resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor - Edição 81

2014 . Ano 11 . Edição 81 - 05/10/2014

Um país não se constrói na base do improviso. É preciso muito estudo, pesquisa e planejamento. Foi justamente com esse objetivo que surgiu, há 50 anos, o Ipea. Concebido pelo então ministro do Planejamento, Roberto Campos, e fundado em setembro de 1964 pelo economista Reis Velloso, o instituto se transformou, desde sua criação, no mais importante órgão de apoio ao Estado na tarefa de pensar o Brasil no médio e longo prazo.

Do instituto surgiram, quando o país precisava de estratégias de desenvolvimento, as ideias da implantação da indústria de base e da revolução agrícola que transformou o Cerrado no maior celeiro agrícola do país. Também partiram do órgão iniciativas relevantes na área social, como as políticas públicas que deram origem ao SUS, maior sistema de atendimento médico-hospitalar do mundo, e ao Bolsa Família, considerado referência internacional como programa de distribuição de renda.

Uma revista seria insuficiente para contar essa longa história. Mesmo assim, oferecemos aos leitores, nesta edição da Desafios do Desenvolvimento, uma amostra do trabalho que o Ipea realizou, nesses 50 anos, para tornar o país mais próspero e justo. Trabalho que continua sendo feito, como prova o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, que trouxe em 2014 mais de 200 indicadores no nível de Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) – áreas específicas dentro de 16 Regiões Metropolitanas do país. Lançado pelo Ipea em parceria com a Fundação João Pinheiro e o PNUD, o Atlas é uma espécie de microscópio pelo qual a sociedade pode observar a situação dessas microrregiões em termos de saúde, educação, pobreza, entre outros referenciais.

Os resultados continuarão sendo atualizados no decorrer de 2015 e outras Regiões Metropolitanas integrarão a plataforma, que pode ser acessada em www.atlasbrasil.org.br. A inserção de dados sobre as UDHs é uma evolução importante para o Atlas, que já trazia indicadores sobre o Brasil, as Unidades da Federação e os municípios. Os leitores também vão saber tudo sobre nosso maior desafio atual nos dois volumes da publicação Produtividade no Brasil – Desempenho e Determinantes. O primeiro volume, Desempenho, foi divulgado no final de 2014, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Trazemos ainda, nesta edição, uma interessante entrevista com o economista James Foster, professor da Universidade George Washington (EUA), sobre medidas adotadas para mensuração da pobreza. E mostramos o novo Brasil – mais industrializado, mais rico, menos desigual, mas ainda com problemas de gestão – retratado em um conjunto de livros publicados por ocasião do Jubileu de Ouro do Ipea.

Boa leitura!

João Cláudio Garcia,
diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334