resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2013 . Ano 10 . Edição 76 - 25/02/2013

Renda domiciliar cresce mais que PIB

A renda domiciliar per capita dos brasileiros cresceu acima das expectativas de desenvolvimento econômico do país em 2012, segundo o Comunicado 2012: Desenvolvimento Inclusivo Sustentável, do Ipea. O estudo revela que o aumento da renda, a diminuição da desigualdade e os indicadores de felicidade foram maiores do que o Produto Interno Bruto (PIB), mostrando que os aspectos sociais brasileiros estão em crescimento pleno.

Enquanto a expectativa de crescimento do PIB brasileiro é de 1,03%, de acordo com pesquisa do Banco Central junto a instituições financeiras, os indicadores sociais analisados pelo Ipea apontam que a renda per capita cresceu a uma média de 4,89% em 2012.

A pesquisa do Instituto segue as recomendações do Relatório Stiglitz-Sen, cujo objetivo é encontrar uma maneira alternativa ao PIB para medir o crescimento de um país. Segundo o relatório, a riqueza deve ser medida pela renda e pelo consumo das famílias, pela distribuição de renda, pelo estoque de riqueza e por medidas subjetivas de bem-estar.

Para tanto, o Ipea empregou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), até 2011, e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), até outubro de 2012. Segundo a média da Pnad, o crescimento da renda per capitabrasileira ficou em 40,69% de 2003 a 2011.

___________________________________________________________________________________


Gestão do Conhecimento na administração pública

O Ipea lançou o livro Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira, de autoria do técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (Dides) do Instituto, Fábio Ferreira Batista. Segundo o pesquisador, o esforço maior foi o de contextualizá-lo para a realidade da administração pública, com objetivo de ajudar os órgãos a implantar um modelo de gestão voltada para o conhecimento.

A publicação é resultado de estudos feitos em 2011, durante o pós-doutorado do pesquisador em Gestão do Conhecimento, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A obra compreende um manual que, segundo o autor, é genérico, concebido de maneira a orientar todas as organizações governamentais – diretas e indiretas, dos níveis federal, estaduais e municipais – para a execução da gestão do conhecimento.

Fábio Batista definiu o livro como uma publicação especificamente voltada para a gestão pública, com foco em resultados e no benefício desta para os cidadãos. O autor acrescentou que estuda o tema desde 2003, tendo, entre os anos de 2004 a 2007, contribuído para outras publicações do Instituto sobre o mesmo assunto.

O livro está disponível na íntegra no endereço www.ipea.gov.br

___________________________________________________________________________

12º Boletim Internacional foca crise mundial

Lançado pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Ipea, a 12ª edição do Boletim de Economia e Política Internacional é fruto das discussões e apontamentos de pesquisas realizadas pela Dinte no último trimestre de 2012. A publicação dedica-se a compreender os impactos da atual crise na economia e na política mundial, destacando o posicionamento estratégico dos Brics e das principais potências globais.

No artigo “Impactos da Crise Econômica e Financeira na Regulação do Comércio Internacional”, Vera Thorstensen, bolsista do Ipea e pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV), discute os desafios da agenda do multilateralismo frente à crise.

Já o técnico de Planejamento e Pesquisa Edison Benedito da Silva Filho, no texto “Padrão de financiamento e exposição cambial das empresas exportadoras brasileiras a partir da crise de 2008”, apresenta a trajetória da exposição cambial dessas companhias e analisa seus impactos para a vulnerabilidade da economia do país, observando ser necessário um monitoramento governamental efetivo do mercado doméstico de derivativos e do grau de exposição cambial do setor privado.

Os demais textos tratam dos seguintes temas: a situação da Rússia em meio à crise, regionalismo concorrente no leste asiático, acordos de investimento na América do Sul e a transição de poder global na segunda década do séc. XXI.

___________________________________________________________________________________

Presença brasileira em operações de paz

Com prefácio do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o livro O Brasil e as Operações de Paz em um Mundo Globalizado: entre a tradição e a inovação analisa as operações de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) com foco no engajamento do Brasil e de outros países ao buscar soluções para os conflitos.

A publicação, editada pelo Ipea, traz textos de especialistas em diversas áreas, que debatem as transformações pelas quais essas operações passaram, bem como a tentativa do Brasil de ampliar seus espaços nas esferas de poder mundial.

As pesquisas concentram-se em dois eixos: os aspectos conceituais e empíricos das operações de paz – que orientam o pensamento sobre o papel do Brasil nas missões – e as perspectivas domésticas e experiências internacionais. São analisadas as dinâmicas de três países com extensa presença nas equipes da ONU: Alemanha, Canadá e Índia.

Além de textos dos organizadores Kai Michael Kenkel (PUC-Rio) e Rodrigo Fracalossi de Moraes (Ipea), a publicação traz estudos dos pesquisadores Carlos Chagas Viana Braga, Paula Drumond Rangel Campos, Walter Dorn, Robert Pauk, Oliver Struenkel, Filipe Nasser, Danilo Marcondes de Souza Neto, Luciano da Silva Colares e Eduarda Passarelli Hamann.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334