resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Desemprego não é menor nas metrópoles

2014 . Ano 10 . Edição 79 - 23/05/2014

Carlos Henrique Corseuil

Lauro Ramos

No dia 17 de janeiro de 2014 o IBGE fez a primeira divulgação dos resultados da sua mais nova Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua. Essa pesquisa tem frequência trimestral e uma amostra com cobertura nacional. Os dados divulgados naquela ocasião cobriam o período entre o primeiro trimestre de 2012 (2012/1) e o segundo trimestre de 2013 (2013/2) e se resumiam a um conjunto de indicadores restrito na área de trabalho. Mesmo tendo sido divulgadas de forma ampla todas as etapas do processo de elaboração da PNAD Contínua, o assunto passou a repercutir em maiores proporções no momento em que vieram os primeiros números.

E uma das dimensões mais exploradas na mídia foi a diferença apontada entre os indicadores da PNAD Contínua e os da Pesquisa Mensal de Emprego, a PME, também do IBGE, sobretudo aquela registrada na taxa de desocupação. O propósito deste artigo é contribuir para o entendimento dessa diferença. Entre os possíveis determinantes, um deles foi bastante citado pelos analistas, qual seja, as diferenças na cobertura e seleção da amostra: enquanto a amostra da PNAD Contínua cobre todo o território nacional, a amostra da PME cobre apenas seis regiões metropolitanas do Brasil.

As duas linhas do Gráfico 1 (abaixo) mostram a evolução na taxa de desemprego pela PNAD Contínua e pela PME no período 2012/1 a 2013/2. Chama a atenção a diferença sempre superior a 1,5 pp entre as taxas de desemprego da PNAD Contínua e da PME. Apesar da magnitude dessa diferença, as indicações qualitativas apontadas pelas duas pesquisas são comuns, uma tendência de queda ao longo de 2012 e uma tendência de elevação entre 2012/4 e 2013/2. O ponto inserido de forma isolada na altura de 2012/3 traz o valor da taxa de desocupação calculada com os dados da PNAD 2012, cuja semana de referência era em setembro desse mesmo ano. Vale dizer que esse valor, que é de 6,6%, também é maior que o registrado para a PME (5,4%) e bem mais próximo do valor registrado na PNAD Contínua (7,1%).

A princípio, esse fato poderia ser visto como evidência de que a questão da cobertura da amostra seria a principal fonte de explicação para o fato de a taxa de desemprego da PNAD Contínua ser sempre superior àquela indicada pela PME. Afinal, as duas pesquisas com amostras representativas de todo o território nacional registram taxas de desocupação relativamente próximas quando comparadas àquela proveniente de uma pesquisa com cobertura restrita a seis regiões metropolitanas. As evidências empíricas não respaldam, todavia, esse argumento. Na verdade, a taxa de desemprego nas regiões cobertas pela PME, quando calculada dentro da PNAD, foi maior que a taxa agregada da PNAD em 2012 (7,3% e 6,6%, respectivamente).

rd79art02img02

 

rd79art02img03

Em que pese ser admissível o argumento de um maior dinamismo do mercado de trabalho nas metrópoles, a maior pressão por parte da oferta a que estão sujeitos – fluxos migratórios, concentração populacional, etc. – acaba acarretando um desemprego maior. Ou seja, o efeito da cobertura amostral serve para atenuar outras fontes de disparidade entre as duas pesquisas que atuam no sentido de ampliar a diferença nas respectivas taxas de desocupação.

De fato, conforme pode ser visto na tabela a seguir, uma menor taxa de desocupação na PME ocorre para todas as regiões da pesquisa quando comparada à respectiva taxa de desocupação na PNAD em setembro de 2012. Com exceção de São Paulo, onde o descompasso é mínimo, o hiato varia de 1,6 pp em Porto Alegre até mais de 6 pp – mais que o dobro - nas duas metrópoles nordestinas. Em resumo, a PME registra uma taxa de desocupação substancialmente mais baixa do que a da PNAD 2012 mesmo quando são computadas com o mesmo recorte etário, a mesma abrangência territorial e a mesma definição de ocupados.

___________________________________________________________________________________
Carlos Henrique Corseuil é diretor-adjunto de Estudos e Políticas Sociais do Ipea
Lauro Ramos é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Artigo baseado na nota técnica intitulada “Sobre a comparação da taxa de desocupação na PNAD Contínua e na PME”

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334