resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações - Edição 81

2014 . Ano 11 . Edição 81 - 05/10/2014


Jovens e o mercado de trabalho

rd81sec04img01

A adoção de políticas públicas para a juventude é um desafio para o governo, especialmente o mercado de trabalho. O diretor-adjunto da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea, Carlos Henrique Leite Corseuil, reuniu dez artigos que tratam do problema. A publicação Desafios à Trajetória Profissional dos Jovens Brasileiros traça dimensões importantes da situação da juventude brasileira e do país, abordando o processo de desenvolvimento, a consolidação democrática e a inclusão social.

Um dos temas abordados na publicação diz respeito à ampliação da demanda dos jovens por educação profissional e, em contraponto a esse fenômeno, a desistência na conclusão dos cursos. O estudo busca fazer uma relação entre os cursos ofertados por diferentes instituições, a frequência aos cursos, as informações sobre os cursos e as motivações dos jovens de diferentes segmentos etários e sociais. O desafio é a inserção, com qualidade, dos jovens no mercado de trabalho. A procura pelo primeiro emprego e as dificuldades encontradas nesse processo também são analisadas, assim como salário, tipo de contrato de trabalho e tempo de espera dos jovens em suas buscas por emprego.

___________________________________________________________________________________

Economia mundial é influenciada por pa íses emergentes

rd81sec04img02

Nos últimos dez anos os países membros dos BRICS – Brasil, Rússia,Índia, China e África do Sul – conseguiram especial atenção do mundo por se mostrarem como economias dinâmicas e com potencial para ser uma mudança no eixo da agenda do crescimento econômico mundial. Por isso é importante entender qual o papel da integração regional nas políticas comerciais externas dos membros dos BRICS e qual o papel de cada um deles como eixos produtivo-comerciais em suas respectivas regiões. Essa é a questão abordada no livro Os BRICS e seus Vizinhos: Comércio e Acordos Regionais, organizado pelos pesquisadores do Ipea Renato Baumann e Ivan Tiago Oliveira. A publicação avalia como cada membro dos BRICS se relaciona com o seu entorno imediato no comércio internacional, realização de acordos regionais e investimentos estrangeiros diretos. A análise do Brasil é realizada com dados de 2000 a 2010 e o foco são as relações comerciais com Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Entre esses, o maior parceiro comercial do Brasil é a Argentina. O comércio entre os dois países gira, em média, em torno de US$ 32 bilhões anuais.

 

___________________________________________________________________________________

O Brasil e a integra ção regional

rd81sec04img03

O Consenso de Buenos Aires, assinado em 2003 pelos recém-empossados presidentes do Brasil e da Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner, determinava que o bem-estar das pessoas fosse, a partir de então, o principal objetivo de seus governos. Os dois maiores países sul-americanos afirmavam naquele acordo a intenção de intensificar a cooperação bilateral e regional que garantiria a todos os cidadãos o direito ao desenvolvimento, com base na justiça social.

Onze anos depois, o Ipea lança a publicação O Brasil e Novas Dimensões da Integração Regional. O livro mostra que as iniciativas domésticas tomadas pelos países do Mercosul para combater a pobreza reforçaram a implantação de estratégias regionais de cunho social.

A publicação conclui ainda que existe um “déficit democrático” nesta integração regional, consequência de “uma construção institucional pouco permeável à intervenção da sociedade, reforçada pelo crescente distanciamento entre o Poder Executivo e a população, no que se refere às decisões no âmbito regional”.

Sobre as indústrias, o livro aponta dificuldades para integrar a indústria de gás natural e cita “desafios institucionais para a realização dos processos de integração”. Dessa forma, conclui o trabalho, serão necessários marcos institucionais robustos para garantir a durabilidade aos investimentos e uma boa relação entre os agentes econômicos envolvidos. A coletânea com dez artigos é resultado do projeto organizado pelo técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoriade Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Ipea Walter Antônio Desiderá.

___________________________________________________________________________________

Qualifica ção de mão de obra é essencial para o mercado

rd81sec04img04

A cada dia o grau de qualificação passa a ser mais exigido pelas empresas. Desse modo, as políticas públicas para a qualificação da mão de obra têm se tornado cada vez mais presentes no debate da economia brasileira, em especial por representarem um crescimento sustentável na renda das famílias e, ainda, colaborarem para o aumento da produtividade nas empresas. Atualmente o Brasil, apesar de todos os avanços, ainda precisa se esforçar para uma educação de qualidade entre os jovens e uma melhor preparação para o mercado de trabalho para que o sucesso já alcançado até o momento nessa área não se estagne. Para entender melhor o problema, a coletânea de artigos Tendências e Aspectos Demográficos do Mercado de Trabalho, que faz parte dos estudos realizados pela Rede de Pesquisa Formação e Mercado de Trabalho formada pelo Ipea, a ABDI, o Senai e o Dieese, discute, em seis volumes, as tendências e os aspectos demográficos do mercado de trabalho; as demandas e estratégias de qualificaçãoprofissional das empresas, a educação profissional e tecnológica e a expansão do ensino superior e formação de pessoal técnico-científico.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334