resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2010 . Ano 7 . Edição 61 - 13/07/2010

O Ipea dará continuidade no segundo semestre ao lançamento das publicações do projeto Perspectivas do Desenvolvimento, uma série que totalizará dez livros, 16 volumes e 9.000 páginas de estudos. Trata-se do resultado de um esforço de toda a casa, com a participação de quase três centenas de pesquisadores, muitos vindos de 50 instituições de pesquisa, do País e do exterior.

A reportagem de capa apresenta o trabalho por trás do projeto, como uma maratona de seminários, debates e produção de estudos pôde trazer o planejamento de longo prazo de volta à mesa de debate nacional, incluindo a preocupação com o fortalecimento da democracia no País e da sustentabilidade ambiental.

Outro destaque é a reportagem que busca mostrar o funcionamento e metodologia das agências de classificação de risco (ACR). A crise financeira mundial deflagrada em 2008 com a quebra do banco norteamericano Lehman Brothers, e que continua atingindo contas públicas de países desenvolvidos, colocou em xeque as agências de rating (no termo em inglês), como também são conhecidas. Especulação, turbulências financeiras e dúvidas sobre títulos de empresas e países colocam essas agências no centro do debate sobre regulação financeira.

Em tempo, a entrevista desta edição é especial. Em 12 páginas a condução da política externa brasileira é detalhada. Em respostas por correio eletrônico, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, aborda as questões mais recentes em que esteve envolvida a diplomacia brasileira, como o caso do Irã, o Mercosul, governança e comércio mundiais e a nova posição do País no mundo.

Boa leitura!

Daniel Castro, diretor-geral da revista
Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334