resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Retratos - Raridades no coração do Brasil

2014 . Ano 10 . Edição 79 - 23/05/2014

rd79not11img01

Estação Ferroviária de Goiânia: as formas geométricas da edificação se tornaram memória da art déco, história e identidade da cidade e representação da Marcha para o Oeste da Era Vargas

As formas geométricas da arquitetura art déco surgiram na década de 1920, em Paris, mas logo encantariam a burguesia da Europa e dos Estados Unidos. Naquele exato momento, no Brasil, Getúlio mandava construir uma nova capital em Goiás, dentro de seu projeto estratégico de promover a Marcha para o Oeste. Goiânia nasceu seguindo a vanguarda arquitetônica de seu tempo. Hoje, a cidade abriga o segundo maior acervo art déco do mundo – e novos tesouros estão sendo descobertos no atual processo de revitalização do Centro Histórico

Rubens Santos, de Goiânia

Com 1,3 milhão de habitantes e 80 anos de idade, Goiânia guarda uma característica peculiar: além de ser a capital mais arborizada do Brasil, detém um dos maiores acervos de prédios art déco do país, quase tão relevante quanto o de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Inaugurada em 1933, a cidade era um ponto estratégico para Getúlio Vargas, que deflagrava a Marcha para o Oeste. Tudo aconteceu por decreto. Primeiro Getúlio nomeou Pedro Ludovico Teixeira como interventor federal em Goiás. A aliança política hegemônica na época, liderada pelo clã dos Caiado, tentou impedi-lo de governar a partir da cidade de Goiás Velho. Foi assim que Getúlio e seu interventor resolveram construir uma nova capital.

Logo que o decreto de transferência da capital foi assinado, Ludovico contratou o arquiteto Attílio Corrêa Lima para traçar o Plano Urbanístico. Formado em Arquitetura no Rio de Janeiro e pós-graduado em Paris, em plena febre criativa das arts décoratifs, Attílio estruturou tanto o traçado urbano de Goiânia quanto os principais edifícios públicos. Tomaram forma, com tinta nanquim sobre papel vegetal, grudado com durex em pranchetas de madeira, a criatividade e a visibilidade da art déco.

O Palácio do Governo e os principais órgãos da administração pública estão localizados na parte mais alta da cidade. E justamente na confluência das duas principais avenidas – Goiás e Anhanguera – surge a Praça Cívica e seu estilo histórico art déco. Essa tendência pela art déco ficou ainda mais visível durante as décadas de 1940 e 1950, quando se formou o acervo atual de 22 obras tombadas em 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Incluindo prédios, monumentos públicos, o traçado do centro original de Goiânia e o Núcleo Pioneiro de Campinas – atual bairro que deu origem à cidade.

Nas pranchetas, o princípio de Attílio foi o mesmo que antecedeu o projeto do urbanista Lúcio Costa na criação do Plano Piloto de Brasília. Porém – e do ponto de vista histórico –, os dois urbanistas, Attílio e Lúcio Costa, adotaram os princípios estruturais dos projetos de Versailles (Paris), Karlsruhe (Alemanha) e Washington (EUA). Foi o que afirmou o próprio Attílio na publicação do seu Plano da Cidade Operária da F.N.M., no Rio de Janeiro.

Nascida na Exposition Internationale dês Arts Décoratifset Industriels Moderns, em 1925, em Paris, a art déco ganhou força em todo o mundo entre os anos 1930 e 1950, principalmente na Europa e na América do Norte. Segundo a explicação de Renato Rocha, professor de Projetos de Arquitetura da Universidade Paulista (Unip), trata-se de um estilo que combina cores discretas, traços sintéticos, formas estilizadas e geométricas, porém influenciadas pela ênfase ao luxo, à ornamentação, e o estilo que criaram monumentos como o edifício- sede da Chrysler, um arranha-céu erguido no coração de Nova York, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. “Mas em Goiás a art déco virou um estilo de vida”, analisa o professor Renato Rocha.

rd79not11img02 rd79not11img02 1

Palácio das Esmeraldas: símbolo do poder político e retrato
da preservação do patrimônio histórico

Armado com bacamarte e bateia, o bandeirante simboliza época em que o país virou as costas ao litoral para buscar riquezas no interior de Goiás

TURISMO ARQUITETÔNICO O tour da art déco pode ser feito no centro da cidade de Goiânia, onde se concentra o grosso das obras. Tudo começa na Praça Cívica, região central. Ali, o principal conjunto arquitetônico pode ser visto nos cantos e esquinas do Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual. Na praça, há esculturas e o Monumento às Três Raças. Nos prédios vizinhos, como o do cinema, os traços leves, sem ostentação, revelam a influência.

Mesmo à distância, pode-se afirmar que o Museu Zoroastro faz parte do acervo. Entre árvores, as obras influenciadas pelo estilo podem ser encontradas, por exemplo, na Avenida Tocantins, onde foi implantado o Teatro Goiânia. Na Avenida Goiás, que começa na Praça Cívica e termina na Estação Ferroviária, encontram-se outras obras em art déco, a começar pelo desenho do piso em cerâmica. Logo no início, por exemplo, está o Coreto, inaugurado no dia 5 de julho de 1942, durante o batismo cultural da cidade. E em frente ao Coreto está o Relógio da Avenida Goiás.

No meio do caminho, no cruzamento das avenidas Goiás com Anhanguera – as duas principais artérias da cidade –, localiza-se a Praça Attílio Corrêa Lima. Na verdade, o local é mais conhecido como Praça do Bandeirante, pois abriga um monumento com a estátua de bronze do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, criada por Armando Zago.

Foto: Adelano Lázaro

rd79not11img03

Museu Zoroastro Artiaga: eclético, resgata a história e o folclore regional com um extenso acervo

Na descida da avenida, na esquina da Rua 3, está o Grande Hotel, primeiro de Goiânia, inaugurado em 1937. Foi nesse prédio de três andares, com 60 quartos e espaços internos amplos para desfiles, chás, saraus e os bailes característicos da época, que a sociedade goianiense recebeu, em 1947, a visita do ilustre antropólogo e filósofo belga Claude Lévi-Strauss. O tour termina no final da Avenida Goiás, onde está a antiga Estação Ferroviária e um dos símbolos da cidade.

CIDADE DECORATIVA A partir desse núcleo de edifícios públicos, a art déco acabou por influenciar as construções privadas da cidade, especialmente em seu bairro inicial, Campinas, que era uma pequena cidade antes de abrigar a nova capital. Assim, a art décoratif influenciou a construção dos muros, da capela e até de túmulos do cemitério local. Hoje, mais de 100 prédios do bairro têm fachadas construídas em estilo art déco, mas escondidas pelas placas do comércio. Somente em 1999, durante a discussão do projeto de revitalização de Campinas, a Associação dos Lojistas encomendou um projeto visando à arte urbana, com ênfase nas questões do trânsito e da acessibilidade.

“No estudo de requalificação de Campinas, procuramos viabilizar os aspectos históricos e urbanísticos na organização setorial do comércio, criando uma percepção do bairro como um shopping a céu aberto”, explica o autor do projeto, o arquiteto e professor Marcos Arimatéia, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. “Há uma opinião unânime de que o nosso bairro tem de passar por uma intervenção urbana, combinando a revitalização da arquitetura histórica com as necessidades da economia, como a criação de espaços para estacionamentos”, explica a empresária Margareth Sarmento.

Esse processo de revitalização, que já dura mais de uma década, trouxe à tona um tesouro escondido. A ideia inicial era limpar as fachadas e reduzir a poluição visual. “Mas, por trás dos letreiros, fomos surpreendidos por uma centena de construções em art déco”, relata o arquiteto Arimatéia. “Trata-se de um acervo arquitetônico tão rico quanto relevante”, diz. Doravante, há um pacote de desafios a enfrentar e de boas notícias a usufruir. Neste momento, por exemplo, debate-se a implantação de um novo sistema de transporte na cidade, o BRT (Bus Rapid Transit), que precisará demolir construções para abrir espaço aos veículos. Quais prédios históricos sacrificar? Uma boa notícia é o PAC Cidades Históricas anunciado pelo governo. Goiânia está incluída. Graças ao acervo art déco erguido naqueles tempos de Marcha para o Oeste. 

O que é art déco

rd79not11img04

Criado inicialmente para a burguesia por conta do emprego de materiais luxuosos como marfim, a laca e o jade, o termo art déco – abreviação francesa para art décoratif – trouxe à tona o predomínio das formas geométricas, combinando linhas retas e curvas, todas estilizadas em design abstrato. Envolveu o cubismo, o construtivismo e o futurismo, enquanto explorava as formas femininas e as figuras de animais. Logo dominou a arquitetura, as artes plásticas e as artes aplicadas como desenho, decoração e construção de móveis, vitrais e escadarias.

Menos de uma década depois de criado, em 1934 o estilo aportou no Metropolitan Museum de Nova Iorque. A partir daí, ocorre uma expansão pelo mundo e ganha vida na forma de objetos de adorno, fachadas de edifícios e residências, obras de arte, cinema, moda e joias. No Brasil, aportou no Rio de Janeiro, envolvendo a Estação Central do Brasil, o Cristo Redentor e o Teatro Carlos Gomes, entre os exemplos mais conhecidos.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334