resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2012 . Ano 9 . Edição 71 - 08/05/2012

Esta edição de Desafios do Desenvolvimento traz três matérias especiais sobre o tema do momento: a crise europeia e suas consequências para o Brasil. O repórter Marcel Gomes ouviu diversos economistas e buscou detectar os possíveis canais de contágio das turbulências que assolam a Zona do Euro. A presidenta Dilma Rousseff já alertou que o país vai se proteger do que denomina “tsunami financeiro”, uma série de emissões monetárias por parte dos países ricos que pode desestabilizar ainda mais o mercado internacional.

Seguindo a mesma trilha, Arthur Araujo entrevistou o geógrafo inglês David Harvey, um dos mais renomados analistas heterodoxos da atualidade. Para ele, a crise não afeta igualmente povos e países. Em suas palavras, as medidas até agora tomadas resolvem a vida de uma minoria à custa da maioria da população das regiões afetadas.

O jornalista Pedro Pomar conversou com especialistas sobre uma suposta novidade surgida nos países mais afetados pelos problemas econômicos: estaria em curso uma onda de “governos técnicos” na Europa, em lugar das disputas no terreno da política? Em que medida tal fato colocaria em risco o funcionamento das instituições democráticas?

A complexa relação entre política e economia também pode ser lida na matéria Esperança e mudança: o último grande marco do nacional - desenvolvimentismo. Nela, Gilberto Maringoni analisa o programa lançado em 1982 pelo PMDB. Elaborado por alguns dos melhores intelectuais brasileiros, o texto aponta saídas para a grave crise que o país vivia à época, ao mesmo tempo em que apontava o fortalecimento da ação estatal como decisiva para a transição da ditadura para a democracia.

Trinta anos depois, o país tem diante de si várias propostas de mudanças institucionais. Uma delas diz respeito ao redesenho de algumas unidades federativas. A repórter Daniella Cambaúva partiu da proposta de divisão do Pará, derrotada em plebiscito no ano passado, para fazer um levantamento de iniciativas semelhantes em tramitação no Congresso Nacional. A criação de novos estados seria um caminho para o desenvolvimento?

Esta edição apresenta ainda uma extensa matéria de Igor Ojeda sobre as difíceis relações entre o Estado e as organizações não-governamentais, além de um painel sobre as iniciativas para a regulação dos meios de comunicação existentes em alguns países do continente. É um tema sensível, que tem suscitado controvérsias de várias ordens.

Boa Leitura!

Daniel Castro, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334