resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2011 . Ano 8 . Edição 65 - 05/05/2011

A participação popular na elaboração, implementação e fiscalização das políticas públicas ganha destaque na edição número 65 da revista Desafios do Desenvolvimento. A matéria de capa ressalta a importância da participação popular na concepção de programas como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o ProUni (Universidade para Todos). A participação de cerca de 5 milhões de pessoas nas 73 conferências nacionais temáticas, fundamentais para o diálogo da sociedade com as esferas governamentais, demonstra o interesse de cidadãos em construir desenvolvimento brasileiro.

A presente edição traz uma reportagem na qual são colocados os desafios das telecomunicações no Brasil. As restrições de acesso às tecnologias, as diferenças regionais e os baixos investimentos no setor são alguns desses desafios. Para se ter uma ideia, em 2010, o Brasil alcançou o status de país que possui mais telefones celulares do que habitantes.

A cooperação internacional brasileira é tema de outra matéria desta edição. Acordos internacionais, investimentos em pesquisa e desenvolvimento e parcerias no campo da saúde reforçam a importância do tema. Algumas ações no continente africano, como o combate à Aids e o desenvolvimento agrário são exemplos bem-sucedidos dessa cooperação.

A história do Brasil é revisitada na matéria intitulada Encilhamento: crise financeira e República, que trata da turbulência econômica que abateu o Brasil no fim do século XIX. O episódio teve origem na abolição da escravatura, que impôs novas exigências aos produtores rurais do Brasil colônia.

Desafios do Desenvolvimento traz uma matéria que trata de inovação no Brasil. Os parques tecnológicos e incubadoras de empresas são destaques nesse setor estratégico para o país. Em um contexto global, as instituições científicas também ganham importância como atores no desenvolvimento de novas tecnologias nas cinco macrorregiões brasileiras.

Quando se fala de diversidade cultural no Brasil, dificilmente se lembra de que cerca de 210 idiomas são falados no país. Desses, cerca de 180 são indígenas. Essa é uma das características da linguística brasileira, ainda pouco conhecida. A matéria Somos 210 Brasis se debruça sobre essa diversidade, estimada pelo Grupo de Diversidade Linguística do Brasil.

Na entrevista desta edição, Alrich Nicolas, ex-ministro de Relações Exteriores do Haiti, fala sobre a situação do país caribenho. Nicolas, que atualmente dirige o Observatório da Pobreza e Exclusão Social do Haiti, fala de reconstrução, ajuda internacional e da situação política e econômica do país, considerado o mais pobre das Américas. Esta edição ainda traz as seções periódicas e seis artigos de pesquisadores do Ipea.

Boa leitura!

Daniel Castro, diretor geral da revista
Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334