resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Melhores Práticas - Hortas cidadãs

2011 . Ano 8 . Edição 68 - 16/10/2011

Foto: Acervo/Prefeitura de Penápolis

rd68sec03img01

Projeto de agricultura urbana desenvolvido pela prefeitura de Penápolis reintegra comunidades socialmente marginalizadas e melhora qualidade nutricional das famílias

Foto: Acervo/Prefeitura de Penápolis

rd68sec03img02

Nas 70 hortas comunitárias trabalham 1.500 famílias, fornecendo alimentos para cerca de cinco mil pessoas

Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente são dois dos princípios que regem as sociedades modernas. E é com o aumento da qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente que a pequena cidade de Penápolis, no interior de São Paulo, desenvolve, há quinze anos, um projeto de agricultura urbana. Nas 70 hortas comunitárias espalhadas pela cidade trabalham 1.500 famílias, atendendo direta e indiretamente cinco mil pessoas – de um município com pouco mais de 60 mil habitantes. O projeto é um modelo fácil de ser replicado em outras prefeituras do país, e um dos vencedores da terceira edição do Prêmio Objetivos do Milênio Brasil, realizado em Brasília, no ano passado.

Para as hortas comunitárias, a prefeitura de Penápolis cede terrenos públicos, geralmente áreas verdes legais de loteamentos recentes, com dimensões que variam de cem metros quadrados a seis quilômetros quadrados, e os oferece para o uso de famílias cadastradas. O processo organiza-se em torno das deliberações do orçamento participativo executado no município. Um conjunto de munícipes, então, solicita a inscrição do grupo. Elege-se, entre eles, um coordenador, que será responsável pela administração do local e cumprimento das normas. O terreno é limpo e dividido em canteiros atribuídos a cada família, normalmente dois canteiros por família. Os beneficiários, por sua vez, entram com os equipamentos para o trato da terra e com o trabalho. A prefeitura fornece, também, as sementes e assistência técnica.

Nas hortas comunitárias de Penápolis é possível encontrar uma rica variedade de hortaliças, legumes e até ervas medicinais. Lucas Torrezan, secretário da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da cidade, explica que a prática da agricultura urbana melhora a qualidade nutricional das famílias atendidas pelo projeto. “Nossa intenção é inserir socialmente as pessoas e melhorar a qualidade de vida incentivando práticas saudáveis como o cultivo de hortaliças e ervas medicinais”, afirma. A prefeitura de Penápolis estima que as 70 hortas ocupem uma área de 72 mil metros quadrados, onde são produzidos, em média, 400 toneladas de verduras e legumes por ano.

Foto: Acervo/Prefeitura de Penápolis

rd68sec03img03

A atividade é normalmente desenvolvida por adultos, frequentemente pessoas idosas, promovendo sua inserção produtiva

Os terrenos são abertos ao trabalho dos beneficiários no início da manhã e no final da tarde, e que o controle desse acesso, bem como a administração do dia-a-dia das hortas, são atividades de responsabilidade do coordenador, eleito anualmente, contam os técnicos em planejamento e pesquisa do Ipea, Cleandro Krause e Albino Rodrigues, que visitaram as hortas comunitárias de Penápolis. “A produção não pode ser comercializada: vai para o consumo das famílias participantes e para doações a creches, entidades filantrópicas e educacionais, ou para qualquer pessoa que solicite, desde que para consumo próprio”, esclarecem.

Foto: Acervo/Prefeitura de Penápolis

rd68sec03img04

A produção não pode ser comercializada, sendo destinada ao consumo das famílias e doação a creches


A atividade, de modo geral, é feita por pessoas adultas e, muito frequentemente, idosas, contribuindo não só para a oferta de alimentos saudáveis e para a aquisição de consciência ambiental, mas também estimulando a socialização de comunidades muitas vezes marginalizadas. O projeto auxilia também na politização dessas comunidades: “as famílias atendidas conscientizam-se mais da sua cidadania, dos seus direitos. Muitos passam a se questionar sobre a falta de creches nos bairros, de postos de saúde. Tornam-se mais sensíveis a uma série de problemas”, avalia Rodrigues.

A facilidade para replicar o modelo das hortas comunitárias é outro ponto forte do projeto desenvolvido pela prefeitura de Penápolis. Krause considera que essa é uma forma inteligente das prefeituras reaproveitarem suas áreas verdes: “o projeto tem grande vitalidade e já existe há quinze anos. A prefeitura garante o bom uso da terra e a segurança alimentar dessas famílias”, afirma. Segundo o secretário da Agricultura, Lucas Torrezan, além de fornecer o terreno e a assistência técnica às hortas, a prefeitura também é responsável pela água para a irrigação dos canteiros, bem como pelo serviço de transporte e descarte dos restos vegetais oriundos da limpeza dos canteiros

O exemplo da prefeitura de Penápolis mostra que é preciso muito pouco para desenvolver um projeto que apresentem resultados, e permitam o desenvolvimento de comunidades socialmente marginalizadas. A matemática é simples: somou-se um pedaço de terra a sementes de hortaliças e tendo como resultado uma comunidade mais saudável, incluída, e mais consciente de seus deveres e direitos.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334