resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2010 . Ano 7 . Edição 63 - 19/11/2010

A edição 63 da revista Desafios do Desenvolvimento tem como tema de capa o Complexo do Alemão, conjunto de doze favelas localizadas na zona Norte do Rio de Janeiro, onde o Ipea e a Caixa estão avaliando os resultados de intervenções sócio-urbanísticas nas comunidades ali residentes. As modificações propostas pelas intervenções, bem como seu impacto e e a impressão dos moradores das comunidades estão retratadas na reportagem.

A Desafios traz também uma radiografia do Sistema Nacional de Transplantes, que vivencia um aumento significativo no número de doações e transplantes reliazados no primeiro semestre deste ano. Apesar dos avanços, são discutidos alguns dos entraves para uma expansão das doações, receptações e transplantes de órgãos, cujas operções estão concentradas em determinadas cidades e regiões brasileiras. Os tipos de operações e o preço médio de cada cirurgia completam a matéria.

Nesta edição, uma discussão sobre a energia nuclear, fonte energéitica polêmica, mas necessária para o desenvolvimento do país nas próximas décadas. A questão energética é colocada sob a ótica da produção atômica brasileira, e do potencial do país como produtor e possível exportador de urânio enriquecido, elemento essencial para a produção não só de energia nuclear, mas também de equipamentos médicos. Esta edição da Desafios inclui o histórico da Central Nuclear de Almirante Álvaro Alberto (CNAA), formada pelas três usinas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Dando sequência à edição anterior, dedicada aos Patrimônios Mundiais, esta edição contempla os resultados da 34º Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, realizada em Brasília, onde foram escolhidos 22 novos patrimônios mundiais, dentre eles a Praça São Francisco, na cidade de São Cristovão, em Sergipe.

A revista traz uma instigante entrevista com o professor José Marques de Melo, um dos maiores especialistas em comunicação no Brasil.

Completam esta edição, além das seções periódicas, oito artigos de especialistas que tratam de temas correlatos às matérias.

Boa leitura!

Daniel Castro, diretor-geral da revista
Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334