resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O Programa de Melhores Práticas do ONU-Habitat

2014 . Ano 10 . Edição 79 - 23/05/2014

Wandia Seaforth

O ONU-Habitat administra vários prêmios mundiais. O mais conhecido é o Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas, criado em 1995, com periodicidade bianual.

Prêmios ajudam a identificar e a disseminar melhores práticas e experiências inovadoras, servindo a vários fins, incluindo a aquisição de conhecimento, aprendizagem e advocacy. Os critérios para avaliação das práticas incluem: impacto, parceria entre um ou mais tipos de atores (público, privado, comunitários, etc.), sustentabilidade, inovação, igualdade de gênero e inclusão social.

Depois de uma década de compilação de melhores práticas, o Programa de Melhores Práticas e Liderança Local conta com mais de 4.000 práticas de 140 países. A distribuição das candidaturas ao prêmio inclui: América Latina e Caribe (43%), Europa (24%), Ásia e Pacífico (21%), África e Estados Árabes (17%), América do Norte (4%). Na América Latina, 24% são do Brasil e incluem sete vencedores.

A candidatura ao prêmio é voluntária e feita pelos participantes seguindo formato prescrito. Os principais tipos de instituições que se candidatam ao prêmio são da sociedade civil (ONGs e organizações comunitárias), autoridades locais e governo central. Interessante, mas não surpreendente, é que grande parte de práticas da sociedade civil indica autoridades locais como seus principais parceiros e vice-versa. Iniciativas da sociedade civil que ganharam o prêmio ou foram classificadas como melhores práticas geralmente relatam benefícios pós-prêmio, como reconhecimento do trabalho, parcerias com entidades públicas, boa vontade política, aumento de financiamento com possibilidade de expandir suas iniciativas e intercâmbio e aprendizagem com outras organizações com trabalho parecido.

No banco de dados, as áreas temáticas mais populares são: gestão ambiental, serviços sociais, redução da pobreza, engajamento cívico e provisão de habitação. Uma análise de 1.000 práticas revelou que um percentual elevado aborda um ou mais Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Muitas intervenções abordam o ODM “redução da pobreza”, mesmo quando este não é seu foco principal.

A partir de 2006, o Prêmio Dubai dedicou dois dos 12 prêmios para transferências de melhores práticas. Os primeiros vencedores do prêmio de transferência foram: Rede Jovem de Cidadania de Belo Horizonte, Brasil, e a Academia Internacional de Mulheres de Base (GWIA), um mecanismo que facilita o compartilhamento e a transferência das melhores práticas de mulheres no mundo. O júri considerou o GWIA particularmente interessante por ser uma melhor prática dentro do prêmio de melhor prática de transferência. Esta prática, desde 2000, tem-se revelado uma ferramenta valiosa para a transferência de melhores práticas de gênero e a promoção do diálogo entre as organizações de mulheres e as autoridades locais.

Algumas das lições aprendidas sobre transferências podem ser resumidas em: não é possível fazer transferência de uma experiência de maneira integral; ideias, processos e conhecimento podem ser transferidos, mas devem ser adaptados ao contexto do beneficiário. Embora a transferência seja mais fácil entre contextos semelhantes, não deixa de ser possível entre culturas diferentes. O processo de transferência de melhores práticas empodera tanto “doadores” como “destinatários.” Para o “doador”, é uma oportunidade para analisar suas ações, meios e métodos e de refletir sobre melhorias para trabalho semelhante no futuro. Para ambos, é uma chance de analisar criticamente os contextos propícios para estimular boas práticas – incluindo a conjuntura institucional e a vontade política. Transferências de melhores práticas podem formar a base de uma cooperação técnica e de assistência ao desenvolvimento Sul-Sul e Norte-Sul.

O ONU-Habitat usa as práticas e lições aprendidas em estudos de caso, relatórios globais, material de treinamento e análises de políticas. Recebe ainda solicitações para propor soluções de melhores práticas com problemas identificados, muitas vezes, de entidades que desejam intercambiar diretamente.

O banco de dados de boas práticas é de domínio público e pode ser acessado em www.bestpractices.org.

___________________________________________________________________________________
Wandia Seaforth ingressou no ONU-Habitat em 1995, na Unidade de Gênero. Trabalhou no Programa Melhores Práticas de 2002 até sua aposentadoria, em 2013. Atuou com ONGs que tratavam de direito à moradia e do papel da mulher. (*) Traduzido do original em inglês por Carolina Guimarães e Rayne Ferretti Moraes, do ONU-Habitat. Edição final de Maria da Piedade Morais, TPP do Ipea.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334