resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro Ipea

2014 . Ano 10 . Edição 79 - 23/05/2014

Bullying
Peso é fator determinante para preconceito

Alunos muito gordos ou muito magros são mais sujeitos a sofrer bullying. O dado é do texto para discussão Discriminação Contra os Estudantes Obesos e os Muito Magros nas Escolas Brasileiras, publicado no Portal Ipea. De autoria de Luís Claudio Kubota, técnico de Planejamento da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc), o estudo faz uma análise dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012 e revela que os estudantes autoclassificados nesses grupos, ou de muito gordos ou de muito magros, são mais expostos a comportamentos de risco, como o uso de cigarros, consumo de drogas ilícitas, álcool e laxantes ou indução ao vômito.


___________________________________________________________________________________

Juventude
Estudo apresenta nova agenda

Lançado em três línguas: português, inglês e espanhol, estudo analisa a juventude brasileira. Um dos artigos apresenta a nova agenda jovem, em que a educação de qualidade assume o primeiro lugar na prioridade da juventude. Em seguida foi elencada a melhoria nos serviços de saúde e em terceiro lugar o acesso a alimentos de qualidade. A pesquisa também discute mercado de trabalho, formação profissional, educação e as mortes violentas dos jovens. O conglomerado de artigos é resultado da parceria entre o Ipea, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDRC) e o Centro de Estudios Distributivos Laborales y Sociales (Cedlas).
___________________________________________________________________________________

Internacional
Brasil sedia fórum dos BRICS

Entre 18 e 19 de março o Rio de Janeiro sediou o Fórum Acadêmico dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O Ipea organizou o evento, que teve como destaque as mudanças na classe média decorrentes das políticas inclusivas nesses países e os desafios que irão enfrentar. Também foram reafirmados os compromissos de cooperação mútua em torno dos pilares: promoção da cooperação para o crescimento econômico e o desenvolvimento; paz e segurança; justiça social; desenvolvimento sustentável e qualidade de vida; governança política e econômica, e progresso através do compartilhamento da inovação e do conhecimento. O evento antecede a Cúpula dos BRICS que será realizada este ano em Fortaleza-CE, em julho.

___________________________________________________________________________________

Cotas
Vagas para negros em concurso público


A nota técnica Reserva de vagas para negros em concursos públicos: uma análise a partir do Projeto de Lei 6.738/2013, elaborada pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea Tatiana Dias Silva e Josenilton Marques da Silva, constata que a presença de negros no serviço público é bem mais reduzida em carreiras que exigem nível superior, com melhores remunerações, do que em carreiras de nível intermediário. A pesquisa verificou que as desigualdades raciais oriundas do mercado de trabalho do setor privado reafirmam-se no setor público em termos de rendimentos, distribuição de carreira ou dos níveis de atuação federal, municipal ou estadual.


___________________________________________________________________________________

Davos
Educação é tema de debate no Fórum Econômico Mundial

rd79sec01img04

Melhoria na educação é tema recorrente na agenda do presidente do Ipea e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri. Em reunião no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Neri aproveitou a oportunidade para debater o papel das tecnologias na educação. “Discutimos o papel das tecnologias para impulsionar o aprendizado e a necessidade de criar um movimento mundial de apoio à causa, com o qual o exemplo brasileiro recente de metas de desempenho tem muito a contribuir”, afirmou Neri, que manteve encontros com personalidades como o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair (foto). Ao lado de outro ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e do ministro de Ciência e Tecnologia da África do Sul, Derek Hanekon, Neri fez uma apresentação no painel New Vision for Education (Uma nova visão para a educação).
___________________________________________________________________________________

Carta de conjuntura
Estudo aponta economia estável para 2014

Dados da Carta de Conjuntura lançada pelo Ipea em março de 2014 apresenta quadro econômico estável para o país no decorrer do ano. O estudo aponta um viés positivo para a produção industrial, com melhor desempenho nas vendas do varejo e aceleração na criação de empregos formais, sendo que, em janeiro de 2014, o crescimento já se apresentava 3,6% acima da tendência observada no mesmo período do ano anterior. A Carta revela também que o consumo do governo e das famílias fechou o ano de 2013 com o menor índice dos últimos dez anos, atingindo 2,3% e 1,9%, respectivamente. O consumo das famílias, embora tenha sido o responsável por 61,9% da variação do PIB e considerado o principal sustentáculo da economia brasileira em 2013, vem perdendo fôlego no mercado. Como justificativas para essa desaceleração, são apontadas a acomodação do mercado de trabalho; a desaceleração das concessões de crédito ao consumo e a inflação acima da meta.
___________________________________________________________________________________

Compras públicas
Debates para a nova Lei das Licitações

Organizado pelo Ipea e pela Fundação Getúlio Vargas, o I Ciclo Brasileiro de Conferências em Compras Públicas e Desenhos de Concessões colocou em discussão os entraves para as compras públicas no Brasil. O destaque foi dado para o estudo A reforma da Lei 8.666/93 e do arcabouço legal de compras públicas no Brasil: contribuições do Ipea à Consulta Pública do Senado, em que propõe, além da reforma normativa da chamada Lei das Licitações, a criação de duas agências, uma normativa e uma executiva, de compras centralizada; criação de carreiras de níveis médio e superior especializadas em compras públicas e aperfeiçoamento e integração dos sistemas eletrônicos de rastreamento das compras desde a abertura do processo até o seu encerramento.


___________________________________________________________________________________

Educação
Ipea abre mestrado para técnicos e gestores públicos

Em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), o Ipea começou a oferecer em março o primeiro Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento da instituição. Foram disponibilizadas 40 vagas para gestores e técnicos do setor público federal que atuam na formulação, gestão, implementação, avaliação, controle e regulação de políticas públicas. O curso, com duração de dois anos, possui dois objetivos: o primeiro é oferecer instrumentos analíticos rigorosos que sejam, por um lado, críticos e amplos o suficiente para captar a complexidade do fenômeno do desenvolvimento e, por outro, possibilitar uma aproximação entre a formação acadêmica e a institucionalidade e o modo de funcionamento das políticas públicas.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334