a pensar novas estratégias para atingir a meta da OMS de eliminar a epidemia da doença até 2030 movido pelo tripé prevenção, diagnóstico e tratamento. Essas questões pautaram o 10º Congresso de HIV/Aids, realizado em João Pessoa (PB).


_____________________________________________________________________________________________


SAÚDE

Câncer de pele será o mais incidente em 2016

Em 2016, o Brasil registrará 596.070 novos casos de câncer, segundo o Inca. Entre os homens, serão 295.200 novos casos, e 300.870 entre as mulheres. O de pele será o mais comum em ambos os sexos, sendo que entre os homens a maior incidência será o de próstata (61.200 novos casos/ano) e entre as mulheres o de mama (57.960), com exceção do Norte, onde o mais comum é o de colo do útero. O de pulmão é o segundo entre os homens, mas os que vivem no Norte e Nordeste sofrem mais com os de estômago.

_____________________________________________________________________________________________

SEGURANÇA ALIMENTAR

País ajusta plano para alimentação saudável

Promover o acesso à alimentação regular a grupos que ainda não acessam é o objetivo do segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional apresentado pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e que será o principal instrumento de planejamento, gestão e execução das ações para o período de 2016 a 2019. A ideia é que a proposta esteja completamente concluída até o fim de abril de 2016, para ser encaminhada aos ministérios que integram a Caisan. Durante a 23ª Reunião Ordinária do Pleno Executivo da Caisan, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto que institui o Pacto Nacional pela Alimentação Saudável, em que prevê a ampliação da oferta e a disponibilidade desses alimentos para o combate ao sobrepeso, à obesidade e às doenças decorrentes da má alimentação da população brasileira

.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334