resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Secão de Giro

2011 . Ano 8 . Edição 70 - 29/12/2011

Saúde
Cai incidência de Aids

rd70sec01img06


O número de casos de Aids em crianças de até cinco anos de idade tem caído no Brasil desde 2000. A queda não ocorreu da mesma forma em todas as partes do País. Enquanto a taxa de incidência da doença entre as crianças foi reduzida no Sudeste na última década, cresceu no Norte e Nordeste. É o que mostra o Saúde Brasil, publicação anual do Ministério da Saúde que traz dados sobre a saúde do brasileiro.

No Brasil, a incidência da Aids nos menores de cinco anos passou de 5,4 casos para três casos por 100 mil habitantes, entre 2000 e 2009. Na Região Sudeste, a redução foi de 8,2 para 2,8. No Norte, entretanto, os casos aumentaram: passaram de 1,9, em 2000, para quatro casos, em 2009. No Nordeste, a taxa cresceu de 1,4 para 2,3.

Nessa faixa etária, a maioria dos casos de contaminação ocorre de mãe para filho durante a gravidez, a chamada transmissão vertical. O próprio Ministério da Saúde conclui, na publicação, que a oferta de pré-natal de qualidade, com o teste de HIV nas gestantes, evitaria muitos casos infantis da doença.

A meta é reduzir a transmissão vertical de 6,8%, taxa verificada em 2004, para menos de 2% até 2015. Em mais da metade dos casos, a infecção acontece durante o parto. Acesse o documento completo no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.

___________________________________________________________________________________

Meio Ambiente I
Propostas brasileiras para a Rio+20


rd70sec01img07

As propostas do governo brasileiro para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, baseiam-se em modelos de desenvolvimento global em favor da economia verde, da erradicação da pobreza e da adoção de práticas sustentáveis. As sugestões integram um texto envolvendo 25 temas, como criação de programas de proteção socioambiental global, desenvolvimento, compras públicas, financiamento de estudos e pesquisas para o desenvolvimento sustentável e um protocolo internacional para o setor financeiro.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o texto foi enviado no início de novembro ao secretariado da conferência na Organização das Nações Unidas (ONU) e fará parte do documento-base para as negociações que vão ocorrer antes da Rio+20, marcada para junho de 2012.

___________________________________________________________________________________

Petróleo
Mais 212 mil trabalhadores até 2014

rd70sec01img08

A indústria do petróleo e gás deve contratar pelo menos 212 mil trabalhadores nos próximos três anos. A estimativa é do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que desenvolveu um estudo para saber qual a demanda de mão de obra da indústria do petróleo até 2014.

O Prominp é um programa do governo federal criado para treinar trabalhadores para atuar no setor de petróleo e gás natural. Sua coordenação examina os investimentos planejados pela indústria e estima o potencial de contratações para que os projetos sejam executados.
Quando a demanda é detectada, o Prominp promove cursos de qualificação para os candidatos a vagas no setor. Mais de 78 mil trabalhadores já foram treinados desde 2006.

___________________________________________________________________________________

Quilombos
Manifestação em Brasília

rd70sec01img09

Marcha inédita bloqueou parte da Esplanada dos Ministérios, no início de novembro. Mani festantes reivindicam demarcação e titulação de cinco mil comunidades quilombolas em todo o País. Eles reclamam que o governo não reconhece 30% das terras e é lento para certificar as demais.

A mobilização marcou o lançamento de uma Campanha Nacional pelos Direitos do Povo Quilombola, que por dois anos vai tentar chamar a atenção para uma causa que seus organizadores consideram ignorada pela sociedade.

A pauta de reivindicação do movimento foi entregue à Secretaria-Geral da Presidência pelos representantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

___________________________________________________________________________________

Meio Ambiente II
Mudanças nas regras de licenciamento ambiental

rd70sec01img10

O governo federal publicou novas regras para o processo de licenciamento ambiental destinadas às áreas de petróleo e gás, rodovias, portos e linhas de transmissão de energia. Entre as mudanças estão o tratamento diferenciado aos projetos de acordo com o potencial de impacto ambiental e critérios mais claros para a definição de obras de alto e baixo impacto no meio ambiente.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, as iniciativas foram tomadas para garantir maior segurança jurídica na análise dos processos e atender ao dinamismo do crescimento brasileiro.

As rodovias federais construídas antes da atual legislação ambiental deverão ser regularizadas em um prazo de até 20 anos. O cronograma dará prioridade às estradas de maior tráfego ou que ofereçam mais riscos de acidentes.

Em relação à área de petróleo e gás, as novas regras, que valem para a exploração em alto-mar (offshore), preveem procedimentos e licenciamentos diferenciados, motivadas pela sensibilidade ambiental (medida pela distância da costa), profundidade e riqueza ambiental. A regularização dos portos vai permitir o licenciamento de intervenções de rotina, como dragagens de manutenção e aprofundamento de canais. Hoje, 35 portos das Companhias Docas federais operam sem licença. Os portos terão 120 dias para aderir ao programa de regularização e 720 dias para concluir os estudos necessários.

___________________________________________________________________________________

Igualdade Racial
Vencedores do Prêmio Nacional Abdias Nascimento


rd70sec01img11

Com mais de 150 inscrições vindas de todo o Brasil, a primeira edição Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento anuncia os trabalhos vencedores. Iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), o prêmio estimula a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra. A premiação foi criada em homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos e um dos ícones da luta contra o racismo, o jornalista e ex-senador da República, Abdias Nascimento, cujo registro no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) é de 1947.

O concurso é promovido pelo SJPMRJ e conta com a parceria da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio) e do CULTNE Acervo Digital da Cultura Negra.

Veja a seguir a relação completa das reportagens premiadas, por categoria, na 1ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento em 2011:

FOTOGRAFIA Domingos Peixoto, Diploma de Alforria, Jornal O Globo – RJ
MÍDIA ALTERNATIVA OU COMUNITÁRIA Eduardo Sales e Jorge Toledo, Supermercado ou Pelourinho, Jornal Brasil de Fato – SP Menção Honrosa para Leandro Uchoas, Um Quilombo no Paraíso Carioca, Jornal Brasil de Fato.
INTERNET Carolina Pimentel, Daniella Jinkings, Gilberto Costa, Vladimir Platonow e Wellton Máximo, Série Consciência Negra, Agência Brasil – DF
RÁDIO Eduardo Compan e Leandro Lacerda, O Preconceito Cronometrado, CBN – RJ
MÍDIA IMPRESSA Conceição Freitas, Série Negra Brasília, Correio Braziliense – DF
ESPECIAL DE GÊNERO JORNALISTA ANTONIETA DE BARROS Célia Regina, Mulheres Negras, Revista Raça Brasil
TELEVISÃOVera Valério, Quilombola, TV Educativa – AL

___________________________________________________________________________________

Comércio Exterior
Café: exportação recorde


rd70sec01img12

A exportação mundial no ano cafeeiro 2010/2011 que corresponde ao período de outubro de 2010 a setembro de 2011 apresentou elevação de cerca de 9,4%. Passou de 93,4 milhões de sacas de 60 kg no ano anterior para 103,1 milhões neste ano. O resultado corresponde a um volume histórico recorde, segundo a Organização Internacional do Café (OIC).

No ano agrícola que terminou em setembro passado, a exportação de café arábica totalizou 66,6 milhões de sacas a mais de 5,1 milhões em comparação com o período anterior. O total exportado de café robusta foi de 36,6 milhões de sacas, 3,9 milhões a mais do que a safra antecedente. De acordo com os cálculos da OIC, o Brasil embarcou 34,3 milhões de sacas de café arábica e robusta.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334