resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro

2014 . Ano 10 . Edição 79 - 23/05/2014

www
Site contra a pobreza

Foi lançado em fins de março o site World Without Poverty (www. wwp.org.br), uma nova ferramenta para combater a pobreza. Trata-se de um projeto conjunto do Ipea com o Ministério do Desenvolvimento Social, Banco Mundial e Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), do PNUD. A iniciativa ficará sediada no prédio do Ipea, em Brasília. O novo site será um espaço para que o Brasil apresente os resultados de programas bem- sucedidos no enfrentamento da miséria. O mais importante não será a apresentação dos resultados, mas os caminhos percorridos até os resultados positivos de superação da pobreza.


___________________________________________________________________________________

Comunicação
C&T em debate

Nos próximos dias 5 e 8 de maio, ocorre em Salvador a 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Trata-se de um evento para discutir as tendências e os questionamentos sobre pesquisas de pós-graduação em comunicação pública da ciência a fim de ampliar a inclusão social e o engajamento político. Mais informações (www.pcst-2014.org).

___________________________________________________________________________________

Desigualdade
A linha abissal que separa o mundo

A desigualdade de renda é bem conhecida no Brasil e nos países emergentes, mas é a desigualdade mundial que assusta. Pesquisa da ONG britânica OXfam mostra que as 85 pessoas mais ricas do mundo possuem um patrimônio de US$ 1,7 trilhão, valor próximo ao da metade do patrimônio de 3,5 bilhões de pessoas mais pobres, ou metade da população mundial. Aliás, o patrimônio dessa pequena parcela privilegiada é maior do que o PIB da Austrália. A diretora-executiva da Oxfam, Winnie Byanyima, alerta para a falta de políticas de redução da concentração de renda. Sem elas, justifica, a tendência é que se aprofunde ainda mais a atual linha abissal que separa o mundo.

___________________________________________________________________________________

Segurança
Defesa da democracia

Os traços principais da XI Conferência de Ministros de Defesa das Américas, que ocorrerá no Peru, em outubro deste ano, já foram desenhados. Os 34 ministros vão declarar sua “firme convicção no valor das instituições democráticas como alicerce fundamental para alcançar a paz, a segurança, a estabilidade e a igualdade social”. Também farão parte do comunicado a luta contra o crime organizado (leia-se narcotráfico), a mineração ilegal e o apoio aos países do hemisfério vítimas de desastres naturais. É bom saber que a democracia fará parte dessa salada de temas.

 

___________________________________________________________________________________

Indústria
Convergência política

Fortes sinais de sintonia entre parlamentares e setor produtivo para a redução do Custo Brasil. A Agenda Legislativa da Indústria 2014, lançada em fins de março pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou os 134 projetos prioritários para o setor em debate no Congresso Nacional. Nesta 19a edição, o documento apresenta a mais alta taxa de convergência desde que foi criado. A indústria tem posição convergente em 84 (63%) dos projetos listados; e divergente em 50 (37%). A CNI atribui essa evolução à crescente sensibilidade do Congresso aos problemas de competitividade da economia.

___________________________________________________________________________________

Educação
250 milhões de crianças sem completar o básico

Em 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, em Dacar, no Senegal, o Brasil e outros 149 países se comprometeram a perseguir seis metas na educação global. Foram elas: ampliar a educação para a primeira infância, universalizar a educação básica, atenção à educação de jovens e adultos, reduzir pela metade o analfabetismo entre adultos, acabar com a diferença de educação entre homens e mulheres e melhorar a qualidade da educação como um todo. Todas essas metas deveriam ser entregues em 2015. No entanto, recente relatório divulgado pela Unesco mostra que os países estão longe de cumprir a meta. Os dados revelam que 250 milhões de crianças não aprenderam o básico e 25% dos jovens não conseguem ler uma frase completa.

___________________________________________________________________________________

Política externa
Paraguai aberto para o mundo

O presidente do Paraguai, Horácio Cartes, está disposto a fazer história. Em reunião com 170 empresários brasileiros, ele afirmou que o país está de portas abertas para receber seus vizinhos. “Usem e abusem do Paraguai”, disse um efusivo Cartes em busca de investimentos em todas as áreas, de construção civil a hidrovias. Um mês depois, seu comissariado fechou parceria com os Estados Unidos no setor de defesa. O governo americano vai financiar um programa de bolsas para treinar a elite militar paraguaia na Academia de West Point, do Exército dos EUA. Também pagou um Centro de Pesquisas para Situações Emergenciais contra Desastres Ambientais, em São Pedro, na região central do país.

___________________________________________________________________________________

Pesca
Vem aí novo ProFrota

O Brasil quase dobrou a produção de pescado em 2013: foram 2,5 milhões de toneladas, contra 1,5 milhão de toneladas de 2012, segundo revelou o ex-ministro da Pesca, Marcelo Crivella, em sua despedida do cargo. Mas o desafio do país é a multiplicação dos peixes, chegando a 20 milhões de toneladas. É esse número que a FAO, agência da ONU para a alimentação, vem cobrando do Brasil para o tamanho das nossas riquezas naturais. Com esse objetivo, o governo prepara para abril um decreto destinado a mudar o ProFrota, a linha de financiamento de barcos novos. Os barcos usados – alguns há décadas – pelos pequenos pescadores serão lançados como garantias para os bancos de fomento financiarem os novos. Hoje, os bancos não aceitam como garantia a embarcação antiga. Em tempo: o Brasil ainda importa muito pescado. Foram US$ 1,5 bilhão em 2013.

 

___________________________________________________________________________________

Água
Direito essencial

Na América Latina, 36 milhões de pessoas ainda vivem sem acesso à água potável. Diante desse cenário, a pesquisadora do Ipea Maria da Piedade Morais e os professores Leo Heller (UFMG) e Estevan Castro (New Castle University) preparam o livro Direito à Água, uma coletânea de artigos. A espinha dorsal da obra é a abordagem de temas como a desigualdade e a injustiça que caracterizam a América Latina e a forma com que elas ressoam nas limitações de acesso aos itens mais essenciais para a vida, a água e serviços relacionados.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334