resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações - Edição 83

2015 . Ano 12 . Edição 83 - 19/06/2015


Presente, passado e futuro do Brasil

rd83estante-img001

A pluralidade da pesquisa e de temas faz com que este trabalho abranja tanto uma diversidade no foco das pesquisas como em seus resultados. “Enquanto uma parte dos estudos procura apontar os aspectos mais relevantes e atuais dos seus patronos, outra investigou as consequências empíricas de suas proposições, em geral de reconhecida contribuição intelectual e política”, ressaltam os organizadores André Bojikian Calixtre e Niemeyer Almeida Filho. Buscar uma interpretação para o país sempre foi interesse dos estudiosos. O empenho em fazer uma leitura do Brasil contemporâneo pelas lentes do passado apresenta, entre os desafios dessa jornada, a retomada de um debate sobre a formação e o destino da nação. Com esse objetivo, uma parceria entre o Ipea e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) resultou no programa Cátedras para o Desenvolvimento, o qual reúne o pensamento de pesquisadores que foram importantes para o desenvolvimento do país e atualiza seus questionamentos. O estudo Cátedras para o Desenvolvimento – Patronos do Brasil, reuniu os esforços de diversos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que discutiram o pensamento social brasileiro pela ótica de pesquisadores cujas obras clássicas foram, de alguma forma, importantes para o país.


__________________________________________________________________________

 

Debates no Fórum Acadêmico dos BRICS viram livro

rd83estante-img001


Desde 2010, o grupo dos BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – aprovou a realização de um fórum acadêmico que serviria de canal para a participação da academia e da sociedade civil nas discussões sobre os cinco países. Os fóruns antecedem as cúpulas dos BRICS e os resultados dos debates são submetidos aos chefes de Estado nas reuniões. Sendo o principal think thank do país, o Ipea participou ativamente dos fóruns, tendo organizado o fórum de 2014 realizado no Rio de Janeiro. Fruto disso, o livro VI BRICS Academic Forum dissemina os resultados dos trabalhos apresentados e debatidos durante o VI Fórum. Dividida em dez sessões, a publicação aborda, entre outros temas, a relação dos BRICS com seus vizinhos em questões de comércio e investimento, trata do desenvolvimento inclusivo sustentável e ainda aborda as tecnologias sociais.


__________________________________________________________________________


Estudo analisa oito anos da economia brasileira em nível nacional e internacional

rd83estante-img001


Um conjunto de discussões e pesquisas sobre finanças internacionais, macrofinanças, microfinanças e avaliação de políticas públicas foi compilado no livro Estudos da Coordenação de Economia Financeira 2008-2014, que buscou proporcionar um instrumento de análise para fornecer suporte, tanto técnico quanto institucional, às ações do governo e que auxiliasse na formulação e no exame das políticas. Entre as discussões levantadas estão os questionamentos sobre qual o efeito das políticas de austeridade fiscal e monetária e a avaliação do impacto dos choques macroeconômicos. No que diz respeito a finanças internacionais, o estudo reúne análises de diversos países emergentes com o objetivo de entender qual o efeito da austeridade fiscal e monetária e da liberalização financeira, por exemplo. A publicação apresenta também estudos sobre microfinanças e concentra as análises no bem-estar e nas decisões econômicas e financeiras dos indivíduos. Organizado por Ajax Reynaldo Bello Moreira, Katia Rocha e Marcos Antonio Coutinho da Silveira, o livro apresenta 23 estudos de diferentes técnicos da Coordenação de Economia Financeira do Ipea.

 


__________________________________________________________________________


Planejamento , estratégia e desenvolvimento

rd83estante-img001

são temas de coletânea Ao comemorar 50 anos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta uma série de livros sobre planejamento, estratégia e desenvolvimento. O primeiro destaque da publicação é dado para o Plano Plurianual (PPA) – instituído desde 1988 com a Constituição Federal e uma das ferramentas de gestão mais importantes para o governo. Apresentando aos gestores uma proposta concreta de aperfeiçoamento de políticas públicas, o primeiro livro da coletânea dá destaque para os PPAs desde 2000 até o próximo, que vai até 2019. O grande objetivo dessa análise é mostrar como esse instrumento de planejamento pode ser mais efetivo nos processos de gestão e de políticas públicas, em especial, se for tratado como um eficiente equipamento estratégico de gestão e não apenas como função cotidiana.

 


 


 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334