resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Ouvidoria Geral da União: novos rumos e perspectivas

2011 . Ano 8 . Edição 67 - 20/09/2011

Antonio Semeraro Rito Cardoso

rd67art05img01


A Reunião Geral de Ouvidorias Públicas, promovida pela Ouvidoria- Geral da União (OGU), em 6 de julho de 2011, não só trouxe enorme esperança para o futuro das Ouvidorias Públicas no Brasil, como representou uma quebra de paradigma ao apresentar, a toda a comunidade de Ouvidorias Públicas, o seu plano estratégico para 2011/2012.

O Ouvidor-Geral da União, José Eduardo Romão, declarou que está surgindo uma nova ouvidoria pública com a responsabilidade de trazer as demais ouvidorias para dentro da gestão do Estado, para contribuir com participação do cidadão e a responsabilidade de garantir sua participação e, dessa forma, a consolidação do Estado Democrático de Direito.

Assim, a arquitetura que está sendo proposta por Romão abrange três dimensões que compreendem primeiro, a criação de um sistema de organização de ouvidorias, por meio de uma identidade tecnológica e em ambiente virtual. Em segundo lugar a identidade orçamentária como forma de garantir às Ouvidorias Públicas recursos estáveis para o desempenho de suas atividades e, por fim, o controle sobre as atividades das ouvidorias e um sistema normativo, através de decreto, que garanta a autonomia e a estrutura das Ouvidorias Públicas. Essa arquitetura será baseada em uma mudança de cultura promovida pelo acesso à informação e pela formação de servidores públicos.

No plano estratégico 2011/2012 são apresentados cinco projetos que têm como eixo estratégico a institucionalização de sistema federal de Ouvidorias Públicas capaz de garantir, ao mesmo tempo, atendimento de excelência às manifestações dos cidadãos e aprimoramento constante de políticas públicas, tendo em vista a legitimação da participação social como método de realização do Estado Democrático de Direito. Os itens são a constituição de um sistema federal de ouvidorias, a realização de diagnóstico organizacional, a reorganização de análise das manifestações, a elaboração de política de formação e disseminação e por fim a implementação da Lei de Acesso a Informação.

Quanto ao projeto de constituição de um sistema federal de ouvidorias, os seus objetivos são primeiro, promover a integração sistêmica de fluxos de trabalho e de banco de dados. Segundo, padronizar as informações com o estabelecimento de uma política de gestão de informação e de conhecimento em ouvidoria. Terceiro, instituir uma identidade administrativa para ouvidorias da Administração Direta e quarto, estabelecer um marco normativo para as ouvidorias.

No que se refere ao diagnóstico, o objetivo é obter uma radiografia das Ouvidorias do Poder Executivo Federal no que se referem às dimensões estrutura, processos, recursos humanos, tecnologia de informação e processos decisórios, orçamento e política de remuneração. Esse diagnóstico vem preencher uma enorme lacuna que a falta de informações precisas sobre o universo das Ouvidorias do Poder Executivo Federal promove, dificultando, assim, a formulação de políticas para essa área.

O projeto de reorganização do processo de análise das manifestações tem por objetivo organizar e sistematizar a atividade de análise nos padrões estabelecidos pela Controladoria-Geral da União (CGU), integrando a Coordenação-Geral de Diligências (CGD) à CGU e estabelecer um modelo de funcionamento de Ouvidorias Públicas.

O quarto projeto, Elaboração de Política de Formação e Disseminação, tem por objetivo a elaboração de estratégia metodológica de formação, calcada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Quanto ao projeto, Implementação da Lei de Acesso a Informação, tem como objetivo contribuir com a organização administrativa, por meio da sistematização do direito de acesso à informação pública e o fortalecimento das ouvidorias como instituição/instância de garantia dos direitos humanos.

Vale registrar que o Ipea, através de sua Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST), está assinando um Acordo de Cooperação Técnica com a OGU para de desenvolver pesquisas em ouvidoria. As pesquisas referem-se à elaboração de indicadores de avaliação e ao desenvolvimento de um Sistema de Rede Ouvidorias com o objetivo de oferecer um ambiente de colaboração virtual a todos os que se dedicam aos temas das Ouvidorias Públicas.

Com esse projeto estratégico, a OGU não só se legitima perante o universo de Ouvidorias Públicas, como promove a construção de um sistema mais sólido para as Ouvidorias Públicas do Poder Executivo, dotando, como conseqüência, as ouvidorias de uma estrutura que permitirá, em um primeiro momento, ser o elo entre o cidadão e os entes públicos para tornar concreta a Lei de Acesso a Informação.

___________________________________________________________________________________
Murilo Antonio Semeraro Rito Cardoso,Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea – DIEST e ex-ouvidor do Ipea

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334