resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro Ipea Nº 85

2015 . Ano 12 . Edição 85 - 20/01/2016

LEIS

Ipea sugere modelos de organização judiciária

Pesquisadores do Ipea apresentaram uma série de propostas ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o desembargador José Renato Nalini, com o objetivo de aprimorar a gestão e os processos do tribunal. Os estudos apresentados pelos técnicos compararam diversos modelos utilizados em Juizados Especiais em termos de efetividade, eficiência, qualidade das decisões, cultura organizacional, além de avaliar como o relacionamento entre instituições impacta as atividades realizadas nos juizados. Os pesquisadores apontam que existem modelos inovadores sendo aplicados nas comarcas paulistas, porém, não são compartilhados com os demais órgãos. O tipo de processo e a celeridade nos julgamentos também foram destacados. Entre os temas julgados, os mais comuns são crimes de roubo e processos de indenização em geral, com destaque para os que possuem relação com direitos do consumidor: contratos bancários, planos de saúde, telefonia e fornecimento de energia elétrica. O tempo de julgamento varia entre 246 e 326 dias de duração. A ideia é que os dados do Ipea ajudem na construção de melhores práticas para 2016.

_____________________________________________________________________________________________


CRÉDITO

Reformulação do modelo de financiamento estudantil

rd84giroipea-img001

Possibilitar que recém‑graduados quitem suas dívidas de crédito estudantil com base em sua renda após a formatura é a proposta de um estudo do Ipea publicado na 41ª edição do Boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior. A pesquisa lança alternativas às políticas de crédito existentes. Por esse sistema, se a renda do beneficiário aumentar, a amortização do saldo devedor também aumenta. O contrário acontece se a renda diminuir. Essa é uma proposta para reformular o atual Fies, que não leva em conta as condições econômicas do beneficiário. Além disso, o sistema propõe o financiamento do custo de vida durante os estudos em tempo integral e o redesenho de modalidades do Fies que não foram implementadas ou não se mostraram viáveis no formato inicialmente planejado, como o Fies Técnico e o Fies Empresa.

_____________________________________________________________________________________________


MERCADO DE TRABALHO

Administração pública registra queda na ocupação

rd84giroipea-img003

Análise comparativa entre o primeiro semestre de 2014 e o mesmo período de 2015 mostra que os setores que mais sofreram com a desocupação foram os da administração pública, com um decréscimo de 10,3% em seu quadro de servidores, enquanto o setor de serviços, por exemplo, teve um aumento de 4,2% no mesmo período. Além disso, a taxa de desocupação sofreu uma variação de 6,5% para 8,3% entre o quarto trimestre de 2014 e o segundo trimestre de 2015. É o que mostra a 59ª edição do Boletim Mercado de Trabalho, embasado nos dados da PNAD Contínua/IBGE, que permite uma análise nacional do desemprego em períodos trimestrais. Quando o assunto é gênero, os mais atingidos pela falta de emprego foram os homens, com uma taxa de 17,4%, enquanto as mulheres totalizaram 14,3%. Para as próximas análises, espera‑se uma melhoria no cenário, em especial, devido às ações governamentais como o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) e o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social.

_____________________________________________________________________________________________


PRÊMIOS

Iniciativas do Ipea são reconhecidas em diversas categorias

Pesquisadores do Ipea tiveram seus trabalhos reconhecidos em 2015.A plataforma Atlas do Desenvolvimento Humano, iniciativa do Ipea com a Fundação João Pinheiro e o PNUD, recebeu a menção honrosa do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico. Outro trabalho premiado foi o do técnico Guilherme Mendes Resende, na 19ª edição do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, pelo estudo Avaliação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste: uma análise espacial por tipologia da PNDR entre 1999 e 2011. Já os dois primeiros lugares do concurso de Monografia e Finanças Públicas do XX Prêmio Tesouro Nacional foram para dois pesquisadores do Ipea. Sergio Wulff Gobetti e Rodrigo Octávio Orair receberam a primeira colocação com o estudo Progressividade tributária: a agenda esquecida. Edison Benedito da Silva Filho conquistou o segundo lugar com a pesquisa Concessões no Setor de Infraestrutura: propostas para um novo modelo de financiamento e compartilhamento de riscos.

_____________________________________________________________________________________________


TERRITORIO

Construção da favela pela percepção dos moradores

Aproximadamente 70 mil pessoas, segundo o IBGE, moram no Complexo do Alemão, conjunto de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro. Para entender como esse espaço foi ocupado, o estudo A Gramática da Moradia no Complexo do Alemão: história, documentos e narrativas, de Patrícia Couto e Rute Imanishi, propõe uma análise das formas de fixação que ultrapassam o tradicional composto triangular compra, aluguel e invasão como recursos para acesso à moradia. Entre as definições encontradas pelas pesquisadoras e definidas pelos moradores, estão: ocupação consentida; invasão coletiva; invasão para venda (“faveleiro”); loteamento e venda informal. A busca por melhores empregos e o acolhimento de parentes já residentes na localidade são declarados como os pontos mais motivadores da migração de seus moradores, que, em sua maioria, são ex‑residentes de zona rural.

_____________________________________________________________________________________________


MEIO AMBIENTE

O catador como protagonista em políticas públicas

rd84giroipea-img005

No Brasil, 927 municípios têm programas de coleta seletiva de lixo. Em 2010 foi implementada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que inseriu os catadores nos sistemas de gestão integrada dos resíduos sólidos. Os movimentos ambientais foram contemplados na política com a coleta de materiais recicláveis, reutilização e reciclagem. Diante disso, o Relatório de Pesquisa do Ipea Boas Práticas de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e de Logística Reversa com a Inclusão de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis apresenta indicadores de boas práticas de gestão de resíduos sólidos urbanos que podem ajudar a intensificar políticas voltadas à reciclagem com inclusão social baseadas nas experiências de catadores e catadoras, além de contribuir para que as políticas sociais, econômicas e ambientais em torno da gestão dos resíduos sólidos sejam construídas para ampliar e sustentar a PNRS.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334