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Carta ao leitor

2013 . Ano 10 . Edição 77 - 07/10/2013

A iniciativa brasileira de acabar com a pobreza extrema tem atraído a atenção de representantes de governos e instituições do mundo inteiro. Entusiasmados com os resultados obtidos pelo país, eles buscam no Brasil tecnologias de combate à fome e de inclusão social. Caso do Banco Mundial, por exemplo. Com a meta de reduzir a miséria a apenas 3% da população do planeta até 2030, índice cinco vezes menor do que é hoje, o banco pediu cooperação técnica ao Brasil para levar adiante esse grande desafio.

Assim, nasceu a parceria World Without Poverty (Mundo Sem Pobreza), firmada entre o banco, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A ideia é adotar o modelo brasileiro, com fornecimento de assistência técnica específica para garantir a eficiência e a sustentabilidade de programas semelhantes em outros países. Nesta edição de Desafios do Desenvolvimento, os envolvidos no projeto falam das contribuições e do papel estratégico do nosso país no processo de redução da pobreza global, com seu trabalho de cooperação científica, tecnológica, educacional e humanitária.

O Programa Bolsa Família, que completa dez anos em 2013, tornou-se, de fato, referência quando o assunto é inclusão social. Esse é o tema de outra reportagem desta edição. Em uma década, o Brasil tirou cerca de 14 milhões de pessoas da miséria, e o Bolsa Família é uma das causas dessa mudança. Nesse contexto, Ipea e MDS lançam o livro comemorativo Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania.

O entrevistado desta edição é o economista Eric Alan Hanushek, professor da Universidade de Stanford, nos EUA, pioneiro no desenvolvimento de pesquisas que avaliam o impacto da qualidade dos professores no futuro dos alunos. Foi consultor do governo norte-americano em vários projetos educacionais. É autor e coautor de 20 livros sobre economia e educação, além da maior pesquisa já feita sobre o papel dos professores na formação dos alunos e suas implicações na economia dos países.

Divulgamos, ainda, detalhes do Atlas do Desenvolvimento Humano Municipal, produzido pelo Ipea em parceria com o PNUD e a Fundação João Pinheiro. Em outra matéria, destacamos os três volumes do Brasil em Desenvolvimento 2013, um dos mais robustos projetos criados pelo Instituto, que reúne contribuições de pesquisadores sobre temas como saúde, educação, emprego, segurança e meio ambiente, sob a ótica do território regionalizado.

Vale a pena conferir, também, a matéria sobre o que pensam e querem os jovens dessa geração inquieta que saiu às ruas para reivindicar um país melhor, além de vários outros textos de abordagem aprofundada, característica da revista. Desafios do Desenvolvimento passa a contar, a partir deste número, com o Conselho Editorial renovado e ampliado, e com produção e responsabilidade editorial do Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP), que possui larga experiência em publicações especializadas.

Boa Leitura!

João Cláudio Garcia, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
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