resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro Ipea Nº 83

2015 . Ano 12 . Edição 83 - 19/06/2015

INOVAÇÃO

Plataforma on-line permite trocas de experiência em Gestão do Conhecimento

rd83giroipea-img002

O Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública, lançado recentemente pelo instituto, é uma plataforma que irá possibilitar a troca de experiência em Gestão do Conhecimento entre os diversos órgãos e profissionais da administração pública brasileira. O observatório, entre outros, tem espaço para publicações, divulgação de eventos, estudos e pesquisas. Além de inovar os processos e produzir resultados que beneficiem a população, a ideia, segundo o coordenador da ferramenta, Fábio Ferreira Batista, técnico de planejamento do Ipea, é que pessoas que nunca tiveram contato com a Gestão do Conhecimento conheçam a metodologia por meio de quem já a utiliza.

_____________________________________________________________________________________________
 

SISTEMAS COMPLEXOS

Professor da Universidade de Tóquio dá palestra no Ipea

rd83giroipea-img001

Há quase um ano o Ipea desenvolve um projeto de pesquisa que estuda modelagens de sistemas complexos voltado às políticas públicas. Este ano, o instituto realizou o último seminário da primeira etapa do projeto Modelagem de sistemas complexos para políticas públicas, com a presença do professor Masaru Yarime, da Universidade de Tóquio. Com experiências em políticas públicas, estratégias corporativas e desenhos institucionais para a promoção de tecnologias e inovações voltadas à sustentabilidade, Yarime afirmou que a importância de estudar os sistemas complexos é que, a partir dessas análises, pode-se observar melhor as políticas públicas e verificar como se dá a relação de forma descentralizada e participativa entre os cidadãos, as instituições e o ambiente.

_____________________________________________________________________________________________


HABITAT III

Sociedade, academia e governo preparam agenda global de habitação

rd83giroipea-img003

Em 2016 será realizada em Quito, no Equador, a 3ª Conferência da ONU sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III. A conferência exige que os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) preparem os relatórios que irão fornecer subsídios para a construção de uma agenda global voltada para a habitação. O Ipea, em parceria com o Ministério das Cidades, Ministério das Relações Exteriores, Conselho das Cidades e Secretaria de Relações Institucionais, realizou o Seminário Nacional Habitat III – Participa Brasil, que reuniu servidores de órgãos do governo, membros da academia e representantes da sociedade civil. Temas como exclusão social, periferização, infraestrutura das cidades, recursos naturais, direito a habitação e a água, empregos decentes, além de mobilidade urbana e acesso à cultura, foram destaque nos debates e vistos como essenciais para uma agenda global de habitação.

_____________________________________________________________________________________________


RECONHECIMENTO

Pesquisadores do Ipea são premiados

rd83giroipea-img004

 O primeiro lugar do VII Prêmio SOF de Monografias – realizado pela Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – foi conquistado pelo pesquisador do Ipea Constantino Cronemberger Mendes. Com a pesquisa Padrões Regionais do Gasto Público Municipal no Brasil, o pesquisador analisou como se dá o gasto público nas cidades, estados e governo federal.

Já o pesquisador Márcio Bruno Ribeiro ganhou o terceiro lugar no XIX Prêmio Tesouro Nacional 2014, com a pesquisa Avaliação do Comportamento Fiscal dos Governos Estaduais Brasileiros no Período Posterior à Lei de ResponsabilidadeFiscal (2002-2012). O estudo concluiu que as receitas tributárias estaduais foram influenciadas positivamente pelo crescimento da participação do setor de serviços no PIB, o que não ocorreu com o setor industrial.

_____________________________________________________________________________________________


SOCIAL

Organizações da Sociedade Civil são mapeadas

rd83giroipea-img005

Dados de mais de 300 mil Organizações da Sociedade Civil no Brasil (OSCs) podem ser consultados por meio de uma plataforma desenvolvida pelo Ipea e pela Secretaria Geral da Presidência da República. A plataforma disponibiliza informações sobre vínculos, acesso a fundos e recursos públicos federais e participação em conselhos nacionais de políticas públicas com bases de dados gerenciadas por órgãos públicos como o Ministério do Trabalho, Ministério da Justiça e Ministério da Educação.

_____________________________________________________________________________________________


METODOLOGIA

Estudo aborda políticas públicas e sistemas complexos

O Ipea lança, ainda este ano, uma publicação sobre sistemas complexos. Com o tema Modelagem de sistemas complexos para políticas públicas, os textos vão mostrar a complexidade de políticas públicas, como sistemas sociais, econômicos, urbanos e ambientais. O estudo vai apresentar como a metodologia de sistemas complexos – que permite analisar as políticas públicas de maneira abrangente, com simulações de causa e efeito em seus múltiplos setores e escalas – é aplicada em estudos brasileiros.

_____________________________________________________________________________________________ 
 

PERNAMBUCO

Projeto sobre governos brasileiros lança novo livro

rd83giroipea-img006

A série de estudos O que podem os governos estaduais no Brasil? Experiências de desenvolvimento comparadas resultou no lançamento do livro Capacidades Governativas no Ambiente Federativo Nacional, que analisa o governo do estado de Pernambuco entre os anos 2000 e 2012 e o processo de transformação social e econômica no estado. Dividida em dez capítulos, a publicação mostra como os governos estaduais podem ter sucesso ou não na implementação de políticas públicas. Os autores, Aristides Monteiro Neto (técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea), José Raimundo de Oliveira Vergolino (professor da Faculdade Guararapes, Recife) e Valdeci Monteiro dos Santos (professor de Economia na Universidade Católica de Pernambuco), analisam os aspectos econômico,fiscal, social e institucional de Pernambuco no período. Os estudos estão disponíveis no portal Ipea (www.Ipea.gov.br) nos formatos PDF ou E-PUB.

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334