resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2010 . Ano 7 . Edição 61 - 13/07/2010

 

Distribuição de renda e envelhecimento do Brasil

As reportagens "Como os nossos pais", "Jornada em passos lentos" e "Distribuição de renda é desenvolvimento" da revista Desafios nº 60 do Ipea refletem a difícil construção de um Brasil mais justo e igualitário. Bom saber que muitos, e bons profissionais, querem fazer parte dessa construção.

Ana Lúcia Duarte
Rio de Janeiro, RJ



___________________________________________________

PEC 231

A falta de consenso sobre a Proposta e Emenda Constitucional (PEC) 231/95, de redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 semanais reflete o perigo do poder dos opressores que se mantêm na direção do destino do País e continuam ávidos por manterem suas riquezas, construídas por meio de sacrifícios humanos impensáveis em países mais justos. Parabéns pela reportagem "Jornada em passos lentos" publicada na edição nº 60 da revista Desafios. Prevalece o consenso dos mais ricos. 

Silvia Pereira
São Carlos, SP

___________________________________________________

 


BRIC


Ao ler a matéria sobre os países do BRIC na revista Desafios nº 60 a sensação que se tem é que dificilmente Brasil, Rússia, Índia e China terão a força da representação em instituições multilaterais como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Conselho de Segurança da ONU. Como disse o técnico em planejamento e pesquisa do Ipea, André Vieira, "a estrutura internacional está montada sob a hegemonia norte-americana". Claro. Um país com o poderio militar que tem os EUA pode mandar no mundo. Resta à diplomacia do País unir forças para promover uma nova governança global, que faça valer os valores democráticos tão apregoados mundo afora como os mais caros aos estadunidenses.

Marco Paulo Lopes da Silva
Brasília, DF

___________________________________________________

 


O Brasil está envelhecendo


Muito boa a matéria com o título "Como nossos pais?" da revisa Desafios nº 60. O tema sobre o envelhecimento do Brasil deveria estar na mídia todos os dias. O País urge em oferecer melhores empregos aos jovens. O futuro não pode repetir as décadas de 1980 e 1990 ou corremos o risco da vergonha de sermos ricos e mais desiguais ainda. Quem sobreviverá a essa desigualdade? Os mais ricos? Em que condições? A tirania da opressão com certeza não é o caminho. Tampouco a representação segmentada da sociedade no parlamento. Lutemos pela radicalização da democracia.

 Maria Telma Lozeiro
Ceará, CE

___________________________________________________
ERRATA

Na edição 60, página 69, o crédito da foto é: Celso Junior/AE. A data correta da edição 60 é mar/abril de 2010.
_________________________________________

 

Aos leitores,
Desafios do Desenvolvimento agradece as pautas sugeridas por diversos leitores que escreveram. Todas aquelas que atenderem à linha editorial da revista serão analisadas e apuradas pela equipe de reportagem no devido tempo.
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334